Melhores passeios e lugares para conhecer em Curitiba

Gabrielle Barbosa
Atualizado em Lunes 6, Marzo 2023 Postado em Lunes 6, Marzo 2023 em Recomendações

Curitiba é uma linda cidade no Brasil, a capital do estado do Paraná e que oferece aos viajantes muito para ver e fazer. Desde seus impressionantes parques e jardins até seus interessantes museus e monumentos históricos, Curitiba definitivamente merece uma visita. Então, se você está planejando uma viagem e busca saber os melhores lugares para conhecer em Curitiba, esse post pode te ajudar!

Você pode se interassar:

Aproveite e busque passagens aéreas baratas para Curitiba

Qual a melhor época para visitar Curitiba?

A melhor época para visitar Curitiba é a primavera, quando o clima é ameno e as flores desabrocham.
Visitar Curitiba na primavera é imperdível! Não só o clima oferece temperaturas amenas, perfeitas para explorar tudo o que a cidade tem a oferecer, mas você também vai poder aproveitar parques e pontos turísticos floridos, o que vai deixar sua viagem ainda mais charmosa e bonita. A beleza da natureza e o charme da cidade se unem para criar uma experiência única verdadeiramente espetacular!

Aproveite também para buscar hotéis em Curitiba

Lugares para conhecer em Curitiba - atrações turísticas

Curitiba é uma ótima cidade para diferentes tipos de turistas. Se você busca uma viagem luxuosa, vai encontrar opções de lugares mas se busca uma viagem mais econômica também vai encontrar lugares para conhecer em Curitiba, principalmente porque muitas atrações são gratuitas. Confira alguns passeios e atrações que devem estar no seu roteiro de viagem:

Jardim Botânico

Explorar o Jardim Botânico, um dos jardins mais incríveis do Brasil, é uma obrigação absoluta durante uma visita a essa cidade. Você vai se maravilhar o vasto conjunto botânico e as belas fontes enquanto passeia pelos caminhos floridos.

O Jardim Botânico hoje em dia é um espaço bem completo, tendo espaços para piqueniques ou ainda um café para que você possa aproveitar algumas horas nesse que é um dos principais pontos turísticos da cidade. Aproveite para ver: Café no Jardim Botânico é nova opção em Curitiba.

Melhores lugares para conhecer em Curitiba 

Parque Tanguá

Entre os inúmeros pontos de interesse na cidade, está o Parque Tanguá. É um ótimo lugar para ter contato com a natureza, descansar, fazer piquenique ou até mesmo fazer atividade física. Além disso, tem um mirante que vai garantir uma vista linda do pôr do sol.

Esse não é o único parque famoso na cidade e aqui te contamos mais 8 parques em Curitiba para aproveitar a cidade .

Melhores lugares para conhecer em Curitiba 

Parque das Pedreiras

Este parque é conhecido por suas cachoeiras e trilhas para caminhadas, sendo um local de beleza natural e tranquilidade perfeito para escapar da agitação da cidade e apreciar a natureza. Além disso, o parque também é conhecido por sua biodiversidade, incluindo muitas espécies de plantas e animais nativos da região. Para quem viaja com crianças, esse é o lugar ideal para piqueniques, caminhadas ao ar livre e outras atividades com os pequenos.

Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som de Curitiba é uma instituição cultural dedicada à preservação e exibição da história da cultura e da mídia em Curitiba. Com suas exposições interativas e interessantes, o museu é um ótimo lugar para aprender sobre a evolução da mídia na região, desde a época da rádio até a era digital. Além disso, oferece programas educacionais para crianças e adultos, bem como apresentações ao vivo de música, teatro e dança. Se você estiver procurando por uma atividade cultural emocionante e interativa, o Museu da Imagem e do Som é uma visita obrigatória.

Melhores lugares para conhecer em Curitiba 

Palácio Avenida

O Palácio Avenida é um imponente prédio de estilo neoclássico localizado no centro de Curitiba. Construído em 1940, o edifício foi projetado como um centro de entretenimento, com teatros, salões de dança e espaços para eventos sociais. Hoje, o Palácio Avenida é um importante patrimônio histórico da cidade, abrigando eventos culturais e corporativos, além de ser uma atração turística popular. Com sua arquitetura elegante e detalhes artísticos, é uma importante parte da cultura e história de Curitiba e vale a pena visitar e observar seus detalhes. É onde também acontece o famoso espetáculo de Natal de Curitiba.

Melhores lugares para conhecer em Curitiba 

Museu do Olho

Para os amantes de arquitetura, o Museu do Olho em Curitiba é uma preciosidade! A obra é de Oscar Niemeyer e é o maior museu de arte da América Latina. Ele é impressionante pelo seu tamanho e também pelo seu formato que é o motivo do nome.

Por lá, são três andares com obras de artistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e mesmo o Oscar Niemeyer. Entre os melhores lugares para conhecer em Curitiba, esse museu está entre as atrações favoritas de viajantes que amam arte e cultura.

Aproveite para saber mais sobre esse museu nesse post: Vai visitar Curitiba? Você precisa conhecer o magnífico Museu Oscar Niemeyer, o Museu do Olho.

Melhores lugares para conhecer em Curitiba 

Ópera de Arame

A Ópera de Arame, é um dos lugares mais impressionantes devido a sua beleza e arquitetura além de ser um importante centro de apresentações culturais da cidade. Com sua estrutura de arame e vidro, é um dos principais marcos arquitetônicos da cidade e oferece uma ampla gama de espetáculos, incluindo ópera, ballet, teatro e música. Com uma capacidade para mais de 3.000 espectadores, a Ópera de Arame é um dos mais importantes teatros do estado do Paraná e atrai turistas de todo o mundo para desfrutar de sua arquitetura única e do excelente calendário de apresentações.

A dica é ficar de olho no site do Ópera de Arame para saber a programação. Atualmente para entrar no lugar é cobrado ingresso de R$ 15 inteiro e R$ 7,50 para estudantes.

Melhores lugares para conhecer em Curitiba 

Mercado Municipal de Curitiba

Visitar mercados é um passeio que pode ser bem divertido e interessante e com o mercado municipal de Curitiba não é diferente. Ele é uma importante atração turística e um ponto de encontro para os moradores da cidade. Foi fundado em 1929 e oferece uma ampla seleção de produtos frescos, incluindo frutas, verduras, carnes e peixes, além de uma ampla variedade de comidas típicas da região. Também é um lugar para compras e para apreciar a cultura local, com música ao vivo e outras formas de entretenimento. Com sua arquitetura única e história rica, é um dos lugares para conhecer em Curitiba e ter uma ótima viagem!

Saiba mais: Apaixone-se pelas cores e sabores do Mercado Municipal de Curitiba 

Excursão para Ilha do Mel

Curitiba não tem praias, mas está perto de uma das praias mais lindas do Paraná, é a Ilha do Mel. E se você tem alguns dias a mais na cidade, uma boa opção é fazer um tour para esse paraíso. Nessa opção de passeio saindo do seu hotel, você vai fazer uma viagem de carro e depois de barco. Uma experiência muito legal para as férias!

Melhores lugares para conhecer em Curitiba 

Veja outros passeios e atividades em Curitiba

Com sua história rica, cultura vibrante e atrações turísticas, Curitiba é uma cidade incrível para explorar. Não importa o que você goste de fazer, você encontrará lugares




Aéreos

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica