Foi aprovada hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o uso emergencial da vacina Coronavac. A notícia é muito importante para a retomada do Turismo Internacional, uma vez que pode abrir caminho para aceitação da vacina na União Europeia e vale lembrar também que até 9 de junho a Comissão da União Europeia ficou de divulgar a lista de países com viagens sem restrições para o bloco.
A Coronavac é produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac e a vacina é recomendada para adultos em esquema de duas doses, como é aplicada no Brasil no momento. Não há idade limite para a recomendação pela agência, apesar de estudo recente ter indicado que a eficácia é menor em pessoas maiores de 70 anos.
Para os países que forem liberados com restrições leves, serão aceitos cidadãos já completamente vacinados contra a Covid-19 com as seguintes vacinas: Pfizer, AstraZeneca, Moderna e Janssen.
Com essa aprovação da OMS esperamos que a Agência Regulatória Europeia (EMA) também anuncie a aprovação da Coronavac nas próximas semanas. Mas, mesmo que isso não ocorra, a política da União Europeia deve permitir que os países-membros aceitem imunizantes aprovados para uso emergencial pela OMS.
Por enquanto, apenas a Espanha sinalizou que, a partir de 7 de junho, aceitará viajantes de qualquer país do mundo que tenham sido vacinados com vacinas aprovadas pela OMS. Notícia em desenvolvimento - Fonte: CNN Brasil
Veja também:
Faça download do nosso app de viagem e venha parte da comunidade do Turismocity Brasil nas redes sociais para descobrir rapidamente as melhores ofertas.