Parque Nacional Talampaya : cânions e vestígios de dinossauros te aguardam

Atualizado em Jueves 28, Julio 2022 Postado em Jueves 28, Julio 2022 em Recomendações de viagem


O Parque Nacional Talampaya é um passeio impressionante para aqueles que gostam de aventuras, história e natureza. O parque guarda, até os dias atuais, vestígios de dinossauros e plantas daquele período.

Localizado na cidade de La Rioja, na Argentina, o local é muito conhecido pelos argentinos e famoso no país todo, mas não chega a ser tão divulgado entre os turistas. Por isso, fica a nossa dica de passeio.

Aproveite para encontrar passagens aéreas baratas para a Argentina e hotéis em La Rioja

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1024px-Talampaya_NP.jpg
Foto: Wikimedia Commons

 

Depois do documentário do ex-presidente Barack Obama com a Netflix “Our Great National Parks”, ou em português ”Os Parques Nacionais Mais Fascinantes do Mundo”, deu pra ter um gostinho do tanto de espaços naturais imperdíveis que tem por aí no mundo para visitar, e o Parque Nacional Talampaya com sua paisagem diferenciada pode facilmente entrar nesta lista.

Confira este guia completo para desbravar o Parque Nacional Talampaya e colocá-lo no seu roteiro de viagem à Argentina.

Parque Nacional Talampaya

O Parque Nacional Talampaya na cidade de La Rioja, fica a 1.100 km de Buenos Aires, tem altitude de 1500 metros e sua área de 2.150 km² foi designada como um parque nacional apenas em 1997. 

O objetivo do parque é proteger importantes sítios arqueológicos e paleontológicos encontrados na área, que guardam vestígios de mamíferos, dinossauros e plantas que ajudam a recontar a evolução dos vertebrados e as características dos paleoambientes do período Triássico, de quase 200 milhões de anos atrás.

Junto ao Parque Provincial Ischigualasto, o Parque Nacional Talampaya tem o conjunto continental de fósseis mais completos do mundo.

Desde 2000, o Talampaya se tornou um Patrimônio Mundial da Unesco. Além da importância histórica, o parque impressiona por seus cânions vermelhos, sua fauna e flora.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é actividades_-_pn_talampaya-1024x682.jpg
Foto: Governo Argentina

 

O que ver no Parque Nacional Talampaya

Com um ambiente de tirar o fôlego, a principal característica do Parque Nacional Talampaya são seus cânions avermelhados com mais de 100 metros de altura. A paisagem do local impressiona tanto pela sua imponência como por ter traços diferentes de outros parques naturais.

No Talampaya, o viajante não encontrará uma paisagem verde e recheada de árvores, mas sim um aspecto mais parecido com climas desérticos.

A principal atração do parque são os Cânions de Talampaya, que podem ser visitados com os grupos especializados, em diferentes transportes, para apreciar o parque.

Durante o passeio, será fácil avistar tartarugas terrestres, lagartos, guanacos (parecem lhamas) e o roedor mara.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pn_talampaya_emblema_1.jpg
Conheça os Maras, roedores símbolos do parque/Foto: Governo Argentina

 

Outra atração imperdível é a Cidade Perdida e o Cânion Arco-íris. Os dois pontos são visitados no mesmo passeio e a Cidade Perdida, assim como o nome sugere, acreditam que tenha sido uma cidade há muitos anos.

Os Cânions Arco-Íris ganham esse nome por serem coloridos, diferente do que é visto nos Cânions Talampaya. No local tem um belo mirante para ver todo o parque nacional.

Os passeios têm, cada um, em média, de 2h20 à 4h de duração.

Ingressos e informações úteis

Existem duas possibilidades de ingressos quando falamos em visitar o Parque Nacional Talampaya, uma é para realizar o passeio considerado principal, para conhecer os Cânions de Talampaya e o outro para visitar a Cidade Perdida e o Cânion Arco-íris.

Para quem quer visitar o primeiro, será necessário fazer a pré-reserva no site oficial, clicando aqui. Não é possível fazer o tour sem a reserva, pois as vagas são limitadas. O ingresso apenas para os Cânions de Talampaya custa $3.580 pesos argentinos.

Já o segundo passeio pode ser pago e feito no próprio dia de interesse, pagando direto na bilheteria local.

Dentro de cada passeio ainda existem áreas exclusivas, em tours que podem ser adquiridos à parte.

Geralmente não é possível fazer os dois passeios no mesmo dia, então uma dica para quem faz a visita e quer descansar ou já acordar e fazer a outra parte do parque, use como base a cidade de Villa Union a 60 km do parque, sendo o local mais próximo para encontrar hospedagens e alimentação.

Sobre alimentação no local, existe um restaurante que funciona no centro de visitantes do Cânion Talampaya, mas tem produtos bem restritos e limitados, sem constante reposição, então vale comer antes de ir.

Como chegar ao Parque Nacional Talampaya

Uma curiosidade é que não é possível visitar certas áreas do Parque Nacional Talampaya com o próprio carro, sendo permitido somente excursões credenciadas com o governo argentino. 

Quem pretende fazer a visita, deve ir até o centro de visitantes do passeio (um ponto de encontro), dentro do parque nacional, deixar o veículo no estacionamento indicado e seguir com o grupo para o passeio escolhido.

As entradas para o parque ficam localizadas na Ruta Nacional 76. São duas entradas, a primeira no km 45, dá entrada à Cidade Perdida e ao Cânion Arco-íris. Já no km 59 é onde fica o centro de visitantes que visitam o Cânions de Talampaya.

Para chegar até La Rioja, saindo do Brasil, o ideal seria pegar um voo até Buenos Aires e depois outro voo até o aeroporto de La Rioja ou de San Juan.

Quando visitar

O clima do Parque Nacional Talampaya é desértico, então suas temperaturas ao longo do dia podem chegar facilmente aos 40 graus.

No inverno, as temperaturas caem bruscamente e alcançam também sem dificuldade os números negativos, com registro de -10ºC à noite.

O parque fica aberto o ano todo, só vale a ressalva para evitar o período de chuvas e de baixíssimas temperaturas, para não atrapalhar muito o dia no local.

O verão é a época mais chuvosa da região, por isso evite a viagem neste período, pois o tour pode ser até cancelado. Se não conseguir escapar dessa época, tente reservar mais de um dia para o passeio, para garantir que não vai perder a chance pela chuva.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é panoramicas_talampaya12.png
Foto: Governo Argentina

Veja essa notícia antes de viajar:

Turistas estrangeiros poderão vender dólares na Argentina no mercado oficial a um preço melhor 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??