Palermo: o bairro mais cool de Buenos Aires!

Se você deseja conhecer ou se hospedar em um bairro descolado, cultural, artístico e gastronômico, com muito contato com a natureza e opções de lazer então você precisa conhecer Palermo em Buenos Aires!
Esse é um dos maiores bairros da capital argentina e também é o queridinho de quem busca não só todas as comodidades que ele tem a oferecer, mas também a autenticidade e segurança que você vai encontrar por ali. Conheça um pouco mais sobre esse bairro da capital argentina.
Como surgiu o bairro Palermo
Um dos principais polos de Buenos Aires, Palermo é um bairro eclético que tem opções para todos os tipos de turistas e também para os moradores locais que buscam por bons restaurantes, passeios ao livre e arte.
Palermo surgiu em 1836 quando o militar e político Juan Manoel de Rosas adquiriu algumas terras na região conhecida hoje e construiu sua casa por ali. Com a presença de uma pessoa ilustre, logo o bairro foi tomando formas e surgiu um colégio militar, uma escola naval, uma escola de artes e pontos comerciais pelo local.

Encontre passagens aéreas para Buenos Aires
Em 1875 foi inaugurado o parque 3 de Febrero, conhecido como Bosques de Palermo, um dos principais atrativos turísticos do bairro e também de toda cidade de Buenos Aires. Bosques de Palermo é um espaço com mais 80 hectares e que, quando florido, é cenário das fotos mais lindas na capital!
Além do Bosques de Palermo, a região também conta com o Jardim Botânico, o Ecoparque, o Rosedal e o Jardim Japonês seguindo essa linha de pontos turísticos para quem ama parques, natureza e passeios ao ar livre!
Subdivisões do bairro
Palermo é o maior bairro de Buenos Aires e por isso é dividido em alguns sub bairros. São eles: Palermo Soho, Palermo Hollywood, Palermo Botânico, Palermo Chico e outros menos informais. Cada um desses bairros, apesar de serem todos o mesmo bairro e por isso guardarem o ar descolado e cool, têm suas peculiaridades. Conheça um pouco mais sobre eles:
Palermo Soho

Palermo Soho é um dos bairros mais procurados em Buenos Aires e é onde você provavelmente vai encontrar maior movimento. É bastante moderno, com lojas de moda, decoração e onde está a Plaza Serrano, uma praça bastante turística e com feira aos fins de semana. É um lugar para explorar cafés fofos, restaurantes diferentes e é um lugar para aproveitar tanto a vida diurna como noturna. Carrega esse nome Soho, como uma referência ao bairro de Nova York.
Palermo Hollywood
Junto com Palermo Soho está o charmoso Palermo Hollywood. Tem esse nome porque é endereço de canais de televisão e escritórios de produtoras de cinema. Também é um lugar para aproveitar para conhecer boas cafeterias, experimentar as dezenas de restaurantes e é uma área bem jovem. É perfeito para quem quer aproveitar a vida noturna e conhecer bares, boates e pubs.
Palermo Botânico ou Bosques de Palermo
A região dos parques é conhecida como Palermo Botânico. É por ali que você vai encontrar os famosos parques e bosques, que são excelentes opções para um piquenique, uma tarde tranquila e muitas vezes, passeios gratuitos.
Palermo Chico
Podemos dizer que Palermo Chico é uma região mais luxuosa. Faz divisa com a Recoleta, outro bairro mais elitizado, e tem mansões e prédios que valem o passeio. É lar de celebridades e empresários argentinos.
Passeios ao Ar Livre
Passeios ao ar livre são uma delícia! E por Palermo é possível fazer vários desses, muitos gratuitos ou com um valor bem pequeno. A região conhecida como Bosques de Palermo é na verdade um conjunto de parques. Alguns destaques que não podem fazer na sua viagem para Buenos Aires são:
1- Ecoparque
O Ecoparque fica onde era o antigo zoológico de Buenos Aires. É uma praça com diversos tipos de árvores e também com animais como patos.
Horários: terças a domingos das 10 às 17h. Entrada gratuita. Acesso pela Plaza Italia e pela Av. Del Libertador.
2- Rosedal

El Rosedal ou Parque das Flores é onde você vai encontrar jardins floridos - isso, claro, na época certa -. Por lá também tem um lago, passeio de pedalinho e mármores com bustos de escritores que dão um charme para o local. A melhor época para essa visita é de outubro a novembro, por se tratar da primavera na Argentina.
Horários: Terça a domingo das 10h às 18h sendo que as entradas são até às 17h. Entrada gratuita.
3- Jardim Japonês

O Jardim Japonês, como o próprio nome já diz, é inspirado nos jardins do Japão.
Horários: das 10h às 18h35 todos os dias. Entrada antecipada: 290 pesos argentinos.
4- Jardim Botânico
O Jardim Botânico conta com mais de 5 mil espécies de árvores e plantas. Tem estufas e jardins estilo francês, oriental e romano e é considerado Patrimônio Histórico Nacional.
Horários: Terça a domingo das 09h às 18h sendo que as entradas são até 17h35 e as entradas são gratuitas.
Passeios culturais
Além dos passeios de contato com a natureza, Palermo tem muitas opções para turistas que desejam um pouquinho de arte e cultura. Uma boa pedida também é gastar algumas horas caminhando pelas ruas do bairro para ver as paredes e muros coloridos pintados por artistas locais.
1- Planetário

O Planetário Galileu Galilei em Buenos Aires é um passeio super interessante. Por lá você vai aprender sobre planetas, estrelas e ter um dia diferente na capital. Além disso, a externa é bem bonita e vale o passeio.
Horários: das 09h20 às 17h durante a semana e de 12h às 17h nos finais de semana. A entrada custa 200 pesos argentinos e deve ser comprada online.
2- Hipódromo
O Hipódromo é um dos lugares turísticos da região. É importante pela construção arquitetônica que chama atenção e, claro, pelos eventos que acontecem por lá. Mas é preciso ficar de olho no site oficial do Hipódromo para saber quando acontecem as corridas de cavalo, que não são diárias. A entrada é gratuita.
3- Malba
O Malba, Museu de Arte Latinoamericana, é um passeio indispensável para quem gosta de arte. Tem obras fixas como da artista mexicana Frida Kahlo, da brasileira Tarsila do Amaral e outros nomes e também exposições itinerantes. Fica em uma área nobre e super bonita do bairro.
Horários: de quarta a segunda das 12h às 20h e as entradas custam 500 pesos argentinos, exceto nas quartas, que o valor é de 250 pesos argentinos.
4- Museu da Evita
O Museu Evita foi inaugurado em 2002 como uma homenagem à ilustre Evita Perón e tem peças de roupas, decoração, artigos pessoais e familiares dessa importante figura argentina.
Horários: Terça-feira a domingos das 11 às 19 h.
5- Mural da Frida
O Mural da Frida é algo que você precisa ver de perto! Fica em Palermo Hollywood e é uma arte que ficou bem conhecida. Além dessa, existem muitos outros murais e pinturas na região que valem uma foto!
Endereço: Avenida Dorrego, 1600 - perto do Mercado das Pulgas.
Comida, hospedagem e outros interesses
É difícil escolher apenas alguns lugares nesse bairro tão extenso então a dica é se aventurar. Por lá você vai encontrar a Pani, a La Panera Rosa e uma infinidade de outros cafés locais e deliciosos para aproveitar seu passeio por Palermo, assim como bons restaurantes charmosos.
Palermo também é uma excelente região para buscar por hotéis em Buenos Aires, com boas opções de linhas de ônibus e metrô por todo canto.