Gabrielle Barbosa

Coronavírus: atualização cancelamento dos voos

Atualizado em Jueves 4, Noviembre 2021 Postado em Jueves 4, Noviembre 2021 em Noticias

Informações atualizadas em 04/11/2021.

Já havíamos falado por aqui sobre as políticas de cancelamento e alteração de voos e mais uma vez as companhias aéreas atualizaram suas políticas de cancelamento e alterações de passagens aéreas nacionais devido a pandemia do coronavírus. 

As novas políticas são válidas tanto para passagens pagas em dinheiro como para passagens aéreas resgatadas com milhas de viagens, de acordo com a validade das milhas e pontos. 

Para quem comprou a passagem aérea através de uma agência de viagem, o ideal é entrar em contato com a empresa em que a compra foi efetuada.

GOL

A nova política da GOL flexibiliza ainda mais remarcações e cancelamentos e a regra passa a valer para destinos nacionais e destinos internacionais. 

A isenção de taxa de cancelamento ou de mudança de destino é de acordo com o tipo de passagem aérea escolhida. Em alguns casos a isenção é completa e em outros é parcial. Para ver de acordo com o seu tipo de passagem aérea, confira a tabela da Gol

A recomendação é que as modificações sejam feitas através do site da companhia aérea ou aplicativo para celular da GOL e assim evitar o congestionamento da Central de Atendimento da empresa.

Azul

As modificações da Azul são para passagens nacionais previstos até 30 de setembro de 2020. As alterações poderão ser realizadas sem pagamento de taxa de alteração, mas com possível taxa de diferença tarifária. As reservas poderão ser canceladas sem custo de cancelamento e ficam como crédito para uma compra futura com validade de um ano a partir da emissão do bilhete.

LATAM

Você pode fazer alterações em sua viagem se a passagem que você comprou permitir. A taxa superior permite que as alterações sejam feitas sem penalidade. No caso do Light ou Plus você pode fazer alterações antes do voo, mas terá que pagar multa e, se for o caso, a diferença de tarifa. No caso do Basic, você não poderá fazer alterações antes do seu voo, exceto se estiver viajando dentro do Peru. Nesse único caso, você poderá fazer alterações, mas terá que pagar uma multa e, se for o caso, a diferença de tarifa.

Aerolineas Argentinas 

Passageiros com tickets até 7 de novembro de 2021 desde ou até todos os destinos poderão realizar a primeira troca sem taxa de penalidade, precisando pagar apenas a diferença de tarifas se houver. Se a passagem foi comprada em uma agência de viagem, a mudança deverá ser tramitada com a agência. Se a troca é de destino, o destino novo deverá ser a um lugar que pertença a mesma rede de voos que a original.

Para entrar em contato a Aerolineas Argentinas disponibiliza a Central de Atendimento 0800 761 0254, o número de Whatsapp +54 9 11 4940 4798 ou através do site da companhia. 

Aeromexico 

Ele permite fazer uma alteração sem custo (diferença de tarifa aplicável) até 1 ano a partir da data de compra original da passagem para viajar dentro desse ano. Também é possível solicitar o reembolso por meio de voucher eletrônico (EMD), no valor de 115% da tarifa paga antes dos impostos. Esta política não se aplica à tarifa básica. Se você comprar em uma agência de viagens física ou virtual ou em uma loja de viagens Aeroméxico, entre em contato com eles. Mais informações no site da Aeroméxico. 

Air Canada 

Até 31 de dezembro de 2021, caso deseje alterar seu voo, não será aplicada a taxa de alteração. Depois de 31 de dezembro de 2021, você poderá fazer alterações sem custo adicional. Se a sua nova tarifa tiver um preço mais alto, você só terá que pagar a diferença da tarifa original. Se você precisar cancelar uma reserva, o valor total pode ser transferido para um voucher de viagem da Air Canada, que nunca expira e é totalmente transferível, ou pode ser convertido em pontos Aeroplan com um bônus de 65%.

