Viajar já é adentrar em um mundo diferente e conhecer outros costumes, mas, viajar e conhecer museus é submergir ainda mais na história local, aprender e desfrutar da viagem de uma forma diferente e completa. É cultura, na verdade. Separamos uma lista de 10 Museus no mundo que você precisa conhecer.
Os museus surgiram com o intuito de guardar memórias importantes, peças de arte e ainda os avanços da humanidade, por isso, esse tipo de passeio é sempre muito interessante e é possível que, mesmo uma segunda visita a um museu seja completamente diferente e única da anterior. A arte em si se expressa de maneira autêntica em cada novo olhar.
Pensando nos apaixonados por história, cultura e arte, separamos uma lista de museus muito procurados e conhecidos que você não pode deixar de fora do seu roteiro de viagem!
Esses Museus são nomeados no plural por serem um aglomerado de museus que compõem o acervo histórico do Vaticano. Eles contam principalmente a história da igreja católica apresentando obras sacras, esculturas e até mesmo uma parte com múmias e artes rupestres.
Como são muitos museus, obras e artistas, é importante separar também um dia inteiro para fazer esse passeio. Outra dica importante é já ter em mente quais obras quer encontrar para localizá-las com mais facilidade.
Esse é, sem dúvidas, um dos museus mais conhecidos e procurados do mundo. Além da sua fama também é o maior museu do mundo em termos de tamanho com 403 salas de exposição e aproximadamente 35 mil obras entre pinturas, esculturas e antiguidades. Entre as obras mais famosas estão a Mona Lisa de Da Vinci e Vênus de Milo.
O Museu do Louvre foi criado no século 12, mas só se tornou de fato um museu em 1793. Hoje em dia, é considerado um dos principais pontos turísticos da capital francesa e recebe cerca de 10 milhões de visitas por ano. Dica que vale ouro: O ideal é separar pelo menos um dia inteiro para conhecer o Louvre.
O Museu Metropolitano de Arte de Nova York é um dos museus mais diversos em obras. Por ali, o visitante pode encontrar de tudo: desde obras de pintores famosos até armas de guerra e muito mais! O Museu criado em 1870 conta com um acervo de obras e artefatos do período colonial americano, armas e armaduras, arte egípcia, arte decorativa, arte grega e romana, arte contemporânea, músicas, fotografias e diversas pinturas. Entre os artistas mais renomados de seu acervo estão Claude Monet e Vicent Van Gogh.
Diferente dos Museus citados por aqui, o Museu de Anne Frank ou Casa de Anne Frank, é um lugar bem pequeno e modesto, mas muito importante na história do mundo. Foi na casa que hoje funciona o museu que a jovem Anne Frank e sua família judia ficaram escondidos por 2 anos, de 1942 a 1944, durante a invasão nazista na Segunda Guerra Mundial. Hoje, a visita à casa que abrigou a família mostra os pequenos e estreitos cômodos que eles usaram de moradia e esconderijo durante todo esse período. O diário de Anne Frank é considerado um dos documentos históricos mais importantes sobre os relatos do nazismo.
O Museu Britânico, criado em 1753, é o primeiro museu nacional público do mundo. Esse museu é perfeito para os apaixonados por história porque seu acervo é composto por obras, objetos e artefatos da Grécia, Egito, Roma, Oriente Médio e todos os outros. O acervo do museu é de 2 milhões de peças que contam toda a história da humanidade e seus avanços ao longo dos séculos.
O Museu Van Gogh, como o próprio nome já diz, é uma homenagem ao pintor Vicent Van Gogh e por isso, é lar das pinturas que marcaram a história e carreira do artista. Além dos trabalhos produzidos por Vicent também há obras de artistas de sua época.
Em seus três andares o museu tem mais de 200 obras originais do pintor holandês, 500 desenhos e centenas de cartas escritas por Vicent van Gogh. Recentemente, o Museu Van Gogh bateu o recorde de 2,26 milhões de visitantes no ano.
O Museu Nacional da China foi criado em 2003 para contar toda a história dessa nação. Assim, para quem gosta da história das dinastias chinesas, esse passeio é imperdível. O Museu apresenta mais de 1 milhão de itens que contam com esculturas, quadros, fotos, documentos, vestuários e artefatos que fazem parte da formação e desenvolvimento chinês.
O objetivo desse museu é que os visitantes conheçam melhor os processos do país e seus progressos e desenvolvimentos ao longo da história.
O Museu Nacional de História Natural localizado em Washington DC é uma forma de conhecer mais sobre o universo e vida humana. Em seu acervo o museu conta com 125 milhões de itens distribuídos entre plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos e objetos culturais humanos. Uma das principais atrações do museu criado em 1910 é o esqueleto inteiro de um dinossauro T-Rex.
Esse Museu moderno de Xangai apresenta exposições variadas e interativas que possibilitam que seus visitantes façam parte do museu. Entre as atrações estão experimentos físicos, aérea de robôs onde é possível jogar e cantar karaokê, uma área voltada aos animais e outra relacionada a pesquisas espaciais em que é possível fazer experimentos sobre gravidade. Esse museu interativo tem atividades para crianças e adultos.
Entre os inúmeros museus brasileiros, separamos o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para fazer parte da lista de museus pelo mundo. É um museu experimental para que o visitante possa conhecer o passado, as transformações atuais e até mesmo imaginar sobre o futuro. O Museu tem atividades interativas, laboratório para experiências de inovação e um observatório.
Veja também: