Alertas de voos baratos #boraviajar? Ative as notificações e receba alertas de passagens aéreas baratas. ATIVAR

Viagem ao exterior: dinheiro ou cartão de crédito

Renata Coelho Mastandrea
Postado em Miércoles 7, Julio 2021 em Dicas de Viagem

A dúvida de muitos viajantes na hora de fazer uma viagem internacional é sobre o que levar na viagem ao exterior: dinheiro ou cartão de crédito? Ter moeda estrangeira em mãos, seja em dinheiro ou cartão, é essencial para qualquer pessoa que pretende conhecer destinos internacionais.

Antes de começar o passeio, você deve analisar as possíveis maneiras de levar dinheiro ao exterior, como notas em espécie ou cartão e vale destacar que, para evitar imprevistos durante o passeio, recomenda-se ter a ao menos duas opções de pagamento disponíveis.

Seja peso argentino, peso chileno, dólar americano, dólar canadense, euro, entre outras opções, é muito importante consultar qual moeda levar para o seu destino, lembrando que países como argentina e chile vale a pena trocar os reais por lá e não no Brasil.

 

Viagem Internacional: Cartão ou dinheiro: Qual usar na hora de viajar?
Viagem Internacional: Cartão ou dinheiro: Qual usar na hora de viajar?

 

Viagem para exterior: Levo dinheiro ou cartão?

Na dúvida de como levar dinheiro na sua viagem, o ideal é ter cuidado e considerar sempre um “plano B”. A gente recomenda embarcar com dólares, ou outra moeda, e também com o cartão de crédito. Dessa forma, você fica preparado para qualquer situação na sua trip pelos Estados Unidos, Europa ou América do Sul.

Qual a diferença de usar cartão ou dinheiro?

Em primeiro lugar precisamos entender sobre o IOF, você sabe o que é? O IOF é o Imposto sobre Operações Financeiras, é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas ao efetuarem operações de crédito, câmbio, seguros ou operações de títulos e valores mobiliários.

A porcentagem para cada operação é distinta, ou seja, fazer um empréstimo, comprar dólares para viajar, fazer saques com o cartão de crédito, fazer algum investimento, você pagará IOF e será de acordo com o tipo de operação financeira.

Dinheiro em espécie

Quem viaja ao exterior precisa ter um pouco de “dinheiro em espécie” do país, isso é fundamental para qualquer emergência, uma vez que ele está para os pequenos gastos, como metrô, táxis, cafés, artes de rua e gorjetas.

Dependendo do país que você vai visitar, pesquise o destino para embarcar com moeda local e planejar quanto, em média, poderá gastar em despesas menores, evitando assim perdas de tempo e dinheiro buscando casas de câmbio quando chegar no destino.
 

Dinheiro em espécie serve para pagar metrô, táxis, cafés, artes de rua e gorjetas

 

A grande vantagem do dinheiro em espécie em relação aos cartões é que o custo do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) pago na operação cambial é menor, de 1,1%, contra os 6,38% apresentados pelo cartão de crédito.

Vantagens de comprar dinheiro em espécie

- Controlar melhor o dinheiro. Quando você tem um montante em mãos e pode gastar apenas aquilo que está com você, fica mais difícil perder o controle.

- IOF melhor em relação ao usado com cartões de crédito e débito, sendo 1,1%, contra os 6,38% apresentados pelo  cartão. 

Desvantagens de comprar dinheiro em espécie

-A verdade é que andar com grandes montantes de dinheiro não é nada seguro.

- Cotação flutuante. A cotação pode mudar em pouco tempo então não é possível ter uma noção de qual valor pagar na moeda amanhã, por exemplo.

- Notas falsas. Por isso indicamos sempre comprar dinheiro em casas de câmbio autorizadas. Em outras casas de câmbio é muito comum que o dinheiro entregue seja falso.

- Sobra de dinheiro. Você pode ficar com dinheiro no final da viagem e precisar comprar reais de novo, o que pode te deixar em desvantagem.

                              Pensando em viajar? Encontre passagens aéreas e hotéis aqui.
 

 

O que é melhor usar na hora de viajar? Cartão de crédito ou débito

A primeira coisa a se fazer se você pretende usar seu cartão no exterior é desbloquear essa função. Na maioria dos bancos é possível fazer isso pelo aplicativo ou pelo site. De qualquer forma, o cartão só poderá ser utilizado com função de uso no exterior desbloqueada.

O IOF aplicado para comprar com cartão de crédito ou débito no exterior é de 6,38% sobre o valor gasto em moeda estrangeira. Bem mais do que a taxa aplicada para compra de moeda em espécie. Além disso, o calculo leva em conta o câmbio do dia.

Algo que merece uma atenção especial é referente ao saque no exterior. Além da taxa de IOF é cobrada uma taxa de transação do seu próprio banco e do banco que facilita esse serviço. Dessa maneira, é importante saber com o seu banco o valor de cada taxa aplicada para ter certeza se vale a pena ou não.

 

 

Vantagens de Cartões  de crédito ou débito

- Muito mais segurança.

- A cotação cobrada é do dólar comercial e não turismo. O turismo, que compramos em espécie, é sempre mais caro.

- Comodidade. Depois de desbloquear a função internacional você não precisa se preocupar com mais nada.

Desvantagens de viajar apenas com cartões  de crédito ou débito

- Muito fácil perder o controle financeiro. Com o cartão de crédito podemos perder a noção dos gastos.

-  Você vai pagar o IOF de 6,38% por usá-los no exterior.

- Alguns serviços e estabelecimento aceitam apenas dinheiro.

 

 

Conclusão - Cartão ou dinheiro: na hora de viajar?

Escolher entre o cartão ou o dinheiro, não é fácil, vai depender de como estão as suas finanças na hora de viajar, mas o ideal, ainda mais se é uma viagem internacional é que você tenha as duas opções disponíveis. Dê preferencia ao uso de dinheiro, evitando assim voltar com dívidas da viagem e deixe o cartão apenas para necessidades mais importantes, uma vez que a taxa do IOF é maior. Para evitar problemas com notas falsas, use sempre trocado ao pagar táxis, metrô. Tenha câmbio, isso vai te ajudar muito.

Veja também:

Venha fazer parte da nossa comunidade nas redes sociais para descobrir rapidamente as melhores ofertas e economizar na hora de viajar!




BUSQUE O SEU VOO

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ainda não defini as datas