Gabrielle Barbosa

Melhores museus de Buenos Aires : dicas imperdíveis!

Atualizado em Miércoles 16, Noviembre 2022 Postado em Miércoles 16, Noviembre 2022 em Recomendações de viagem

Buenos Aires é uma das cidades mais ricas da América do Sul culturalmente falando, e muito disso se deve à grande variedade de museus e centros culturais que possui. E o melhor de tudo, a maioria deles são gratuitos, e os que não são, têm entradas bem baratinhas.

Os museus são uma das atrações turísticas mais importantes quando viajamos para um novo lugar. Eles nos permitem aprender mais sobre a cultura do lugar e seus artistas.

Portanto, se você viaja para a Argentina, aqui te contamos quais são os melhores museus de Buenos Aires. 

Aproveite para encontrar passagens aéreas baratas para Buenos Aires

Você pode se interessar: 

Melhores museus de Buenos Aires 

Museu Nacional de Belas Artes

O Belas Artes é o primeiro museu que você tem que visitar em Buenos Aires. É o clássico e aquele que sempre foi e será gratuito. Cada visita é uma experiência única, já que conta com exposições temporárias em constante mudança, além do vasto patrimônio que possui.

Além disso, é uma das atrações turísticas mais antigas e respeitadas de Buenos Aires. Foi fundado em 1895 e passou por diferentes localidades até chegar à que conhecemos hoje na Av. Libertador. Sua coleção permanente inclui grandes obras principalmente de artistas argentinos e latino-americanos.

Horário: de terça a sexta, das 12h30 às 20h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 20h30.

A entrada é gratuita. Solicite o serviço de guia de áudio.

Endereço: Av. del Libertador 1473, Buenos Aires

Melhores Museus de Buenos Aires - Bellas Artes

 

MALBA (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires)

Em segundo lugar, não podemos deixar de mencionar o MALBA, o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. O MALBA abriga coleções permanentes e temporárias, onde a Argentina e a América Latina são protagonistas.

Além da arte que está dentro do museu, o próprio prédio é um pretexto para visitá-lo, com uma arquitetura moderna muito atraente. Mais do que um museu, o MALBA é um espaço cultural dinâmico e participativo no qual são apresentadas exposições temporárias de diversas naturezas e também realizado outro tipo de atividades, como séries de filmes.

Também diversas atividades relacionadas à literatura, como encontros com escritores, cursos, seminários, palestras literárias e apresentações de livros, entre outros.

Horário: Todos os dias das 12h às 20h. Terça-feira fechado. Feriados: Aberto das 12:00 às 20:00, exceto terças-feiras.

Preço: De quinta a terça: $400 pesos. Estudantes, professores e aposentados com documento de identidade: $ 200 pesos. Crianças menores de 5 anos grátis.

Quarta-feira: Entrada geral $ 200 pesos. Alunos, professores e aposentados com documento de identidade: grátis. Pessoas com deficiência: grátis.

Endereço: Av. Pres. Figueroa Alcorta 3415

Melhores museus de Buenos Aires - MALBA

 

Museu de Arte Moderna

Se você gosta de arte de vanguarda, outro museu interessante para visitar é o Museu de Arte Moderna. O edifício do museu é uma construção histórica que pertenceu à tabacaria Nobleza Piccardo. O museu abriu suas portas em 1956 como uma ideia do crítico de arte Rafael Squirru.

Possui um acervo permanente ao qual se agregam amostras temporárias. Além disso, possui uma biblioteca e são oferecidas oficinas e cursos sobre diversas atividades artísticas.

Horário: segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 11h às 19h. Sábados, domingos e feriados das 11h00 às 20h00. Às terças-feiras o museu está fechado.

* Fechado em: 1 de maio, 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Preços de entrada: Geral $ 50 pesos. Estrangeiros: $ 500 pesos. Estrangeiros do Mercosul (caso dos brasileiros): $ 250 pesos.

*Quartas-feiras grátis.

*Menores de 12 anos, Aposentados credenciados, Pessoas com deficiência e acompanhantes, Professores com carteira de identidade, Universitários credenciados, Escolas públicas gratuitas.

Endereço: Av. San Juan 350

Melhores Museus de Buenos Aires - Moderno 

 

MACBA (Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires)

A poucos quarteirões do Museu Moderno, o MACBA é outra das propostas mais vanguardistas de Buenos Aires. O museu foi promovido pelo colecionador de arte contemporânea Aldo Rubino com o objetivo de adquirir, conservar, pesquisar, documentar, comunicar e expor arte contemporânea nacional e internacional.

A educação não formal por meio da arte é uma de suas principais finalidades. Por meio da exibição de conteúdos artísticos (objetos e relatos), o MACBA espera poder estimular a criatividade dos artistas e dos diferentes públicos da cidade e do país, assim como aprofundar o conhecimento da arte argentina.

Atualmente, o museu possui obras das tendências mais representativas da geometria internacional. Dos historiadores da arte concreta argentina: Enio Iommi (1926), Gyula Kosice (1924) e Raúl Lozza (1911-2008). Das gerações posteriores nos anos sessenta e setenta, Ary Brizzi (1930), Rogelio Polesello (1939) e Alejandro Puente (1933), representantes da arte óptica e da "geometria sensível", respectivamente.

