Coronavírus: Brasil fecha fronteiras - Post atualizado 28/03/2020 - Brasil fecha fronteiras aéreas para estrangeiros de todas as nacionalidades.
"O governo brasileiro decidiu ampliar a todas nacionalidades a restrição à entrada de estrangeiros por via aérea. O ingresso de não brasileiros por via aérea já estava proibido por 30 dias para aqueles que viajavam ao Brasil de todos países membro da União Europeia e de alguns locais da Ásia.
A medida agora foi estendida a todos os países. A mesma não se aplica a brasileiros e a estrangeiros nos seguintes casos: imigrante com residência de caráter definitivo, por prazo determinado ou indeterminado, no território brasileiro; profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado; funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro; estrangeiros que seja cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro; estrangeiro cujo ingresso seja autorizado especificamente pelo governo brasileiro em vista do interesse público; e portador de Registro Nacional Migratório.
É importante dizer também que as regras não são aplicadas para transporte de cargas e para passageiro em trânsito internacional, desde que não saia da área internacional do aeroporto e que o país de destino admita seu ingresso, e pouso técnico para reabastecer, quando não houver necessidade de desembarque de passageiros das nacionalidades com restrição."
Foi anunciado pelo governo brasileiros o fechamento das fronteiras para estrangeiros. A partir de segunda-feira, dia 23 de março, está proibida a entrada de estrangeiros de 30 países no Brasil. A medida será válida por um período de 30 dias, podendo ser reavaliada depois desse período.
Confira os países com restrições de entrada em solo brasileiro: China, Países membros da União Europeia, Coréia do Sul, Malásia, Islândia, Noruega, Reino Unido, Irlanda do Norte, Austrália e Japão.
A medida não impede que imigrantes com autorização de residência entre no Brasil ou em algum outro caso específico.
O transporte de cargas desses países também acontece normalmente. Caso haja descumprimento da medida de fechamento de fronteiras para os estrangeiros dos países citados, a pessoa será deportada.
As fronteiras terrestres também foram parcialmente fechadas para alguns países por 15 dias. As restrições são para: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.
Leia também
Coronavírus: cancelamentos, remarcações e reembolso de passagens aéreas