Renata Coelho Mastandrea

Praias do Guarujá que você precisa conhecer.

Atualizado em Jueves 16, Septiembre 2021 Postado em Jueves 16, Septiembre 2021 em Recomendações de viagem

Conheça a Pérola do Atlântico! Guarujá está cerca de 1 hora e meia como muito de viagem de São Paulo e é o destino de muitos paulistanos aos finais de semana e feriados. 

 Ao todo são 27 praias nesse pedaço do litoral paulista tem praias para todos os gostos: com boas ondas para os surfistas, águas tranquilas para as crianças, praias agitadas, com excelente infraestrutura e recantos quase escondidos cercados por belezas naturais. 

O Guarujá é um dos points mais badalados do litoral paulista devido a sua boa infraestrutura que atraem todos os tipos de turistas se transforme em uma excelente viagem para qualquer época do ano. 

São mais de 22 km de faixa-de-areia das mais incríveis praias do litoral paulista. 

A incrível brancura, a excelência balneabilidade durante todo o ano e as vastas opções de praias para todos os gostos, tornam Guarujá um destino elogiado em todo país. 

Confira quais são as Praias do Guarujá que você precisa conhecer 

 

PRAIA DO GUAIÚBA

Com 790 metros de comprimento, a praia do Guaiúba é uma das mais conhecidas da cidade, com um maior movimento de banhistas aos finais de semana. Com poucas ondas, é ponto de visita de famílias com crianças. 

A presença de quiosques e restaurantes “pé na areia” reforça a comodidade da praia.

Acesso: Fácil

Localização: Rua Estrela do Mar

No Maps: http://bit.ly/praia-guaiuba

Praia de Guaiúba - Guarujá. 

 

PRAIA DO TOMBO

A praia do Tombo é um dos destaques de Guarujá, sendo a única praia do estado de São Paulo a possuir a Bandeira Azul, certificado internacional que garante a qualidade do local em três aspectos: Social, Ambiental e Econômico. 

Com 900 metros de extensão, estrutura de hospedagem e gastronomia, a praia do Tombo é um dos principais redutos do surf na cidade, sendo um local muito procurado para campeonatos do esporte. Acesso fácil.
 

Praia do Tombo - Guarujá. 

 

PRAIA DAS ASTÚRIAS

Fica entre as praias do Tombo e Pitangueiras. Em uma de suas extremidades, conhecida por Canto das Astúrias, é comum ver barcos de pescadores ancorados ao lado de um pier, também muito utilizado por pessoas amantes da pesca. 

O mar da praia das Astúrias é bem agitado e tem coloração esverdeada. Linda paisagem e registro fotográfico obrigatório de turistas e moradores. Acesso fácil.
 

Praia das Astúrias - Guarujá

 

PRAIA DAS PITANGUEIRAS

Com 1800 metros é a praia central de Guarujá, por sua localização no mapa da cidade, a Pitangueiras tem quase dois quilômetros de orla e é ponto de encontro para atividades esportivas, culturais e de lazer. 

É uma das praias mais frequentadas na temporada de verão e conta com uma estrutura completa: desde restaurantes e hotéis, até shopping center, galerias comerciais e supermercados, explicando assim, o favoritismo de alguns turistas. Acesso fácil.

Praia das Pitangueiras  - Guarujá

 

PRAIA DA ENSEADA

A maior praia da cidade, com 5,6 km de extensão, tem infinitas opções recreativas em sua orla: restaurantes, o maior aquário da américa do sul, a maior concentração de hotéis da cidade, os principais eventos do verão, além da praia em si, que é linda e possui águas claras e mar agitado. 

A praia da Enseada também é muito procurada para atividades esportivas e náuticas. Acesso: Fácil

 

Praia da Enseada - Guarujá

 

Encontre passagens aéreas baratas e hotéis no Guarujá
 

PRAIA DE PERNAMBUCO E PRAIA DO MAR CASADO

Os 1,6 km da praia de Pernambuco são bem distribuídos em lazer, esporte e comodidade. 

Conta com restaurantes, serviços de hospedagem — incluindo um dos resorts de Guarujá —, atividades esportivas e culturais. 

O campo de golfe da cidade é vizinho desta praia que ainda conta com uma ilha riquíssima em história para ser visitada.

Com a extensão de 500 metros, a praia do Mar Casado recebeu este nome devido a sua topografia, já que quando sua maré está alta, há uma junção do mar com a praia de Pernambuco, resultando em um belíssimo efeito natural do encontro das praias. 

O fácil acesso à praia do Mar Casado torna-a um destino obrigatório. Acesso: Fácil
 

Praia de Pernambuco - Guarujá

 

PRAIA DO PEREQUÊ

A praia do Perequê é uma das maiores colônias de pesca da Baixada Santista. 

Algumas atividades recreativas que se encontram no Perequê: passeio naútico, pesca, restaurantes com comida típica caiçara, cachoeira próxima a praia, com fácil acesso. 

