Após um ano de restrições provocadas pela pandemia a Europa implementa o Certificado Digital COVID-19. O Regulamento do Certificado Digital COVID da UE entrou em vigor em 1 de julho de 2021 e os cidadãos e residentes da União Europeia podem agora obter a emissão e verificação dos seus Certificados Digitais COVID em toda a UE. Neste artigo te contamos o que é o certificado digital COVID-19, quais informações constam e como será o seu uso.
O Certificado Digital COVID da UE é uma prova digital de que a pessoa foi:
Cada órgão emissor foi atribuída uma assinatura digital, que é incorporada no código QR. O pessoal da fronteira escaneia o código QR para ver os dados.
Com este QR, é mostrado que a pessoa foi vacinada contra covid-19, teve um resultado de teste negativo ou se recuperou da doença. Veja como vai funcionar:
A UE aceita as seguintes vacinas:
Mas cada estado membro pode decidir aceitar aquelas que são autorizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que incluem também as vacinas Sinovac e Sinopharm.
O certificado digital da Covid pode ser emitido e usado em todos os Estados-Membros da UE e também na Noruega, Islândia e Liechtenstein.
Todos os cidadãos da UE e suas famílias, bem como os nacionais de países terceiros que residam legal ou legalmente nos Estados-Membros e que têm o direito de viajar para outros Estados-Membros.
A partir de 1º de julho você pode começar a usá-lo. No entanto, se um país do bloco não estiver preparado para emitir o certificado, está previsto um "período de introdução progressiva de seis semanas".
O certificado é totalmente gratuito.
O regulamento será aplicado por 12 meses a partir de 1º de julho de 2021.
O Conselho da Comissão Europeia adotou uma recomendação que visa atenuar as atuais restrições às viagens não essenciais para a UE.
Quando a Comissão estiver convencida de que um país terceiro emite certificados em conformidade com normas e sistemas interoperáveis com o sistema da UE, pode tomar uma decisão com base na qual esses certificados de país serão aceitas. Ao mesmo tempo, está a ser feito um trabalho para garantir que os certificados são compatíveis com os sistemas de países fora da UE.
Sim. Ambos um certificado de vacinação, uma vez que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou o uso da vacina Pfizer / BioNTech em crianças entre 12 e 15 anos de idade, como ensaio ou recuperação.
A Comissão propôs que os menores que viajam com os pais sejam isentos da quarentena quando os pais não precisarem de quarentena, por exemplo, devido à vacinação. Crianças menores de 6 anos também devem ser isentas de testes relacionados a viagens.
Fonte: https://ec.europa.eu/info/index_pt
Querendo viajar e não sabe para onde? Confira alguns destinos que foram abertos aos brasileiros tem pouco tempo: Aruba, Egito, Punta Cana e Jordânia.
Vale ler também:
Venha fazer parte da nossa comunidade nas redes sociais para descobrir rapidamente as melhores ofertas e economizar na hora de viajar!