Gabrielle Barbosa

O que fazer em uma escala em São Paulo?

Atualizado em Jueves 28, Diciembre 2023 Postado em Jueves 28, Diciembre 2023 em Guias de Viagem

Está com viagem marcada e seu voo tem escala? Confira dicas sobre o que fazer em uma escala em São Paulo, quais as dicas e recomendações para aproveitar essa parada. 

Aproveite para encontrar passagens aéreas para São Paulo e hotéis em São Paulo

Você também pode gostar:

O que fazer em uma escala em São Paulo 

São Paulo é uma das principais cidades do Brasil, sendo um importante centro cultural e financeiro do país por isso, tem uma ótima infraestrutura de aeroportos e por isso, muitos voos costumam fazer escala na cidade. As escalas são uma parada em que o passageiro desce do avião e tem algumas horas antes de entrar no segundo voo para o seu destino. Essas escalas são importante para garantir a segurança, combustível e outras necessidades do avião e da equipe de tripulação. 

 Existem alguns pontos que você precisa analisar antes de decidir o que fazer em uma escala em São Paulo:

  • Tempo de escala
  • Qual aeroporto é a sua parada

Esses dois pontos são os principais e irão te ajudar a definir os próximos passos e ações. 

Tempo de Escala 

O tempo de escala é muito relevante para saber se vale a pena sair do aeroporto ou não. Isso porque dependendo do destino você precisa ter antecedência de duas horas para os procedimentos de embarque e São Paulo é uma cidade onde as coisas podem ser demoradas, principalmente se você pegar trânsito. O mais recomendado é que você tenha pelo menos 6 horas de escala para planejar sair do aeroporto em São Paulo. 

O aeroporto da sua escala 

São Paulo possui dois aeroportos: o Aeroporto de São Paulo/Congonhas - Deputado Freitas Nobre, ou simplesmente Aeroporto de Congonhas e o Aeroporto Internacional de Guarulhos - Cumbica. 

A principal diferença entre os dois é que o de Congonhas fica mais na aérea central de São Paulo, perto de Moema e está mais bem localizado para a maioria das pessoas. Ele fica relativamente perto do Parque do Ibirapuera, Jardim Zoológico, Avenida Paulista e alguns shoppings. 

Já o Aeroporto Internacional de Guarulhos está mais afastado das principais atrações da cidade, é localizado em Guarulhos, município vizinho a São Paulo e a cerca de 25 km da área central paulistana.

Aproveite para buscar hotéis em São Paulo 

Aeroporto de Congonhas 

No Aeroporto de Congonhas é mais fácil decidir o que fazer em uma escala em São Paulo porque ele tem mais fácil acessos. Algumas possibilidades são:

1- Parque Ibirapuera

Uma das opções do que fazer em uma escala em São Paulo se sua parada é no Aeroporto de Congonhas é conhecer o Parque Ibirapuera. Está a cerca de 7 km do Aeroporto e por isso é uma ótima ideia de passeio por ali caso sua parada não seja tão extensa. O Parque é um dos principais pontos de encontro da cidade, onde as pessoas andam de bicicleta - é possível fazer o aluguel delas -, fazem piquenique, caminhadas ou ficam sentadas sobre a grama. 

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana

O que fazer em uma escala em São Paulo? - Parque Ibirapuera 

 

2- Shopping Ibirapuera

Tão perto quanto o parque está o Shopping Ibirapuera. Com muitas lojas e praça de alimentação para todos os gostos, está a cerca de 3,7 km, menos de 15 minutos de carro se não tiver trânsito. É a opção perfeita para quem deseja fazer umas comprinhas ou comer em uma lugar que não seja dentro do aeroporto - seu bolso agradece!

O Shopping funciona de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos das 11h às 22h sendo que as lojas abrem das 14h às 20h.  

Endereço: Av. Ibirapuera, 3,103 – Indianópolis

Outros shoppings na região:

  • Shopping Vila Olímpia: a 6,6 km  de Congonhas
  • Central Plaza Shopping: a 13,6 km de Congonhas
  • Shopping Interlagos: a 9,3 km de Congonhas

3- Avenida Paulista 

A Avenida Paulista é um dos principais cartões postais de SP e quase todo mundo gosta de conhecer esse lugar. Está a cerca de 9 km do Aeroporto e por ali você vai encontrar centros comerciais, lojas, cafeterias e shoppings. 

Se a sua escala for no domingo, melhor ainda! Aos domingos a Avenida fica fechada para carros e é ocupada por pessoas, bicicletas e artistas e você vai encontrar mágica, dança, shows, poesias e muito mais. É uma experiência bem paulistana para a sua breve visita. 

O que fazer em uma escala em São Paulo? - Av Paulista 

 

4- Jardim Botânico 

Outra opção interessante é conhecer o Jardim Botânico. É a opção ideal para ter contato com a natureza e conhecer mais sobre plantas. Está  a cerca de 6,5 km do Aeroporto de Congonhas e fica aberto de terça a domingo e feriados das 09h às 17h. O ingresso tem o valor de 19,90 para pessoas de 15 a 59 anos e menores pagam meia entrada. 

Endereço: Avenida Miguel Estefano, 3031 - Água Funda 

5- Zoológico de São Paulo 

O Zoológico de São Paulo é outra opção interessante principalmente se você estiver com criança. O espaço é bem grande e conta com diferentes animais: pássaros, cobras, macacos e até grande felinos. O Zoo funciona todos os dias, inclusive feriados, das 9h às 17h. O ingresso custa R$ 69,90 para pessoas de 15 a 59 anos e maiores ou menores dessa idade pagam meia entrada. 

Endereço: Avenida Miguel Estefano, 4241 - Água Funda 

Veja também: Aquário de São Paulo: passeio para todas as idades!

Aeroporto Internacional de Guarulhos 

No Aeroporto de Guarulhos as opções são mais limitadas. Por não estar tão perto da região central, o mais indicado é sair caso você tenha mais de 7 horas de escala. 

1- Parque Estadual da Cantareira 

O Parque Estadual da Cantareira está a cerca de 30 minutos de Cumbica é um dos remanescentes de Mata Atlântica no estado de São Paulo. É possível caminhar e descansar e fica aberto todos os dias das 08h às 21h. 

O que fazer em uma escala em São Paulo? - Parque Estadual da Cantareira

 

2- Parque Shopping Maia 

O Parque Shopping Maia é um shopping com tudo o que você precisa perto do Aeroporto. São muitas lojas, praça de alimentação, cinema e até Polícia Federal caso você precise resolver alguma coisa. Fica a cerca de 11 km do Aeroporto e abre todos os dias das 10h às 22h.

Endereço: Av. Bartolomeu de Carlos, 230 - Jardim Flor da Montanha

O que fazer em uma escala em São Paulo? - Parque Shopping Maia 
Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??