A história do lugar é cativante o que faz o visitante sempre querer retornar. Acesso: Fácil e não recomendada para banho de mar. 
 

Praia do Perequê - Guarujá

 

PRAIA DO GÓES

Povoada por uma pequena colônia de pescadores, a Praia do Góes tem 250 metros e o acesso é feito, exclusivamente, por trilha ou barco. 

A recompensa em chegar a essa pequena praia – escondida em meio a Mata Atlântica – é a rica beleza natural! Acesso: Difícil

Localização: A praia do Góes fica a direita da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande

Como chegar:

  • Barco: A travessia de barco para a Praia do Góes fica na Ponte dos Práticos, em Santos, a fila pra barca do Góes fica do lado direito do píer.
    Os barcos que realizam a travessia cobram uma taxa e a viagem dura aproximadamente 10 minutos. Programe a volta sabendo que se deixar para voltar no fim da tarde para aproveitar ao máximo, vai pegar uma boa fila pro barquinho.
  • Trilha: Com início na Praia Santa Cruz dos Navegantes, tem cerca de 30 minutos de duração. Não é recomendada pois não é bem estruturada, prefira ir de barco.
     
Praia do Goés - Guarujá

 

PRAIA DO SANGAVA

Para chegar até esta praia, o visitante precisa ter fôlego para cruzar uma trilha íngreme que prevê cerca de duas horas de caminhada. Há também acesso por barco. 

Chegando lá, a descoberta: águas cristalinas, mar calmo, piscinas naturais e uma caverna submersa. Acesso: Difícil

Localização: A praia de Sangava ou Congava fica a direita da praia do Cheira Limão

Como chegar:

  • Por terra: Trilha saindo da Praia do Góes ou do bairro de Santa Cruz dos Navegantes
  • Por barco: A partir da Ponte dos Práticos, na Ponta da Praia, em Santos
     
Praia da Sangava - Guarujá

 

PRAIA DO ÉDEN

Uma pequena e encantadora praia em meio ao paraíso! É essa a sensação que temos ao chegar na praia do Éden que fica na reserva ecológica do Sorocotuba. 

O visitante tem a possibilidade de ver animais da fauna aquática nos fins de tarde e o mar possui uma tonalidade verde-azulado única, tornando a praia do Éden um destino inesquecível. Acesso: Trilha parcial. Difícil. 

Localização: Estrada de pernambuco. Portal do condomínio Sorocutuba

Como chegar:

  • Para chegar a praia, é necessário descer uma pequena trilha íngreme na encosta do morro (20min – nível médio), de cerca de 50 metros, com 110 degraus irregulares.
     
Praia do Éden - Guarujá

 

PRAIA DE SÃO PEDRO

Uma das praias mais bonitas da cidade fica a 4 km da estrada Guarujá-Bertioga, no Parque Serra do Guararu, área de proteção ambiental, o que lhe confere um cuidado maior, por isso a visitação é coordenada. Sua belíssima paisagem e água cristalina garantem o merecido e nada pretensioso título de “paraíso”. Acesso: Fácil

Como chegar:

Pelo Condomínio Tijucopava que leva ao trecho sul da praia. Ou então pelo Condomínio São Pedro, ao norte. A entrada de carros depende da quantidade de vagas disponíveis e é liberada das 7h ao pôr do sol.

Na portaria se faz necessário disponibilizar o documento de identificação pessoal e a contagem de pessoas no interior do veículo. Não é preciso pagar nenhuma taxa.

 

Praia de São Pedro - Guarujá

 

PRAIA DAS CONCHAS

A pequena praia das Conchas, com apenas 150 metros, encanta no primeiro olhar com seu mar sossegado, de água clara. Muitos buscam essa praia para o mergulho e, também, para reuniões de grupos familiares e de amigos. Acesso: Fácil

Localização: Estrada Guarujá-Bertioga. Reserva da Serra de Guararu

Como chegar:

O acesso é pelo Condomínio Iporanga Guarujá, que fica localizado na rodovia de acesso à Balsa de Travessia Guarujá/Bertioga (a cerca de 4 km) e também pela trilha da Prainha Branca. A entrada de carros depende da quantidade de vagas disponíveis e é liberada das 7h ao pôr do sol.

Na portaria se faz necessário disponibilizar o documento de identificação pessoal e a contagem de pessoas no interior do veículo. Não é preciso pagar nenhuma taxa.
 

Praia das Conchas - Guarujá

 

PRAIA DO IPORANGA

Iporanga, no tupi-guarani, significa Rio Bonito e o adjetivo cabe perfeitamente a praia que leva o mesmo nome. 

A praia do Iporanga fica próxima a uma cachoeira, que em tempos de maré cheia, abriga uma piscina natural que envolve o público que gosta de apreciar a riqueza que a natureza nos proporciona. 

