Gabrielle Barbosa

O que fazer em 5 dias no Deserto do Atacama?

Atualizado em Lunes 19, Junio 2023 Postado em Lunes 19, Junio 2023 em Recomendações de viagem

Quer conhecer o melhor do deserto mais seco do mundo? Se você sonha em conhecer um lugar mágico, com paisagens que o impressionarão com sua beleza original e também gosta de lugares cheios de história, San Pedro de Atacama é um destino ideal para você.

Este destino turístico é um excelente local para visitar durante todo o ano, ainda assim, durante a época de outono/inverno você terá as melhores paisagens a preços acessíveis. Se você pretende visitar esse destino aqui te mostramos um roteiro para saber o que fazer em 5 dias no Deserto do Atacama. 

Aproveite para buscar passagens aéreas para Calama e os melhores hotéis em Calama para se hospedar.

Você pode se interessar:

O que fazer em 5 dias no Deserto do Atacama

Dia 1

No primeiro dia você tem que levar em conta que você acabou de chegar de uma viagem provavelmente cansativa e para conhecer muitas das atrações que o deserto do Atacama tem, você tem que estar bem preparado fisicamente para poder lidar com a altitude.

O aeroporto mais próximo é Calama, que fica a uma hora e meia de San Pedro de Atacama. Você pode escolher o transporte entre o aeroporto de Calama e San Pedro do Atacama para ter mais tranquilidade. 

Recomendamos que você chegue com calma neste dia e descanse um pouco para aproveitar ao máximo todas as atrações que o Deserto do Atacama oferece. 

Durante o dia você pode percorrer o povoado que tem ruas de terra batida que conquistou o coração de milhares de turistas pelos encantos da cultura atacamenha e espanhola que cada um de seus edifícios contém.

Você pode conhecer a Plaza de Armas, seus diferentes espaços comerciais e feiras de artesanato onde vendem produtos da região e aproveitar para procurar um bom restaurante e tomar um coquetel.

Ah, lembre-se de dormir cedo! Pois nos dias seguintes você estará constantemente caminhando em altitude elevada - o que cansa mais do que o comum - e conhecendo as várias atrações que a região oferece.

O que fazer em 5 dias no Deserto do Atacama 

Dia 2

No segundo dia você provavelmente estará mais descansado, por isso é ideal começar a fazer os passeios que este destino oferece. As Lagoas Altiplânicas são uma excelente opção para conhecer primeiro, essas lagoas altiplânicas são um dos 7 setores que compõem a Reserva Nacional Los Flamencos. A paisagem é caracterizada por vulcões e relevo montanhoso, destacando-se os cerros Miscanti e Miñiques.

A maioria dos passeios partem da sua hospedagem entre 6:00 e 6:30 da manhã, quanto mais cedo você puder fazer esse passeio, melhor. Terá toda a manhã para explorar, conhecer e fotografar este local mágico para que por volta das 14h30 o passeio termine.

Durante a tarde recomendamos visitar outro atrativo, uma boa alternativa seria visitar a Lagoa Cejar, reconhecida pela forte cor da água e rodeada por sais de vários formatos. Você pode ainda fazer um passeio pela cidade ou visita guiada e depois parar para comer algo e repor as energias!

Cejar Lagoon 

Veja alguns passeios recomendados para esse dia:

Dia 3

No terceiro dia, o corpo já está acostumado com a altitude e o sono mais regulado, por isso é recomendo fazer o passeio dos Gêiseres do Tatio, que começa às 4h30. O legal desse passeio é parar por volta das 6h ´para assistir ao nascer do sol nesta incrível paisagem natural.

Os Gêiseres do Tatio são um campo geotérmico de origem vulcânica onde a água e o vapor irrompem violentamente das profundezas da terra. Uma atração que você definitivamente imperdível nesse destino!

Geralmente o passeio acaba pela manhã e você terá tempo suficiente para tomar um delicioso café da manhã e descansar um pouco antes de continuar com o próximo passeio. À tarde você pode ir conhecer o Valle de la Luna, esta incrível paisagem é caracterizada por suas enormes dunas, vales e colinas de sal, rocha e areia .

Esse passeio dura 4 horas e meia e você pode caminhar com calma em cada ponto do deserto para tirar fotos com calma. Um dia cheio, não? 

Gêiseres del Tatio

Passeio recomendado:

Dia 4

Para o último dia completo que vai estar neste destino, recomendamos que visite o Vale del Arcoíris pela manhã, um local mágico onde poderá ver uma verdadeira paleta de cores que mistura vermelhos, verdes, diferentes cinzas, brancos e muito mais, criando uma paisagem inesquecível. 

O passeio começa cedo pela manhã e termina por volta do horário do almoço, você terá toda a manhã para caminhar, passear e conhecer a fundo o antigo e sagrado sítio arqueológico chamado Yerbas Buenas, bem como formações geológicas de milhões de anos.

Para terminar o dia, recomendamos que você visite as belas Lagoas Escondidas de Baltinache, esta atração consiste em 7 impressionantes lagoas azul-turquesa que contêm 8 vezes mais sal que a água do mar, permitindo que você flutue sem esforço. Nele você pode relaxar e mergulhar nas lagoas que são propícias para banho com uma paisagem incrível ao fundo.

Se ainda tiver energia e quiser aproveitar ao máximo seu último dia, recomendamos fazer um tour astronômico. San Pedro de Atacama desfruta de um dos melhores céus para observação astronômica, podendo ver uma paisagem espetacular através de binóculos e telescópios únicos.

Lagoas Escondidas de Baltinache

Veja esses passeios aqui: 

Dia 5

No último dia recomendamos que descanse e faça um último passeio pela vila, aproveite para comprar lembranças e recordações da sua viagem.

Se você tiver tempo para conhecer um pouco mais, uma boa opção pode ser visitar as ruínas de Pucará de Quitor, elas estão localizadas a 3 quilômetros da cidade e visitá-las não levará mais de duas horas.

Esta construção foi declarada Monumento Nacional em 1982 por constituir um testemunho chave no desenvolvimento e evolução das comunidades indígenas na região de Antofagasta, o que o torna um excelente lugar para conhecer um pouco mais da história que San Pedro abriga.

Se você quiser ver todas essas atrações no seu próprio ritmo, recomendamos alugar um carro para que assim você possa adaptar seus horários e ver mais ou menos atrações dependendo do seu interesse.

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??