Gabrielle Barbosa Fiorderize

O que fazer em uma escala no Rio de Janeiro: passeios imperdíveis!

Atualizado em Viernes 5, Abril 2024 Postado em Viernes 5, Abril 2024 em Guias de Viagem

O que fazer em uma escala no Rio de Janeiro? Se essa é a sua dúvida e se você está procurando por atividades e passeios próximos ao aeroporto para ocupar as horas livre de escala na cidade maravilhosa, esse post vai te ajudar!

Você pode gostar:

Aproveite para encontrar passagens aéreas para o Rio de Janeiro, hotéis no Rio, excursões e passeios e também viagens de ônibus para o Rio de Janeiro

O que fazer em uma escala no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem dois aeroportos principais: Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido também como Galeão e o Aeroporto Santos-Dumont.

O Galeão é o aeroporto internacional da cidade e é o segundo maior aeroporto do Brasil em movimento internacional, ele opera principalmente voos internacionais mas também conta com voos nacionais. O Santos Dumont é o aeroporto de voos domésticos, é um dos dez mais movimentados do país e possui localização privilegiada ( com vista para o Pão de Açúcar) e de fácil acesso, no centro financeiro da cidade.

Rio de Janeiro é uma cidade bastante movimentada com trânsito principalmente pela área central e por isso se você tem escala no Galeão, o indicado é ter pelo menos 6 horas de parada para sair do aeroporto. Isso levando em consideração que você precisará estar de volta com uma hora de antecedência da hora do embarque do próximo voo, tendo cinco horas disponíveis. 

Já para o Santos Dumont menos tempo pode garantir que você tenha a possibilidade de conhecer algumas atrações da cidade. O recomendado é ter pelos menos 5 horas de escala para não passar aperto.

Procure hotéis no Rio de Janeiro 

O que fazer em uma escala no Rio de Janeiro

Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão

O Aeroporto Galeão está mais distante dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro como o Cristo e a Praia de Copacabana. Então, se você quiser ir até esses pontos é importante saber que no horário de pico você pode levar até 2 horas para chegar nesses lugares. Se você tem pouco tempo, o mais indicado é ir aos shoppings da região que vai garantir atrações para passar o tempo, boas praças de alimentação e estão a cerca de 20 minutos do Aeroporto. ( Sempre bom levar em conta o horário e o dia da semana para adicionar o tempo do trânsito).

1- Caxias Shopping - 11,7 km 

O Caxias Shopping é a opção perfeita para quem procura o que fazer em uma escala no Rio de Janeiro e procura um lugar mais próximo do Galeão. O Shopping conta com praça de alimentação com diferentes tipos de restaurantes, 160 lojas diversas e cinema. 

Endereço: Rod. Washington Luíz, 2895 - Parque Duque, Duque de Caxias

2- Shopping Nova América - 11,7 km 

O Shopping Nova América é o principal centro de entretenimento e consumo da Zona Norte. Além de todas as comodidades que o Shopping oferece de lojas e praça de alimentação, também conta com uma área de lazer com loopings e outros brinquedos. Para quem quer se divertir e não quer ir muito longe, é uma boa opção! 

Endereço: Av. Pastor Martin Luther King Júnior, 126 - Del Castilho

3- Escadaria Selarón - 19,6 km 

Um pouco mais longe mas sendo uma excelente opção de o que fazer em uma escala no Rio de Janeiro está a escadaria Selarón. Ela é uma obra arquitetônica do chileno Jorge Selarón, entre os bairros de Santa Teresa e Lapa, bairros bastante famosos e buscados no Rio. Segundo o artista é uma "homenagem ao povo brasileiro" e é um lugar que muitas pessoas gostam de tirar fotos no Rio de Janeiro. 

As redondezas também são bastante conhecidas e interessantes como: Arcos da Lapa, Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro e Theatro Municipal. Mas se lembre de ter tempo suficiente para esses passeios, já que essa região costuma ser bem movimentada e o trânsito pode ser mais denso.

Endereço: R. Manuel Carneiro - Santa Teresa

O que fazer em uma escala no Rio de Janeiro - Escadaria Selarón

Aeroporto Santos Dumont 

Se você tem escala no Aeroporto Santos Dumont saiba que tirou a sorte grande! Esse aeroporto está no centro do Rio de Janeiro e por isso as opções para aproveitar a escala são mais diversas e conhecidas do que as do aeroporto Galeão.