O que confere singularidade é a sua fachada, uma fachada com um vidro único de 15 x 12 metros. Com uma estrutura de concreto aparente e grandes painéis envidraçados, o edifício atinge um alto padrão de iluminação natural com materiais nobres e de baixa manutenção que complementam a iluminação técnica e os dispositivos de condicionamento artificial, gerando uma imagem contundente e sustentável.

Horário: Segunda a Sexta das 12:00 às 19:00. Sábados, domingos e feriados das 12:00 às 19:00. terça fechado

Preços de quinta a terça: Geral: $ 500. Alunos, professores e aposentados credenciados: $ 250 (*). Passe Cultural: $200 (*). Crianças de 6 a 12 anos: $ 250. Crianças menores de 6 anos: grátis. Pessoas com deficiência: grátis (*)

Preços de quarta-feira: Geral: $ 250. Alunos, professores e aposentados credenciados: gratuito (*). Crianças dos 6 aos 12 anos: grátis

(*) Para ter o desconto é preciso apresentar a documentação equivalente seja digital ou física.

Endereço: Av. San Juan 328

Melhores Museus de Buenos Aires - MACBA

 

Museu Evita

Para uma visita com história, o Museu Evita, localizado no bairro de Palermo, é um dos mais visitados. Este museu presta homenagem a Eva Perón e divulga a sua vida, obra e ideias, com um legado fundamental sobre os direitos das mulheres, a igualdade jurídica entre homens e mulheres e a segurança social.

O museu abriu suas portas no cinquentenário da morte de Eva, em 26 de julho de 2002, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Históricas Eva Perón (INIHEP).

O Museu Evita está localizado na Casa Carabassa, projetada pelo renomado arquiteto Estanislao Pirovano e construída na primeira década do século XX. A Fundação Eva Perón comprou o prédio no início dos anos 1950, reformou-o e o transformou no Hogar de Tránsito nº 2, um abrigo temporário para mulheres e crianças.

Horário: de terça a domingo, das 11h às 19h.

Entrada gratuita.

Endereço: Lafinur 2988

Museu de Arte Decorativa

Se quiser combinar um museu com um palácio, a sua opção é o Museu de Arte Decorativa. Localizado no bairro da Recoleta, o Museu Nacional de Arte Decorativa está localizado em um dos palácios neoclássicos mais bem preservados da cidade de Buenos Aires e preserva a coleção de arte dos proprietários do palácio, como móveis antigos, esculturas, pinturas e outros expoentes das artes decorativas.

O edifício que abriga o museu é por si só uma joia da arquitetura que vale a pena conhecer, foi residência da família aristocrática Errázuriz Alvear, construída em 1911. A coleção do museu tem cerca de 4.000 itens, incluindo pinturas antigas, tapeçarias, vasos orientais e miniaturas europeias.

O museu dispõe ainda de uma biblioteca especializada em artes decorativas e organiza atividades culturais e visitas guiadas. Também no pátio do museu há um café-restaurante Croque Madame.

Horário: Quarta a Domingo das 13h00 às 19h00. (Entrada até às 18h30).

Entrada gratuita.

Endereço: Av. del Libertador 1902.

Melhores museus de Buenos Aires - Decorativo

 

Museu Larreta

No bairro de Belgrano, o Museu Enrique Larreta tem uma dupla atração, por um lado, a importante coleção de arte e objetos históricos que fazem parte da coleção estável e, por outro lado, a arquitetura da casa que inclui grandes salas, jardins e o pátio andaluz.

O edifício é uma mansão atraente que tem quartos diferentes e um jardim lindo. O museu possui uma coleção de objetos de arte, principalmente dos períodos renascentista e barroco, aos quais se juntam móveis antigos, uma coleção de armas e diversos elementos decorativos que pertenceram à casa.

A maior parte da amostra pertencia ao acervo particular do escritor Enrique Larreta e outra parte eram doações e aquisições do próprio museu. O destaque é o retábulo em honra de Santa Ana, do ano de 1503 e o retábulo da Sagrada Família.

Horário: segunda, quarta, quinta, sexta e feriados das 12 às 19h. Terça-feira fechado. Sábados, Domingos das 11h às 20h.

Preço: $ 50 pesos. Quartas-feiras grátis.

Endereço: Av. Juramento 2291

Melhores museus de Buenos Aires - Larreta

 

Museu Casa Carlos Gardel

A Casa Museu Carlos Gardel guarda a memória de um personagem emblemático de Buenos Aires: o grande Carlos Gardel.

O museu está localizado no bairro do Abasto, na casa que Carlos Gardel adquiriu em 1927. Em 2003 abriu as portas o Museu Casa Carlos Gardel, onde estão expostos objetos que pertenceram ao cantor e são testemunhos da sua vida.

Visitar o museu é conhecer a vida de Carlos Gardel, o tango e a história da cidade na primeira metade do século XX. Nas salas do museu são exibidos objetos e elementos de Gardel e da idade de ouro do tango. O museu organiza visitas guiadas e atividades relacionadas com a história e o tango.

