Gabrielle Barbosa

Quais são as diferenças entre classe econômica, executiva e primeira classe?

Atualizado em Jueves 29, Julio 2021 Postado em Jueves 29, Julio 2021 em Dicas de Viagem

Para comprar uma boa passagem aérea não basta procurar sobre o melhor preço das passagens áreas em relação a data que você precisa fazer sua viagem, é importante estar atento também quanto a diferença das classes de voos.  Esse pode ser um detalhe essencial e incrível que fará diferença na sua experiência de voo. Você sabia que os termos Classe Econômica, Classe Executiva e Primeira Classe dizem respeito a classes de serviço oferecidos pelas companhias aéreas? Confira quais são as diferenças entre classe econômica, executiva e primeira classe em um avião e escolha a classe que mais combina com seu orçamento e experiência que deseja ter. 
 

Quais as diferenças entre Primeira Classe, Classe Executiva e Classe Econômica?

Resumindo, é possível dizer que a principal diferença entre a Primeira Classe, a Classe Executiva e a Classe Econômica é que:

  • Primeira Classe traz todas as vantagens da Executiva, só que com a exclusividade e sofisticação em primeiro lugar;
  • a Classe Executiva é projetada para o conforto e dá direito a regalias como embarque prioritário, etc;
  • Classe Econômica é a classe básica das linhas aéreas, com serviços necessários para um voo minimamente confortável.

Como e o que é a primeira classe do avião?

A Primeira classe de um avião, é a classe com o melhor serviço, ou serviço VIP, e, também, com o preço mais elevado. O serviço oferecido é superior ao da classe executiva, e existe apenas nos voos de longa-duração. Os lugares disponíveis podem variar entre oito a dezesseis e os aviões utilizados são os de grandes dimensões, tal como o Boeing 777, 747, ou 767, e também os Airbus A340, A330 e A380.

Os benefícios que acompanham esse preço tão elevado são o atendimento de alto nível, as opções de comida são ainda melhores, geralmente são de chefes reconhecidos, sem contar na variedade de bebidas servidas à vontade. Incluí sala VIP de embarque, contando com bares e restaurantes de ponta, o que pode ser uma ótima opção para casos de escalas. 
 

Emirates Arlines, primeira classe.
Primeira Classe - Emirates Airlines.

 

A diferença das classes voos são que entre elas o preço pode variar muito e de forma geral variam entre os tamanhos dos assentos e serviços de bordo oferecidos. Vale a pena saber um pouco mais sobre cada e escolher a que atende melhor as suas necessidades!

Outra coisa importante é sempre verificar na hora da efetivação da compra de passagem qual a diferença dos valores entre as classes e também se há oportunidade de realizar um Upgrade no seu assento. Esse plus mesmo no assento mais econômico pode significar mais conforto pelo menos em relação ao espaço entre as pernas que, para voos mais longos, faz bastante diferença. 
 

Como e o que é a classe executiva do avião?

A diferença da classe de voos entre a econômica e a executiva é grande. O primeiro ponto é que para esse tipo de assento os espaços são muito maiores. O espaço das pernas por exemplo é de aproximadamente 220 cm, podendo inclusive que os assentos se tornem camas. 

Outra grande diferença  da classe de voos está nas opções de comida. Enquanto o cardápio da classe econômica é mais enxuto e simples, o da classe executiva pode ser mais completo e diversificado. Outro ponto importante é que para esse tipo de voo existem salas VIPs de espera nos aeroportos com assentos confortáveis e comodidade até o embarque. 

Classe Executiva, Delta Airlines.
Classe Executiva, Delta Airlines. 


Por oferecer serviços diferenciados essa classe de voos é naturalmente mais cara, entretanto, pode fornecer ao passageiro que tem o costume de utilizar programas de milhas um número extra de pontuação e de bônus. 

Como e o que é a classe econômica? 

A classe econômica é a mais utilizada pelos passageiros. Como o próprio nome já diz, é a alternativa mais econômica financeiramente e por isso acaba sendo a mais escolhida por viajantes. Nessa classe são oferecidas as passagens mais baratas. 

Uma diferença das classes de voos importante está na distância entre os assentos mas, de modo geral, nessa opção os assentos ficam muito próximos um do outro. A largura nesse caso pode variar de 43 a 85 cm entre as poltronas e também de 71 a 83 cm de espaço para as pernas.

Essa classe também pode receber extras da companhia aérea como fones de ouvidos e em alguns casos, lenços umedecidos e cobertores. Alguns voos e companhias também incluem snacks e bebidas para a viagem. Também é importante mencionar que a maioria das companhias aéreas oferecem serviços de televisão de bordo com filmes, series e programas de entretenimento. Também é possível visualizar a rota do voo e quanto tempo até o pouso.  
 

Encontre passagens aéreas para qualquer lugar do mundo no Turismocity
 

Classe Econômica, Gol.

 

Apesar da diferença das classes de voos que mais se destaca para a opção econômica ser em relação ao espaço dos assentos, algumas companhias de aviação oferecem a possibilidade de adicionar um valor e viajar em uma classe econômica com ainda mais espaço. Essa dica pode ser indispensável para voos de longa duração. 

Dica extra e super importante quando for você escolher a classe do seu voo: Veja na hora da efetivação da compra de passagem qual a diferença dos valores entre as classes e também se há oportunidade de realizar um Upgrade no seu assento. Esse plus mesmo no assento mais econômico pode significar mais conforto pelo menos em relação ao espaço entre as pernas que, para voos mais longos, faz bastante diferença. 

 E aí se animou com a diferença das classes de voos e já está pensando na próxima viagem dos sonhos de primeira classe? 

Veja também: 

O que é o jet lag e como evitar 
O que fazer em caso de voo cancelado, atraso ou overbooking 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??