Gabrielle Barbosa

Quais são os países que brasileiros não precisam de visto para viajar?

Atualizado em Lunes 1, Noviembre 2021 Postado em Lunes 1, Noviembre 2021 em Dicas de Viagem

Você está planejando sua viagem internacional mas procura um lugar que não tenha muita burocracia e para onde brasileiros não precisam de visto para viajar? Nesse post vamos te contar alguns países que facilitam essa parte do planejamento da viagem!

O que é o visto de viagem?

A primeira coisa que precisamos saber é que o visto e o passaporte são coisas diferentes. O passaporte é um documento de identificação internacional e o visto é um documento de permissão para entrada em alguns países. Um exemplo disso é que para viajar para os Estados Unidos você precisa de um passaporte que tenha um visto americano. 

Saiba o passo a passo para tirar o passaporte e como tirar o visto americano

Os vistos geralmente são divididos em categorias como visto de estudante, de turista, de residente e outros que vão de acordo com a finalidade da viagem. Eles também têm um prazo de duração e de estadia no país.

O maior problema é que geralmente os processos são burocráticos, caros ou levam tempo e se você deseja uma alternativa a tudo isso é melhor planejar a sua viagem para países que brasileiros não precisam de visto. 

Quais são os países que brasileiros não precisam de visto? 

Para os países que brasileiros não precisam de visto é necessário utilizar o RG para embarcar. Nesse caso o documento deverá ter no máximo 10 anos da data de emissão para que a foto e outros dados estejam atualizados. Sendo assim, se atente a essa informação senão precisará fazer uma segunda via do documento de registro. 

Países que brasileiros não precisam de visto para viajar 

Existem muitos países que brasileiros não precisam de visto para viajar tanto na América do Sul, Europa e outros continentes, basta saber qual seu sonho de viagem e começar a sua busca. Alguns deles são: 

América Latina 

Para os países da América Latina é possível viajar apenas com o RG, sem a necessidade de passaporte. 

  • Com estadia de 30 dias: Bolívia.
  • Com estadia de 90 dias: Argentina, Peru, Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Equador, Guiana, Suriname.

Confira os documentos necessários para viajar para Buenos Aires.

  • Com estadia de 180 dias: Colômbia.

Encontre passagens aéreas para a América do Sul

América Central e América do Norte

  • Com estadia de 30 dias: Honduras.
  • Com estadia de 90 dias: Costa Rica, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Belize, Haiti, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Trinidad e Tobago, México, Bahamas.
  • Com estadia de 180 dias: Barbados, Antígua e Barbuda.

Encontre passagens aéreas para a América Central

Europa

Nenhum país da Europa exige visto para brasileiros com estadias de até 90 dias. Então basta fazer seu passaporte e se aventurar porque os países são muitos: 

  • Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Bósnia, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia e Vaticano.

Encontre passagens aéreas para a Europa

Atualmente brasileiros não precisam de visto mas a partir de 2022 brasileiros precisarão do ETIAS, uma autorização online de viagem para entrada na Europa. Para conseguir essa autorização será necessário o passaporte válido, cartão de crédito para pagamento de taxa e um e-mail para receber a confirmação. Todos os requisitos do Etias para brasileiros podem ser acessados no site oficial. 

Ásia 

  • Com estadia de 30 dias: Cazaquistão, Catar, Cingapura, Indonésia.
  • Com estadia de 90 dias: Armênia, Chipre, Geórgia, Israel, Malásia, Maldivas, Mongólia, Rússia, Tailândia e Turquia.
  • Com estadia de até 60 dias: Filipinas.

Encontre passagens aéreas para a Ásia

África 

  • Com estadia de 90 dias: África do Sul, Botsuana, Marrocos, Namíbia, Ilhas Seychelles, Tunísia.

Encontre passagens aéreas para a África

Países que exigem visto 

Entre os países que exigem o visto, o mais burocrático é mesmo o dos Estados Unidos. Mas o lado bom é que o visto americano pode facilitar a emissão do visto canadense. Confira o passo a passo para tirar o visto canadense

Outro país que exige visto mas que não tem burocracias é Emirados Árabes. O visto é concedido a brasileiros na chegada ao país. Entenda como tirar o visto para Dubai em 2021

Informações importantes

Os países têm negociações dinâmicas e isso pode mudar a permissão de entrada nos países fazendo com que os vistos não sejam necessários para brasileiros. Para saber sobre o destino que você sonha e ficar sempre atualizado confira sempre o Portal Consular

Outra informação importante é analisar e pesquisar antes de ir para o país, as restrições de fronteiras. Essa informação é dinâmica e você pode estar atualizado ficando de olho no site oficial do destino para onde você pretende viajar e também através do Mapa IATA.

Para qual desses países que não precisam de visto para viajar?

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??