Seguro de Viagem: Dicas do que você precisa saber na hora de viajar!

Atualizado em Jueves 25, Febrero 2021 Postado em Jueves 25, Febrero 2021 em Recomendações de viagem

No atual contexto de pandemia global, todos nós nos tornamos mais cuidadosos ao viajar. Por isso é muito importante levar em consideração a importância de adquirir um seguro de viagem. Mas o que esse seguro deve incluir para nos deixar tranquilos? Nesta nota, informaremos quais são as despesas mais importantes que sua assistência em viagem deve cobrir hoje. 

Como funciona o seguro de viagem?

Se você não sabe o seguro de viagem funciona como um plano de saúde temporário e com uma garantia de indenização em várias situações e acidentes. Ele será válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato. Normalmente é feito para destinos internacionais, onde os planos de saúde brasileiros que usamos no dia a dia não tem validade. 

Você sabe a diferença entre seguro de viagem e assistência de viagem?

Vamos lá: O seguro viagem prevê que o viajante pague todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à seguradora (lembrando que tudo acontece dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato). Para isso, será necessário apresentar comprovantes de despesas médicas, laudos, notas fiscais e tudo mais que possa confirma o atendimento. É burocrático e pode trazer muita dor de cabeça. A vantagem é o viajantes poder escolher qualquer lugar para ser atendido, independente de fazer parte da rede conveniada do seguro. Já a assistência viagem prevê que o viajante terá tudo arcado pela seguradora contratada (lembrando que tudo acontece dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato). Nessa modalidade o segurado deve entrar em contato com a empresa contratada antes de receber o atendimento. A seguradora então indicará um local para que o atendimento seja realizado e o segurado não precisará desembolsar nada. Todo o pagamento será arcado pela seguradora. A desvantagem é a obrigatoriedade de ser atendido no local indicado, salvo casos de emergência. 

É necessário adquirir um seguro de viagem?

A resposta a essa pergunta depende de quanto risco se pode correr. A realidade é que o cenário ideal é que nada aconteça com você durante a sua viagem e você não precise de nenhum tipo de assistência médica. Mas, como vivemos com um vírus muito contagioso, além do fato de que pode ocorrer um acidente ou de qualquer outra coisa você adoecer, a realidade é que o ideal é ter cobertura para se garantir. Não apenas porque há países onde a saúde não é pública e uma internação em um hospital privado pode custar milhares de dólares, mas também, ter seguro obviamente permitirá que você tenha acesso a assistência imediata em um bom lugar com mais facilidade. O seguro vale também para outros tipos de serviços, como extravio de bagagem, remarcação de passagem, assistência jurídica e até repatriação do corpo em caso de morte.

Quanto custa um seguro de viagem?

Será bem mais barato que uma consulta em diversos países do mundo. Se você for viajar, você pode aproveitar e fazer a cotação do seguro de viagem em nosso site. Recomendamos também que você verifique quais são os países que exigem seguro de viagem obrigatório para entrar antes de viajar e por fim dê aquela checada final no site da IATA

Quando você deve comprar um seguro de viagem?

A compra é feita antes da viagem, com uma cobertura não inferior a USD 80.000, especialmente para destinos na América do Norte, Ásia ou Europa, visto que os custos médicos nestes locais são são muito altos.

Devo usar o seguro de viagem oferecido pelo cartão de crédito?

Os cartões de crédito, dependendo do tipo de cartão, geralmente incluem seguro de viagem. Os serviços que incluem variam por cartão e banco, oferecendo desde os planos mais simples aos mais premium, infelizmente eles não possuem cobertura para o Covid-19 e muitos países pedem que a seguradora cubra os gastos caso isso ocorra com o segurado. Além do mais, por serem gratuitos para os usuários do cartão, a cobertura desses planos geralmente não é tão completa quanto a contratação de um seguro de viagem abrangente, mas podem ser usados ​​dependendo do tipo de viagem, portanto, nunca é demais verificar o que incluem.

Seguro de Viagem: Dicas do que você precisa saber na hora de viajar.
Seguro de Viagem: Dicas do que você precisa saber na hora de viajar!

 

O que o seguro de viagem cobre? 

  • Seguro de Cancelamento da viagem 

Muitas coisas podem dar errado nos dias que antecedem uma viagem. Caso o seu voo seja cancelado devido a novas restrições, seu teste de Covid der positivo antes da viagem, uma lesão repentina ou qualquer imprevisto de última hora que não nos permite viajar; ou mesmo que haja um forte aumento de casos no destino para onde viajamos, o que nos faz decidir não ir definitivamente, ou adiar a nossa viagem.

Neste caso, é importante ter um seguro de cancelamento que permita cancelar gratuitamente ou alterar a data da sua viagem sem custos. Mas atenção: geralmente, o seguro hoje em dia geralmente cobre o cancelamento do seguro e o reembolso do dinheiro de um voo cancelado ou se alguém adoecer com COVID antes de viajar, mas é improvável que o façam se você decidir cancelar apenas devido a novas restrições de COVID ou surtos em seu destino. As regras de cobertura variam para cada plano específico.