1- Museu do Amanhã - 5,3 km 

O Museu do Amanhã é uma ótima opção de o que fazer em uma escala no Rio de Janeiro quando se está no Aeroporto Santos Dumont porque é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade e é relativamente próximo ao Museu do Amanhã. O prédio é um projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e está na zona portuária. Além da arquitetura linda e diferente, você vai ver uma paisagem impressionante e super carioca! O valor da entrada é de R$ 30. 

Endereço: Praça Mauá, 1 - Centro

O que fazer em uma escala no Rio de Janeiro - Museu do Amanhã

2- Praia de Copacabana - 9,2 km 

A menos de 10 km do aeroporto está uma das praias mais famosas do Rio de Janeiro e também considerada um das mais famosas do mundo: a Praia de Copacabana. Se você sonha em caminhar no Calçadão do Rio, a Praia de Copacabana é perfeita para ver aquela vista famosas das praias do Rio e também caminhar no calçadão como um carioca. É onde estão as estátuas famosas da Clarice Lispector, Dorival Caymmi e Carlos Drummond de Andrade.

O que fazer em uma escala no Rio de Janeiro - Praia de Copacabana 

3- Centro Cultural Banco do Brasil - 2,1 km 

O Centro Cultural Banco do Brasil é bem próximo do Aeroporto Santos Dumont então é um ótimo passeio para os fãs de arte. O CCBB Faz parte de uma rede de espaços culturais, denominada Centro Cultural Banco do Brasil, gerida e mantida pelo Banco do Brasil. A única coisa é que ele fica fechado nas terças. 

Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro

4- Theatro Municipal do Rio de Janeiro - 1,6 km 

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro é um dos teatros mais famosos do mundo e é um teatro histórico com arquitetura impressionantes em estilo parisiense de 1909 que conta com apresentações de balé e música clássica, além de tours. Se você não tiver tempo para visitar as apresentações, vale a pena o passeio por ali para admirar a arquitetura do lugar que é mesmo impressionante. 

Endereço: Praça Floriano, S/N - Centro

O que fazer em uma escala no Rio de Janeiro - Theatro Municipal

5- Igreja de Nossa Senhora de Candelária - 2,7 km 

A Igreja de Nossa Senhora de Candelária é um dos principais monumentos religiosos da cidade do Rio de Janeiro. Ela tem mais de 400 anos de história e fica aberta de segunda a sexta das 07h20 às 16h. 

Endereço: Praça Pio X, s/n - Centro

6- Museu de Arte Moderna - 350 m

A atração mais próxima possível do Aeroporto Santos Dumont é o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro que fica a cerca de 350 metros de distância. São cerca de 5 minutos de carro, no Parque do Flamengo, entre o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial e o Aeroporto Santos Dumont. O MAM é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil e conta com programações gratuitas e pagas. 

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo

O que fazer em uma escala no Rio de Janeiro - Museu de Arte Moderna 

7- Museu Histórico Nacional - 1,7 km 

O Museu Histórico Nacional também é bastante perto do Aeroporto e pode garantir algumas horas de distração para a sua escala na cidade maravilhosa com um passeio de cerca de 01 a 02 horas. Ele foi criado em 1922 e reúne um acervo de mais de 348.515 itens, entre os quais a maior coleção de numismática (cédulas, moedas e medalhas) da América Latina. O conjunto arquitetônico que abriga o Museu desenvolveu-se a partir do Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, um dos pontos estratégicos para a defesa da cidade do Rio de Janeiro.

Endereço: Av. Alfred Agache, s/n - Centro

Agora que você já tem algumas opções para saber o que fazer em uma escala no Rio de Janeiro pode aproveitar para conhecer algum lugar da cidade maravilhosa na sua parada! Você recomenda algum lugar para visitar em uma escala no Rio de Janeiro? Deixe nos comentários e ajude outros viajantes! 

Para ter uma viagem ainda mais completa, você pode encontrar no nosso site os melhores passeios e atividades, opções de aluguel de carros e também ônibus, trens e balsas

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??