Praia aconchegante famílias e grupo de amigos. Acesso: Fácil

Como chegar:

O acesso é pelo Condomínio Iporanga Guarujá, que fica localizado na rodovia de acesso à Balsa de Travessia Guarujá/Bertioga (a cerca de 4 km) e também pela trilha da Prainha Branca.

O Condomínio Iporanga abriga as mais belas praias do Guarujá, sendo elas a Praia do Iporanga, Praia de São Pedro e Praia das Conchas.

A entrada de carros depende da quantidade de vagas disponíveis e é liberada das 7h ao pôr do sol. 

Na portaria se faz necessário disponibilizar o documento de identificação pessoal e a contagem de pessoas no interior do veículo. Não é preciso pagar nenhuma taxa.

Praia do Iporanga - Guarujá

 

PRAIA DOS PINHEIROS OU ITAGUAÍBA

A praia dos Pinheiros tem seu acesso através da praia do Iporanga ou pelo mar, por meio de barcos. 

Possui um visual mais rústico, com areia mais grossa, ondas fortes de água esverdeada. Tudo isso em 700 metros de extensão. Acesso: Fácil 

Como chegar:

Por terra: Localiza-se dentro do Condomínio Taguaíba e seu acesso é ou através do condomínio, ou pela própria Praia de Iporanga através de uma trilha leve de 20 min que liga a Praia do Pinheiro com a Praia de Iporanga (acesso pelo km 18,5 da estrada para Bertioga).

A entrada de carros depende da quantidade de vagas disponíveis e é liberada das 7h ao pôr do sol. 

Na portaria se faz necessário disponibilizar o documento de identificação pessoal e a contagem de pessoas no interior do veículo. Não é preciso pagar nenhuma taxa.

Por barco: Através de barco de passeio a partir da Praia do Perequê e Pontão do Bertioga.

 

Praia dos Pinheiros - Guarujá

 

PRAIA PRETA

Prainha Preta, como também é conhecida, tem esse nome por ter muitas rochas escuras que se contrastam com a areia fofa e clara da praia vizinha, a Branca. 

É cercada pela vegetação da mata Atlântica, tem mar calmo e água límpida, ideal para o mergulho. Acesso: Difícil

Como chegar:

  • Por terra: Trilha de 300 metros a partir da Praia Branca.

Se inicia no portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca, próximo à travessia de balsas Guarujá-Bertioga. 

Um ponto de referência para encontrar a trilha é o seguinte: no desembarque das balsas, no Guarujá, é só virar a primeira esquerda que você encontrará o caminho para a Trilha da Praia Branca. 

Está a 40 minutos do centro de Guarujá, indo pela estrada Guarujá – Bertioga. É uma trilha que exigente fisicamente. Mas é um passeio incrível em meio à Mata Atlântica praticamente intocada. 

Não se esqueça de levar seu repelente para se prevenir de borrachudos!

  • Barco: A partir do pontão de Bertioga.

 

Praia Preta - Guarujá

 

PRAIA BRANCA

A areia fofa e clara foi inspiração para o nome. A prainha Branca abriga uma antiga colônia de pescadores, que mantém as tradições por mais de um século. Está inserida na Área de Proteção Ambiental da Serra do Guararu. Seu lado esquerdo tem ondas mais fortes, enquanto seu lado direito tem um mar calmo, características que agradam todos os tipos de visitante. Acesso: Difícil

Como chegar:

Por terra: Trilha da Prainha Branca

  • Nível de dificuldade: Fácil
  • Duração: 20 min

Tem início no portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca, próximo à travessia de balsas Guarujá-Bertioga. Está a 40 minutos do centro de Guarujá, indo pela estrada Guarujá – Bertioga. 

Um ponto de referência para encontrar a trilha é o seguinte: no desembarque das balsas, no Guarujá, é só virar a primeira esquerda que você encontrará o caminho para a Trilha da Praia Branca. 

Com duração aproximada de 20 minutos, é uma trilha suave e de fácil, muito bem demarcada, com boas mostras da diversidade de plantas e animais da Mata Atlântica.

A trilha começa em uma subida de cimento, com corrimões em alguns trechos. 

De seu ponto mais alto há uma bela vista da praia. Depois é só descida, passando pela comunidade da Prainha Branca até chegar na praia. 

Pelo fato de a trilha ser cimentada e com cascalhos, tornando seu trajeto mais fácil. Se for de carro, você pode estacionar o carro próximo a balsa ou optar por um estacionamento que há perto da entrada da Trilha da Prainha Branca. 

Se for fazer trilha, não se esqueça de levar seu repelente para se prevenir de borrachudos!

Por barco: Embarcação saindo da Ponta de Bertioga.
 

Praia Branca - Guarujá

 

Fonte: Naturam e guaruja.sp.gov.br

Agora que você já sabe quais são as Praias do Guarujá que você precisa conhecer conheça a Turelo - passeios e experiências no Guarujá.

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??