  • Seguro de cancelamento por cualquier motivo

Uma apólice de cancelamento por qualquer motivo é a opção mais completa, pois permite uma maior flexibilidade, podendo neste caso cancelar o seguro por qualquer motivo, como os mencionados no ponto anterior. Esses tipos de planos são geralmente os mais caros, embora, dado o contexto, para maior segurança, valham a pena. Para aqueles que procuram viajar mais tarde e ainda não sabem como estarão as coisas no destino até lá, e estão preocupados com as restrições da COVID que podem atrapalhar sua viagem, esse tipo de seguro é a melhor opção.

  •  Assistência médica para doença ou acidente

Tanto um contágio de COVID ou qualquer outro motivo podem te levar a um hospital onde não haja assistência gratuita a estrangeiros e você terá que deixar todas as suas economias, ou se endividar, para se tratar. Hoje, qualquer seguro de viagem deve cobrir uma eventual doença ou acidente durante a viagem (incluindo COVID-19). No caso da Travel Ace, é oferecida ao passageiro a cobertura total do plano que pagou. Ou seja, se você tem US$ 80.000 de cobertura, está contemplado US$ 80.000 para cobri-lo contra um possível contágio de COVID.

  • Assistência médica por doença pré-existente

Se você tiver uma doença ou condição de saúde pré-existente, é importante que sua cobertura inclua esta cobertura. Caso a pré-existência seja diagnosticada antes da viagem, existem planos específicos de produtos com pré-existência especial para este tipo de passageiro, por isso é importante informar o seguro antes de contratar assistência. O seguro cobre despesas pré-existentes, mas geralmente é de valor inferior ao plano contratado.

  • Traslado e repatriação médica em caso de acidente ou doença

Se você optar por viajar para um destino remoto ou inacessível, é importante que seu seguro saúde cubra os traslados médicos, pois esses destinos geralmente não possuem a infraestrutura médica necessária para atender determinados casos. Os traslados médicos incluem transporte por helicóptero e avião a jato particular para onde você precisar voar para receber atendimento.

  • Gastos de hotel por Covid-19

Se alguém está infectado com COVID em outro país, deve se isolar por 14 dias, seja no alojamento que contratou, seja em um hotel. Há governos que designaram hotéis que recebem exclusivamente casos positivos de COVID para isolamento, bem como preventivamente, por exemplo, para recém-chegados que aguardam o resultado de seu teste.

Por isso, se você precisa de um hotel para se isolar por ter COVID, é importante que seu seguro cubra essa despesa. O valor a ser coberto varia de acordo com o plano que você contratar e o que for estabelecido pelos órgãos governamentais do país de destino.

  • Extravio de Bagagem

Em caso de extravio de bagagem, é importante ter um seguro que cubra as despesas, pois é muito difícil e tedioso reclamar na companhia aérea e talvez você nunca receba uma recompensa. Talvez não valha a pena comprar indenização por bagagem perdida em voos domésticos, mas vale a pena comprar em voos internacionais, onde a responsabilidade da companhia aérea é bem menor e mais frequente.

  • Gastos por impossibilidade de embarque o atrasos no voo

Se o voo atrasar na saída ou não puder embarcar, seja por problema técnico ou meteorológico, muitas vezes a responsabilidade é da companhia aérea, oferecendo hotéis para pernoite, ou compensação financeira por atrasos.

Em todo caso, se o seguro de viagem que contratamos já cobre essas despesas, não há necessidade de brigar com ninguém. No caso da do nosso seguro de viagem, esta cobertura corresponde em caso de atraso superior a 6 horas na saída do voo.

  • Gastos de Odontologia

No caso de viajarmos e sofrermos uma pancada na boca devido a um acidente, entre outros casos, precisaremos de assistência odontológica, que em muitos países é igual ou mais cara que a assistência médica. Com isso, nunca é demais que o seu seguro de viagem inclua esta despesa.

  • Outros gastos por eventualidades ou necesidades especiais

Como mil eventualidades podem ocorrer em uma viagem, um seguro abrangente deve cobrir todos (ou quase todos) os custos diretos e indiretos de qualquer acidente ou situação específica que possa ocorrer durante a viagem e requeira algum tipo de assistência. Além disso, existem casos de certos tipos de viajantes que requerem atenção especial.

Algumas dessas despesas podem ser:

✅Teleassistência
✅Medicamentos para pacientes ambulatoriais
✅Adiantamento de fundos para fiança Assistência em cruzeiros 
✅Replicação de bagagem marítima (para cruzeiros) 
✅Assistência legal em caso de acidente
✅Assistência médica para atividades esportivas recreativas
✅Assistência a mulheres grávidas 
✅Assistência em caso de perda de documentos
✅Viagem de retorno por doença 
✅Traslado e repatriação médica em caso de acidente ou doença
✅Retorno antecipado por acidente em casa
✅Transmissão de mensagens urgentes

Se você for viajar, você pode aproveitar e fazer a cotação do seguro de viagem, Encontrar passagens aéreas baratas, baixar o nosso app de viagem e fazer parte da nossa comunidade nas redes sociais (TwitterInstagram e Facebook) para descobrir rapidamente as melhores ofertas.

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??