Gabrielle Barbosa

5 destinos de águas termais na Argentina para conhecer!

Atualizado em Sábado 18, Junio 2022 Postado em Sábado 18, Junio 2022 em Recomendações de viagem

Você precisa de uma viagem relaxante? Conheça esses 5 destinos de águas termais na Argentina para umas férias de puro relaxamento.

Os destinos de águas termais na Argentina são piscinas naturais de água quente, conhecidas por suas propriedades curativas. Em tempos remotos, civilizações antigas usavam banhos com águas termais para curar doenças e como local de convívio.

Hoje, eles são usados, além disso, como spas para passar um dia de relaxamento e paz.

5 destinos de águas termais na Argentina 

1. Fontes termais do Rio Hondo, Santiago del Estero

As Termas de Río Hondo são as mais famosas do país e, claro, tinham que ser as primeiras desta lista. Río Hondo está localizado às margens do Río Dulce, em cima de lençóis freáticos ricos em sal e minerais. Nem é necessário ir às piscinas das termas para aproveitar as águas termais, basta abrir a torneira.

No local é possível encontrar águas termais carregadas de minerais que afloram através de fraturas no solo em temperaturas que variam entre 27 e 70°C. As águas termais se originam nas chuvas que ocorrem no Nevado del Aconquija, que depois percorrem a terra e entram em grande profundidade, nutrindo-se de minerais e aumentando sua temperatura a uma taxa de 1° a cada 33 metros que descemos.

Os hotéis aproveitam estas águas gaseificadas e oferecem serviços de spa e é o único local termal que se expandiu a cada casa e a cada empreendimento turístico.

5 destinos de águas termais na Argentina - Termas do Rio Hondo

Santiago del Estero é considerada a "Cidade Spa" na Argentina e possui uma grande capacidade hoteleira para oferecer a seus visitantes uma combinação de "saúde e lazer". O clima subtropical da região acompanha temperaturas acima de 23°C, mesmo no inverno, o que a torna um destino atraente durante todo o ano.

Muitas pessoas vão aos hotéis termais da região, para se submeterem a tratamentos específicos de acordo com o diagnóstico clínico médico. Recomenda-se que os primeiros banhos não durem mais de 10 minutos para conseguir uma adaptação gradual do corpo às propriedades da água.

Encontre hotéis em Santiago del Estero 

2. Termas de Cacheuta, Mendoza

Você sabia que em Mendoza, além das vinícolas, existem fontes termais? Muitas pessoas não sabem que esse é um dos destinos de águas termais na Argentina.

Estas piscinas de pedra vulcânica, com águas entre 32° e 42°C, rodeadas de arbustos e cactos, são um verdadeiro paraíso. A cidade é mais focada em diversão e relaxamento do que em tratamentos terapêuticos. A água destas fontes termais provém do derretimento do gelo, que é filtrado a grandes profundidades e ressurge quando colide com a rocha granítica de Cacheuta.

O Parque Aquático Termas Cacheuta está localizado a 38 quilômetros da cidade de Mendoza e possui muitas piscinas em diferentes temperaturas e com diferentes hidroterapias, com serviços de imersão termal, massagens e circuitos de spa.

Encontre passagens aéreas para Mendoza e hotéis em Mendoza 

5 destinos de águas termais na Argentina - Termas de Cacheuta

Além disso, o parque tem 4 escorregadores, ideais para entreter os mais pequenos e churrasqueiras ideais para piqueniques de montanha. Também tem uma loja para comprar comida e restaurantes por perto. Possui dois setores: o nível superior, habilitado durante todo o ano, e o nível inferior, aberto apenas da primavera à Páscoa.

Importante: por protocolo todas as piscinas estão abertas (não há piscinas cobertas).

Conheça um pouco mais sobre Mendoza:

3. Termas de Fiambala, Catamarca

Imerso em seu ambiente único, a 15 km da cidade de Fiambalá em uma ravina da Serra de mesmo nome, na província de Catamarca, as águas termais de Fiambalá possuem quatorze piscinas entre 28°C e 51°C, bar e restaurante com terraço e é ideal para suas férias em destinos de águas termais na Argentina. Está a uma altura de 1.920 metros acima do nível do mar.

5 destinos de águas termais na Argentina - Termas de Fiambalá

Eles são recomendados para o tratamento de reumatismo e artrose, mas na maioria das vezes, seus visitantes os escolhem para passar algum tempo relaxando em um ambiente natural, combinando-os com outras atrações turísticas da região, como La Ruta de los Seismiles e La Rota do Adobe. 