Central de Atendimento: (11) 3254 6630, (21) 2220 5343 , 0800 770 9250. Ou acesse o site da cia aérea. 

Air Europa 

Passageiros com voos até 30 de abril poderão remarcar suas passagens para até 15 de junho, podendo alterar também o destino com pagamento de possível diferença tarifária. Também é possível reembolso do valor em crédito para compra futura que poderá ser utilizado em até um ano após a emissão do voo original. O voucher de crédito pode ser solicitado no site da empresa.

Air France 

Reservas até 31 de maio poderão ser remarcadas sem taxas até 30 de setembro e as viagens deverão ser feitas até 30 de novembro. Em caso de solicitação de reembolso, o passageiro receberá um crédito que poderá ser utilizado em voos da Air France, KLM, Delta ou Virgin Atlantic. 

Alitalia 

Para todas as passagens compradas até 14 de outubro de 2021 para voos programados antes de 14 de outubro de 2021 (última data de retorno), está prevista a mudança gratuita em todas as tarifas. A alteração deve ser solicitada antes da data de saída da viagem ou mesmo depois, desde que o passageiro cancele a reserva do voo antes da partida. A alteração da reserva não inclui a aplicação de tarifas para todos os tipos de tarifas e classes de serviço. Em caso de alteração na data de partida, um suplemento de tarifa pode ser aplicado se a classe de reserva original não estiver disponível.

Confira mais informações no site da Alitalia

American Airlines 

Nenhuma taxa de alteração é cobrada para todos os voos domésticos, internacionais de curta distância e voos internacionais selecionados de longa distância nas tarifas de Cabine Premium, Econômica Premium e Cabine Principal. As tarifas da classe econômica básica adquiridas a partir de 1º de abril de 2021 não são reembolsáveis ​​e não podem ser modificadas.

A central de atendimento atende no 3004 5000. 

Delta 

Para aqueles que viajam na Delta Basic Economy em breve, até 31 de dezembro de 2021, eles podem fazer alterações em seu próximo voo. Embora os bilhetes da Classe Econômica Básica normalmente não possam ser alterados, você pode ajustar suas viagens qualificadas sem pagar uma taxa de alteração. Se houver diferença de preço, será aplicada a diferença de tarifa. Eles também podem cancelar sua viagem e receber um crédito eletrônico no valor de sua passagem não utilizada, que deve ser refeita antes de 31 de dezembro de 2022, inclusive.

 Para saber se você tem direito - visite esta página.

Emirates 

O voo pode ser alterado gratuitamente para viagens até 36 meses a partir da data original da reserva, para voos adquiridos até 01/04/2021 inclusive, com data de viagem até 31/12/2021 inclusive. Todos os bilhetes emitidos a partir de 01/04/2021 terão validade automática para viagens por 24 meses. Uma taxa de câmbio ou diferença de taxa pode ser aplicada se você decidir alterar a data ou destino de sua reserva.

Entre em contato através do e-mail [email protected], 0800 770 2130 ou através do site da empresa.

Flybondi 

Se quiser modificar o seu bilhete de 01/07/2021 a 31/08/2021, tendo em conta que estão excluídos os feriados, não terá qualquer penalização mas sim se será aplicada uma diferença tarifária.

 Para cancelamentos é necessário enviar um e-mail para [email protected] e as remarcações são feitas no site da empresa. 

Iberia 

Você pode alterar a data, hora e origem / destino sem penalidade em qualquer voo na reserva da área de gestão da sua reserva antes da data de check-in do voo que você não poderá fazer, ou provar a condição que o impede de voar do centro de atendimento ao cliente. A mudança não terá nenhum custo adicional se for feita no mesmo valor. Caso o faça sobre outra tarifa de valor superior, apenas terá que pagar o valor da diferença da tarifa.

KLM

A companhia oferece remarcação sem custo para viagens até 31 de maio com a possibilidade de remarcação até 30 de novembro. Os clientes também poderão solicitar crédito para usar em voos da Air France, KLM, Delta ou Virgin Atlantic. Confira o site da companhia. 

