Gabrielle Barbosa

O que é jet lag e como evitar

Atualizado em Jueves 29, Julio 2021 Postado em Jueves 29, Julio 2021 em Dicas de Viagem

Seguramente você já escutou a expressão o que é jet lag e como evitar passar e sofrer por isso nas viagens. 

O jet lag existe sim e é o inimigo número um de muitos viajantes, ele é um distúrbio causado pela mudança de fuso horário e entre os sintomas mais comuns do jet lag estão: sono durante o dia, insônia durante a noite, cansaço, irritabilidade, dificuldade de concentração, dor de cabeça, apetite fora de hora, entre outros. 

Tudo isso acontece por conta de um distúrbio que pode afetar o nosso relógio biológico por conta de alterações bruscas de fuso horário e neste artigo te contamos o que você deve fazer para evitar o jet lag. 

 

O que é jet lag e como evitar
O que é jet lag e como evitar

 

O que é jet lag? 

Na verdade não há uma palavra que traduza com precisão a expressão jet lag, ela está relacionada a um desequilíbrio do sono ou descompensação horária. Isso acontece com frequência quando viajamos para um lugar onde o fuso horário é diferente, podendo adiantar ou atrasar algumas horas do horário que estamos acostumados.

O problema é que isso pode geral insônia e provocar dificuldade para dormir, cansaço excessivo e até dificuldade de concentração. De forma geral, é o nosso corpo dando um alerta que não está acostumado com o fuso horário novo!

Apesar de não ser algo muito conhecido, o jet lag, essa disfunção biológica, chega a acometer uma média de 150 mil pessoas por ano no Brasil. Por ser tão comum, é importante saber seus sintomas e como colocar seu relógio biológico no lugar!

Quais são os sintomas do jet lag e quanto tempo dura? 

Além dos sintomas citados de insônia, cansaço e dificuldade de concentração, citados acima, o jet lag também pode causar alguns sintomas no corpo como diarreia, indigestão, náusea, dor de cabeça ou até mesmo irritabilidade.

Mas não precisa se preocupar, os sintomas duram poucos dias, até seu corpo entender e se acostumar com os novos horários de funcionamento para dormir e se alimentar!
 

 

Como evitar o jet lag?

Existem alguns truques simples que podem te ajudar a evitar o jet lag e aproveitar ainda mais a viagem livre de qualquer mal-estar, afinal, quem consegue aproveitar morrendo de sono? Confira o que fazer para evitar o jet lag antes da viagem:

Existem alguns truques simples que podem te ajudar a evitar o jet lag e aproveitar ainda mais a viagem livre de qualquer mal-estar, afinal, quem consegue aproveitar morrendo de sono? Confira o que fazer para evitar o jet lag antes da viagem:

Mude o relógio - Entre no fuso horário da viagem - Tente se adaptar ao novo horário

Essa dica pode parecer um pouco complicada de ser cumprida mas é bem simples. Nas semanas, ou na semana que antecede sua viagem, tente mudar a rotina de horários do seu dia a dia. Isso porque estamos acostumados a dormir sempre no mesmo horário, comer e cumprir outras tarefas sempre no mesmo horário. Por causa disso o corpo se acostuma e se prepara para realizar determinada coisa sempre no horário de rotina. Antes de viajar, tente acordar de madrugada, fazer alguma coisa como mexer no computador e depois dormir de novo.

Tente mudar o horário das refeições e quebrar um pouco o padrão do seu dia. Dessa forma, o corpo já vai se acostumando com outros horários e vai aceitar melhor o novo fuso horário.

Faça isso de forma gradativa: ajuste o relógio e suas atividades para os horários do país escolhido para a visita. Dessa maneira, você terá tempo para se adaptar e já encaminha para o cérebro a mensagem do novo horário!

Procure chegar de dia no seu destino

Muitas vezes não nos importamos muito com o horário de chegada no destino. E claro que não podemos perder uma boa promoção de passagem aérea e garantir a passagem aérea barata.

No Turismocity te ajudamos a encontrar sempre o melhor preço e, por compararmos centenas de voos em apenas um lugar, conseguimos mostrar os melhores trajetos, preços e horários em uma única busca. Chegar de dia no seu local de destino vai ajudar a se acostumar melhor com o novo fuso horário. Encontre passagens aéreas para qualquer destino. 

Durma bem na noite anterior ao embarque  e se possível durma no avião 

Quando os voos são mais longos, durando mais de 4, 6 ou até mesmo mais de 10 horas, muitas pessoas acham que pode ser uma boa ideia deixar para dormir durante o voo e acabam não dormindo direito na noite anterior. Isso pode contribuir para o jet lag, já que por conta do fuso horário pode ser que você não veja escurecer e assim, seu corpo fique perdido em relação à hora de dormir. Se a viagem tem muitas horas de voo, aproveite para descansar, pois isso ajuda minimizar estresses e dores de cabeça.

Saiba qual a diferença entre a classe econômica, executiva e primeira classe em um avião

 


Qual é a diferença entre o código de reserva, número de bilhete e número do voo?

Se o desembarque for durante o dia, evite dormir ao chegar ao destino

Não descanse assim que chegar no destino, a gente sabe que o melhor é tomar um banho e dormir, só que isso vai complicar mais ainda a sua adaptação a fuso horário. Nós sabemos: é bem tentador sair do avião e se jogar na cama do hotel para dormir e recuperar as energias. Porém, por mais difícil que seja, vale a pena se adaptar primeiro ao fuso horário local. Até porque, se você dormir ao longo de toda manhã, por exemplo, à noite provavelmente estará sem sono. Isso não impede, entretanto, de descansar por no máximo uma horinha pra depois curtir o que o destino tem a oferecer, combinado? Assim você ganha uma energia extra para bater perna pela região.

Fique atento e se alimente bem!

É importante também se alimentar bem. Já comece a fazer as refeições segundo o novo horário, se for de manhã, ingira café da manhã mesmo que o certo, no seu fuso horário local, seja ingerir jantar. Essa é mais uma maneira de fazer com que seu corpo se acostume com a nova rotina e capte a mensagem do novo horário.

O que fazer em caso de voo cancelado, atraso ou overbooking?

 

Não fique apenas sentado durante o voo 

Mesmo que andar pelo avião pareça um pouco complicado, é importante se movimentar depois de longos tempos sentado. Em voos de longa duração, procure levantar de tempos e tempos para ir ao banheiro ou dar uma pequena esticada nas pernas. Tudo isso vai ajudar seu corpo se sentir menos cansado e também colabora para a melhor circulação do sangue.

Essa dica também serve para quando já estiver no seu destino, mesmo que se sinta cansado com a mudança de horários, faça com que seu corpo se mexa e faça exercícios físicos. As caminhadas, mesmo de curta duração, já auxiliam muito no melhor funcionamento do corpo.

É importante lembrar que jet lag é uma sensação que tem uma duração curta, causada pela alteração do fuso horário e para que o corpo se adapte com as novas rotinas de horários. Cause o mal estar dure mais que uma semana, é importante procurar um médico para entender melhor como regular os horários e sensações do corpo!

Saiba qual a diferença entre a classe econômica, executiva e primeira classe em um avião

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??