Gabrielle Barbosa

Embarque por biometria facial no Brasil

Atualizado em Miércoles 8, Septiembre 2021 Postado em Miércoles 8, Septiembre 2021 em Noticias

O embarque por biometria com reconhecimento facial é uma iniciativa do Ministério da Infraestrutura no embarque de passageiros nos aeroportos do Brasil. 

A ideia é que, a partir da implantação do sistema de reconhecimento facial, o embarque seja feito com mais eficiência, agilidade e segurança conforme nota do Ministério da Economia. 

Esse novo sistema de embarque foi idealizado com a tecnologia do Serpro, a empresa de tecnologia da informação do governo, e visa acabar com a necessidade de uso de cartão de embarque e documento com foto. 

Os testes para implantação da nova tecnologia estão em andamento e cerca de 2.600 passageiros se voluntariaram nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília em mais de 150 voos das diferentes companhias aéreas disponíveis. 
 

Embarque por biometria facial no Brasil - LATAM

Foto: Divulgação/LATAM

Como é feito o embarque por biometria facial?

A Infraero divulgou que o embarque por biometria de reconhecimento facial funciona a partir de uma ferramenta de base de dados unificada que valida em poucos segundos a identidade do passageiro. 

De nome “Embarque + Seguro”, o reconhecimento facial é feito com base nas características do rosto de uma pessoa vinculadas a informações do governo federal. Assim, em totens no aeroporto, a pessoa pode fazer a identificação de forma rápida e independente. 

Durante o período de testes, o embarque por biometria de reconhecimento facial está sendo feito através de testes com voluntários que recebem uma mensagem em seu celular com a solicitação de autorização para checar dados de CPF e foto. 

No próximo passo, o funcionário da companhia aérea utiliza o aplicativo do Serpro para validar a biometria e dados fornecidos pelas bases governamentais. Assim, é feita a validação de reconhecimento facial e o passageiro é liberado para entrar na aeronave. 

 

Embarque por biometria facial no Brasil - GOL

Foto: PANROTAS
 

Encontre passagens aéreas para qualquer lugar no Turismocity

 

Quais os benefícios  do embarque por  biometria de reconhecimento facial?

Essa tecnologia permitirá uma maior rapidez na checagem de documentos, menos contato com outras pessoas e facilita também o trabalho de órgãos como a Polícia Federal, Anvisa e outros órgãos governamentais por unir informações prévias e atualizadas de cada passageiro. 

Além disso, o programa ganha pontos em segurança já que respeita a LGPD, responsável pelo uso de dados e privacidade de dados. A iniciativa do embarque por biometria é uma solução para facilitar o processo de embarque com segurança. Essa demanda se tornou ainda mais importante com a pandemia. 

“A pandemia nos impõe desafios, como diminuir o contato humano, a troca de documentos, de papéis. É uma satisfação estarmos reunidos com uma agenda tão positiva, transformadora. Vamos diminuir em 25% o tempo de embarque, o que reduz muito o custo das aeronaves no solo. É mais conectividade e segurança para os nossos aeroportos”, afirmou o secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.
 

Quando o programa será efetivo no Brasil?

Passageiros voluntários já podem colaborar com testes, mas a expectativa do Ministério de Infraestrutura do Brasil é que os testes se encerrem em setembro e a partir disso, as adaptações podem ser realizadas para implantação definitivas dos embarques por biometria nos principais aeroportos de todo país. 

Segundo o Ministério de Infraestrutura o Brasil foi o primeiro país a adotar uma ponte aérea com embarque por biometria de ponta a ponta com os testes feitos em Congonhas (São Paulo) e Santos Dumond (Rio de Janeiro) simultaneamente.
 

Governo Federal testa embarque com reconhecimento facial no Aeroporto de Florianópolis

 

Veja também:

Conecte Sus: como emitir o certificado de vacinação da Covid-19
Como comprar passagem aérea barata? 
Passo a passo de como tirar o passaporte em 2021
Quais são os documentos necessários para viajar com criança

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??