JetSmart

Se você comprou entre 21 de abril de 2021 e até 7 de novembro de 2021 e seu voo não foi reprogramado ou cancelado, você pode alterar a data sem pagar uma taxa de alteração, pagando a diferença se houver (até 12 meses após a data original de vôo). Se você não sabe quando viajar, pode solicitar o reembolso com um Vale-presente para voar até 30 de junho de 2022. A remarcação pode ser feita no site da companhia.

Lufthansa

As alterações podem ser feitas gratuitamente, mas se aplica uma diferença de taxa, se houver. Deve ser feito antes da data do voo original. Todos os bilhetes emitidos antes ou em 31 de julho de 2021, com data de viagem entre 1º de fevereiro de 2020 e 31 de agosto de 2021, podem ser resgatados uma vez para uma nova viagem, incluindo alterações na classe de viagem, na viagem, no aeroporto de partida ou de destino. A nova viagem deve começar com prazo final de 31 de julho de 2022. Para isso, deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento ou agência de viagens antes de 31 de outubro de 2021, com o número do bilhete em mãos.

Norwegian

Bilhetes emitidos até 22 de março com data para voar até 30 de novembro poderão ser remarcados sem taxa. Mais informações no site da Norwegian ou na central de atendimento (21) 3500 0451.

Avianca Internacional 

Para compras feitas até 19 de outubro de 2021, independentemente da data do voo, até 3 alterações podem ser feitas sem multa (diferença de tarifa aplicável) para reprogramar antes da data do voo original para voar até 31/12/2021. Se você não deseja viajar na data original de sua passagem, pode deixar sua reserva aberta e, assim, remarcar seu voo mais tarde.

Copa Airlines 

Para novas compras até 31/08/2021 com datas originais de viagem até 30/06/21, você pode manter sua passagem e planejar para mais tarde sem encargos adicionais ou solicitar reembolso, para viajar até 31/12/2021. Também permite que você modifique a origem ou o destino de sua viagem, isentando a taxa de alteração, mas você terá que pagar a diferença de tarifa se for o caso.

British Airways 

Não há cobrança de despesas de gerenciamento de reservas relacionadas a alterações devido à mudança de data, embora você tenha que pagar a diferença em relação à tarifa. Isso se aplica a reservas feitas em ou após 3 de março de 2020 para viagens a serem concluídas até 31 de agosto de 2022.

Ethiopian Airlines 

Os bilhetes emitidos entre 01/03/2021 e 31/01/2022 podem mudar de data gratuitamente uma única vez. Você pode ficar com a passagem para viajar até 31/12/2021. Qualquer diferença na tarifa aérea ou impostos aplicáveis ​​resultantes de uma mudança na classe de reserva e sazonalidade deve ser paga.

Qatar Airways

Ele permite várias alterações de datas e destinos sem custo para voos até 31 de maio de 2022. Você também pode solicitar o reembolso na forma original de pagamento.

Sky Airlines 

Você poderá fazer alterações de data ou destino sem penalidades, pagando apenas a diferença de tarifa, impostos ou taxas de embarque se for o caso. Além disso, você não paga multa por mudanças de data ou destino se sua nova data de viagem for até 12 meses a partir do início da viagem original.

United 

Todas as viagens internacionais podem ser alteradas sem taxas de alteração se o bilhete for emitido antes de 31 de dezembro de 2021. Os bilhetes da Econômica Básica só podem ser alterados se forem emitidos antes de 31 de dezembro de 2021, para viagens com início antes de 31 de dezembro de 2021. 31 de dezembro de 2021 .

Voos cancelados e outras recomendações

As companhias aéreas recomendam que os passageiros com voos cancelados entrem em contato através do site ou aplicativo da companhia. Vale lembrar que devido a alta procura, o atendimento telefônico pode demorar e o sistema pode ficar congestionado. Por isso, é recomendado que apenas passageiros com voos nas próximas 72 horas façam o contato por telefone.

Leia também:

Eventos cancelados pelo coronavírus

Coronavírus: cancelamentos ou remarcações

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??