Horário: segunda, quarta, quinta e sexta das 11h às 19h. Sábados, domingos e feriados das 11h às 20h. Terça-feira fechado.

Preço: $ 50 pesos. Quartas-feiras grátis.

*Aposentados, estudantes, pessoas com capacidade reduzida e seus acompanhantes, menores de 12 anos e escolas públicas não pagam entrada.

Endereço: Jean Jaures 735.

Aproveite para buscar hotéis em Buenos Aires

Centros Culturais de Buenos Aires

Além de seus museus, Buenos Aires se destaca por possuir vários centros culturais igualmente importantes e muito visitados por moradores e turistas. Aqui recomendamos alguns deles:

Fundação Proa

No bairro de La Boca, a Fundación Proa é uma referência incontornável para as artes, um espaço voltado para a divulgação dos grandes movimentos artísticos do século XX, que também inclui propostas atuais como fotografia, vídeo, design, música eletrônica.

Tem um programa de exposições temporárias e organização de seminários, cursos, conferências e concertos.

O edifício conta com quatro salas de exposição, auditório multimídia, livraria especializada, restaurante com esplanada, além de espaços de atuação e abertura ao público, e uma fachada transparente para comunicar experiências de dentro para o bairro.

Horário: Quinta a Domingo das 12h às 19h.

Entrada gratuita.

Endereço: Av. Don Pedro de Mendoza 1929.

Melhores museus de Buenos Aires - Proa

 

Centro Cultural Recoleta

Se você visitar o Cemitério da Recoleta, não pode deixar de visitar o Centro Cultural da Recoleta depois. Este edifício, construído em 1732, abrigou originalmente o convento dos monges recoletos, que deu nome ao bairro.

Em 1859 funcionou aqui um asilo de mendigos, e foi então que o arquiteto Juan Antonio Buschiazzo acrescentou novos pavilhões, embora os claustros tenham sido preservados intactos. Um hospital, um quartel e uma casa de repouso também funcionaram no local.

Finalmente, em 1978 foi projetado o Centro Cultural, e os arquitetos Jacques Bedel, Luis Benedit e Clorindo Testa realizaram as reformas necessárias respeitando a estrutura original. Essas obras e as anteriores resultaram em uma marca eclética, que combina elementos do estilo colonial com traços italianos e modernos.

O Centro Cultural Recoleta conta com 27 salas de exposições, um pequeno cinema, um auditório e um anfiteatro. Ali decorrem inúmeras atividades: exposições de artes plásticas, recitais, concertos, espetáculos teatrais e eventos.

Além disso, possui uma área de treinamento que oferece cursos e workshops, e um laboratório de pesquisa e produção musical equipado com a mais avançada tecnologia.

Horário: de terça a sexta-feira, das 13h30 às 22h00. Sábado e domingo, das 11h30 às 22h00. Fechado segunda-feira.

Entrada gratuita.

Endereço: Junín 1930.

Melhores museus de Buenos Aires - CCR

 

CCK (Centro Cultural Kirchner)

Por fim, sendo o mais novo de todos, o CCK ou Centro Cultural Kirchner, é um espaço moderno, amplo e diversificado dedicado às artes visuais e cênicas, educação e outras manifestações artísticas. Tem mais de 100 mil m2 e o tamanho dos centros culturais mais importantes do mundo.

Durante a década de 1880, o então presidente Miguel Juárez Celman promoveu a construção de um grande palácio para ser a sede da Diretoria de Correios e Telégrafos. O arquiteto francês Norbert-Auguste Maillart foi o responsável pelo projeto, que terminou em 1928.

A partir de 2009, foram realizadas obras de restauração e valorização nas quatro fachadas e no interior do edifício para abrir suas portas em maio de 2015. Entre suas principais atrações estão La Ballena Azul, uma sala de música sinfônica para 1.750 espectadores; uma Sala de Música de Câmara para 540 pessoas; e uma estrutura de vidro suspensa que se parece com uma Grande Lâmpada, sustentada por uma estrutura de vigas vierendeel.

Os antigos escritórios foram transformados em espaços para projeção de vídeo, conferências e exposições. Além disso, são seis salas de auditório para mais de 100 espectadores.

Na cúpula, há um vidro facetado que, aliado a um sistema de luzes de led, se tornou uma grande atração. Esta área conta com palco retrátil, bancadas laterais de pitch board, luzes de palco e sistema de refrigeração exclusivo.

A entrada é gratuita.

Endereço: Sarmiento 151.

Melhores museus de Buenos Aires - CCK

 

Quando os museus de Buenos Aires são gratuitos?

  • Museu Nacional de Belas Artes: todos os dias
  • Museu Evita: todos os dias
  • Museu de Arte Decorativa: todos os dias
  • Museu de Arte Moderna: quarta-feira grátis
  • Museu Larreta: gratuito quarta-feira
  • Museu Carlos Gardel: quarta-feira grátis
  • Centros culturais: todos os dias

Veja outras atividades e excursões em Buenos Aires 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??