Desde de 09/08 a França exige certificado de vacinação em bares, cafés e restaurantes, medida que tem como o objetivo a contenção da pandemia de Covid-19, lembrando que ela é válida tanto para moradores locais e turistas.
Todos terão que apresentar um passe sanitário, que comprove a imunização para frequentar cafés, bares, restaurantes, centros comerciais e meios de transporte como avião, trem ou ônibus. Para quem tem o certificado de vacinação europeu, deve fazer o download do aplicativo TousAntiCovid (Google Play ou Apple Store) e escanear o QR Code do certificado.
Abaixo listamos os documentos necessários para a emissão do certificado de vacinação e vale lembrar que a é individual. Cada viajante terá que fazer o seu e não há um prazo para receber o certificado, façam assim que tiver comprado a passagem para França.
França aberta aos brasileiros vacinados. Conheça os requisitos
Se você já recebeu alguma das vacinas aprovadas pela Agência de Medicamentos Europeia (EMA na sigla em inglês) você pode pedir um certificado de equivalência, devendo preencher os seguintes requisitos:
Se a sua solicitação por e-mail não foi respondida a tempo da viagem ou tenha sido negada. Basta realizar um teste de Covid-19 RT-PCR ou de antígeno no máximo 72 horas antes e validá-lo com um profissional de saúde francês (laboratórios, farmácias – veja aqui)
Teoricamente o teste poderia ser feito no Brasil, mas é mais seguro que você faça na França, pois lá os dados são lançados no sistema assim que sai o resultado (o lado ruim é que se vier positivo você será obrigado a fazer quarentena imediatamente).
Para fazer o teste na França você deve procurar umlocal aprovado pelo governo francês para realizar um teste de Covid-19, lembrando que o teste não é gratuito para turistas. O resultado dos testes de antígeno são bem rápidos, entre 15 e 20 minutos, e o resultado é inserido no sistema de saúde francês (e passa a aparecer no aplicativo TousAntiCovid). Recomenda-se a impressão do resultado e usar como certificado de equivalência. Confira todas as informações no site oficial do governo francês.
Veja Também: