Renata Coelho Mastandrea

5 destinos de turismo sustentável no Brasil

Atualizado em Martes 17, Agosto 2021 Postado em Martes 17, Agosto 2021 em Recomendações de viagem

O Brasil está cheio de maravilhas naturais e aqui vamos te mostrar 5 destinos de turismo sustentável que você precisa conhecer no Brasil. O Turismo Sustentável é uma modalidade de viagem que preza pelo meio ambiente e pela manutenção dos recursos naturais e sociais da região, enquanto promove o crescimento da atividade econômica e a atração dos turistas proporcionando novas experiências aos viajantes e contribuindo para manter os pequenos negócios vivos, além de proteger a tradição de diversas famílias do interior do país. 

A sustentabilidade é prioridade para brasileiros e uma pesquisa realizada para mostrar o perfil do viajante brasileiro em relação ao perfil de viajantes globais mostrou que 61% dos jovens brasileiros estão mais preocupados em ficar em acomodações com um conceito sustentável e ainda que 65% dos jovens levam em conta como os passeios podem impactar o meio ambiente. 
 

5 destinos de turismo sustentável que você precisa conhecer no Brasil

 

Outro dado importante mostrou que 89% dos brasileiros estão em busca de relaxamento mental e tem essa questão como motivação para realizar uma viagem.  Segundo a Organização Mundial do Turismo, essa modalidade deve “economizar os recursos naturais raros e preciosos, principalmente a água e a energia, e que venham a evitar, na medida do possível, a produção de dejetos”. 
 

A pesquisa afirmou que enquanto os viajantes globais priorizam a segurança pessoal para definir o destino, os viajantes brasileiros se preocupam mais com lindas paisagens naturais reforçando ainda mais o desejo dos jovens brasileiros de estabelecimento de contato com a natureza e de ações de sustentabilidade.

Segundo os dados, 61% dos brasileiros não estão interessados em lugares extremamente turístico e 58% dos viajantes buscam por acomodações de fácil acesso para reduzir a pegada de carbono e possibilitando a utilização de veículos elétricos, transporte publico, bicicleta e até mesmo caminhadas. 

 

5 destinos de turismo sustentável pelo Brasil que você precisa conhecer 


Bonito - Mato Grosso do Sul
 

Eleito com um dos melhores destinos de turismo sustentável do mundo, o município de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, é uma ótima opção no interior do Brasil e conta com valores bastante atrativos. Com suas paisagens de tirar o fôlego, os turistas também contam com diversas opções de ecoturismo pelas cavernas, grutas e lagos com águas cristalinas. Para preservar o meio ambiente, existe um sistema digital que controla o número de visitantes para as principais atrações. Encontre passagens aéreas para Bonito

 

Turismo sustentável em Bonito.
Bonito - Mato Grosso do Sul.


Fernando de Noronha – Pernambuco
 

Outra opção de turismo sustentável no Brasil, Fernando de Noronha fica localizada no litoral do estado do Pernambuco e chama a atenção pela beleza paradisíaca. A ilha é o destino dos sonhos dos amantes da natureza e possui controle de visitantes, para que o número de pessoas no local não se torne muito alto e afete a fauna e a flora das ilhas. Lá é possível aproveitar as praias, mergulhar e conhecer a vida marinha, fazer trilhas e, claro, curtir as belezas que só Noronha tem. Encontre passagens aéreas para Fernando de Noronha

 

Turismo sustentável Fernando de Noronha.
Fernando de Noronha – Pernambuco

 

Reserva Mamirauá – Amazonas
 

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM) foi criada em 1990 como Estação Ecológica pelo Governo do Estado do Amazonas.
Localizada próximo ao curso do Rio Solimões, a reserva abrange os municípios de Maraã, Jutaí Alvarães, Tefé, Uarini e Fonte Boa, no coração da Floresta Amazônica, e consiste, basicamente, no ecoturismo para conhecer mais sobre as comunidades ribeirinhas e a fauna local. 

Conhecer a região da Reserva Mamirauá é um passeio obrigatório. Abrigando a maior extensão de floresta alagada do mundo, é possível vivenciar uma experiência inesquecível e com vegetação única. Encontre passagens aéreas para Manaus

 

Reserva Mamirauá – Amazonas.
Reserva Mamirauá – Amazonas.

 

Socorro São Paulo


A cerca de 130 km da capital paulista, Socorro é uma ótima alternativa para quem quer fugir do estresse urbano, mas também para quem gosta de se aventurar. A cidade possui um grande número de cachoeiras e grutas, além da possibilidade de fazer trilhas, arvorismo, mergulho, rafting e muito mais. 

Uma opção de hospedagem para toda a família é o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, que oferece infraestrutura de lazer completa e é certificado como: hotel acessível, seguro para práticas de turismo de aventura; e PET friendly (pode levar seu bichinho). Encontre passagens aéreas para São Paulo
 

Grutas dos anjos, Socorro, São Paulo.
Socorro, São Paulo.

 

Parque Estadual Ibitipoca Minas Gerais


O parque conta com toda uma infraestrutura voltada para o turismo sustentável, permitindo que seus visitantes tenham contato com a natureza local: cachoeiras, lagos, grutas e diversos tipos de trilhas. O Parque Estadual do Ibitipoca conta com medidas restritivas quanto a número de visitantes e no parque está um dos mais famosos circuitos e ponto para fotos: a Janela do Céu. Também é possível acampar por lá. Encontre passagens aéreas para Belo Horizonte.
 

Parque Estadual Ibitipoca – Minas Gerais.
Parque Estadual Ibitipoca Minas Gerais.


E, aí curtiu esses 5 destinos de turismo sustentável no Brasil? Qual desses você já conhece?

Veja também:

5 glampings para conhecer no Brasil
5 destinos para fazer motorhome
Onde fazer mergulho em Cancún 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??