O complexo conta com vestiários, clínica médica, duchas, solário, churrasqueira, mesas, aluguel de roupões e toalhas, camping e mini-pousada.

4. Fontes termais de Carhue, Buenos Aires

A cidade de Carhué está localizada a oeste da Província de Buenos Aires, no distrito de Adolfo Alsina, 520 km da Cidade de Buenos Aires.

Carhué participou do turismo que recebeu Villa Lago Epecuén, um dos destinos mais turísticos da Argentina até a década de 1980, que depois de uma enchente, ficou submerso. Carhué tornou-se um circuito termal ao redor do Lago Epecuén, que tem um alto índice de mineralização.

As águas do Lago Epecuén têm uma concentração entre 180 e 200 gramas de sal por litro, mais de quatro vezes a encontrada no mar, transformando o Lago em um flutuador natural e tornando suas águas comparáveis ​​apenas às do Mar Morto em o Oriente Médio. A água é transportada para os hotéis e utilizada em piscinas, banhos termais, spa e tratamentos de beleza.

5 destinos de águas termais na Argentina - Termas de Carhué

Milhares de turistas aproveitam as praias e balneários de Carhué e as águas do Lago Epecuén. Há muitas opções para aproveitar as águas de Carhué: desde hotéis com banhos termais, até luxuosas piscinas aquecidas cobertas e ao ar livre, tratamentos faciais com lama e cremes do Lago Epecuén e massagens relaxantes.

As águas do Lago Epecuén geram intenso relaxamento muscular produzido pela combinação de pressão hidrostática e alta carga mineral, que agem sedativamente, induzindo ao sono e a um despertar agradável. Os tratamentos de saúde e beleza incluem banhos termais, duchas escocesas, banhos finlandeses, jacuzzis, tratamentos faciais e muito mais.

Encontre passagens aéreas para Buenos Aires e hotéis em Buenos Aires .

5. Termas Federação, Entre Ríos

Na zona costeira, na província de Entre Ríos, encontra-se este complexo de águas termais que emergem a mais de 1.200 metros de profundidade, do Aquífero Guarani, com temperaturas que chegam aos 42°! Esse é um lugar perfeito para ser um dos destinos de águas termais na Argentina que você pode colocar no seu roteiro de viagem. 

O Parque Termal de Federación está localizado dentro da área urbana da cidade, a poucos quarteirões do Shopping Center e às margens do Lago Salto Grande. Dentro do parque termal é possível escolher uma zona de relaxamento com piscinas interiores e diferentes temperaturas, ou uma zona de lazer com piscina semi-olímpica.

É ideal para famílias que viajam com crianças, pois possui parques aquáticos abertos durante a temporada de verão, com divertidos toboáguas e piscinas de ondas. A água dessas fontes termais é cristalina e poderosa e emerge de uma profundidade de 1.268 metros, pertencente ao chamado Aquífero Guarani. Nas Termas de Federación, 450 mil litros de água fluem por hora, a uma temperatura constante de 42,5º C, com uma pressão de quase 6 kg por centímetro quadrado.

5 destinos de águas termais na Argentina - Termas Federación

O parque é dividido em um setor passivo e recreativo. O setor passivo possui 3 piscinas, uma delas coberta com hidrojato, com temperaturas entre 37º e 41º C com bancos submersos, vestiários, chuveiros, bancos e cabides.

Por outro lado, o setor recreativo conta com uma piscina semi-olímpica, com 400 metros de extensão e profundidade ideal para banho, 37º C (que no verão é aliviada com água fria para tornar seu uso mais agradável), pátio de ducha e cabine de salva-vidas; e outra piscina coberta com temperatura de 41º e profundidade em forma de declive de 1,50mts em 0,90cm. Anexado a este é um pátio de chuveiro com 12 jatos.

O setor se completa com um espaço dedicado à recreação, com jogos para diferentes idades, e um Mini Museu sobre a história do primeiro poço termal da Mesopotâmia Argentina. Existem também setores específicos para crianças, com profundidades inferiores a 0,70cm e um setor para pessoas com mobilidade reduzida, com piscina de 40m2 e profundidade entre 0,70cm. e 0,75cm com rampa de entrada e escada de 2,90m. ampla com grade metálica em toda a sua extensão.

E claro, como todas as termas, tem um setor terapêutico composto pelo agradável Spa.

Quais desses destinos de águas termais na Argentina já é o seu favorito? 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??