Gabrielle Barbosa

Recoleta: tudo que você precisa saber e fazer nesse bairro!

Atualizado em Lunes 13, Marzo 2023 Postado em Lunes 13, Marzo 2023 em Recomendações de viagem

Recoleta é considerado um dos bairros mais chiques, seguros e tranquilos de Buenos Aires. Se você está pensando em viajar para a capital Argentina, esse deve ser um lugar para entrar na sua lista de lugares para visitar. 

O bairro conta com muitas opções de lazer e pontos turísticos e é um excelente lugar para se hospedar em Buenos Aires. 

Recoleta: como surgiu o bairro? 

O bairro tem esse nome porque seus primeiros moradores foram frades da “ Ordem dos Recoletos” e assim o nome ficou Recoleta com o passar do tempo. Mas apesar dessa origem simples, o que tornou o bairro famoso e luxuoso foi a migração de famílias ricas com a epidemia de febre amarela e cólera. Acontece que por ser um bairro mais alto, acreditava-se ser mais difícil que a doença se espalhasse. A partir de então o que se encontra nesse bairro são prédios e mansões com arquitetura no estilo art noveau que dão um toque super sofisticado para o lugar. 

Encontre sua passagem aéreas para Buenos Aires

Pela arquitetura e pela oferta cultural, o bairro se tornou um dos destaques de Buenos Aires e é ideal para passeios tanto diurnos quanto noturnos. É considerada uma região segura da cidade e com muitas boas opções de passeios para aproveitar! 

O que fazer na Recoleta 

Se você vai se hospedar ou pretende conhecer a região da Recoleta, é bom separar um tempinho para fazer tudo com calma. Por ali existem muitas opções: parques, museus, restaurantes e uma infinidade de coisas para preencher seus dias na capital argentina. 

O bom é que o bairro Recoleta é perto de Palermo então dá para aproveitar o passeio. Mas o mais recomendado é separar dois dias ou pelo menos um dia todo - e uma noite também - para aproveitar esse bairro cheio de opções e lindo.

Palermo: o bairro mais cool de Buenos Aires! 

Confira alguns dos principais pontos turísticos que você encontrará na Recoleta:

1- Free tour por La Recoleta 

Uma boa dica é começar conhecendo o bairro com um Free Tour pela Recoleta.

Esse Free tour vai te levar para conhecer alguns dos principais pontos do bairro contando a história dele e passando por lugares importantes. Esse Free Tour tem duração de cerca de 3h e o melhor de tudo é que você pode pagar ao final do passeio de acordo com o que você achar que vale. 

2- Livraria El Ateneo 

Não dá para ir a Buenos Aires e não conhecer a Livraria El Ateneo. Já foi considerada a segunda livraria mais bonita do mundo e seu interior é um espetáculo que merece ser apreciado. A Livraria já foi um teatro então a arquitetura é bastante detalhista e artística. Por lá é possível pegar um livro e sentar em um dos espaços para ler ou ainda tomar um café dentro da livraria. 

Livraria El Ateneo Grand Splendid

Endereço: Av. Santa Fe 1860.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 09h às 22h, sábado das 09h às 00h e domingo das 12h às 22h. 

Você pode conhecer outras livrarias em Buenos Aires nesse passeio:

3- Cemitério da Recoleta 

Pode parecer bizarro, mas o Cemitério da Recoleta é um dos pontos turísticos mais visitados da capital federal. É também considerado um dos cemitérios mais bonitos e chama atenção pelo luxo das lápides. Lá está famosas personalidades argentinas como Eva Perón. Ao lado do Cemitério está a igreja Nuestra Señora Del Pilar, inaugurada em 1732, que também vale a visita! 

Para conhecer melhor as histórias você pode fazer o Free Tour pelo Cemitério da Recoleta que tem duração de 2h e um guia que fala português.

Cemitério Recoleta 

Endereço: Junín, 1760

Horário de funcionamento: todos os dias das 08h às 18h 

Entrada no Cemitério: ARS2030 (R$53,20) para estrangeiros. 

*Preço consultado em 13 de março de 2023 

4- Centro Cultural Recoleta 

Na mesma calçada do Cemitério da Recoleta e da Igreja Nuesta Señora Del Pilar está o Centro Cultural Recoleta, um dos lugares mais legais e divertidos da cidade. O lugar tem apresentações de dança, música, teatro, mostras de artes visuais, ciclos de cinema e até mesmo oficinas artísticas. É o tipo de lugar que dá para ficar o dia inteirinho respirando arte e cultura! 

Centro Cultural Recoleta 

Horários de funcionamento: terça a sexta das 12h20 às 21 e sábado e domingo das 10h às 21h. 

Dica: ali atrás do Centro Cultural há um Hard Rock Café e fica a dica para quem é fã desse restaurante! 

Encontre hotéis em Buenos Aires

5- Feirinha da Recoleta 

A Feirinha da Recoleta fica na Plaza Francia, em frente ao Cemitério, a Igreja e o Centro Cultural. O destaque é para o monumento doado pela França em 1910. Nos finais de semana, acontecem feirinhas de artesanato por lá e as pessoas ficam na grama tomando mate. 

6- Museu de Belas Artes 

O Museu Belas Artes reúne o maior acervo de arte do país e é o ponto obrigatório dos apaixonados por arte. São diferentes estilos e artistas divididos em escolas e períodos e mais de duas mil obras. 

Ingresso: 200 pesos argentinos 

Endereço: Av. Libertador 1473, Bairro da Recoleta.

Horários de funcionamento: de terça a sexta-feira 12:30-20:30 hs. Sábados e domingos de 9:30-20:30.

7- Floralis Generica 

Pertinho do Museu Belas Artes fica a Floralis Generica, um dos pontos turísticos mais famosos de Buenos Aires. A Flor Metálica, como é conhecida pelos brasileiros, é um monumento moderno e que homenageia a natureza. 

Ela inclusive fica perto do Malba, em Palermo

Floralis Generica

Endereço: Plaza de las Naciones - Av. Pres. Figueroa Alcorta

8- Faculdade de Direito 

Do lado da Floralis está a Faculdade de Direito que para quem ama prédios imponentes vai gostar das escadarias da faculdade. É um prédio antigo com arquitetura imponente e que por estar tão pertinho e ser ícone na cidade, merece uma visita também. 

Faculdade de Direito de Buenos Aires 

Endereço: Av. Pres. Figueroa Alcorta 2263

9- Museu Nacional de Arte Decorativo 

Para os amantes de decoração que passeiam pela Recoleta, vale a visita no Museu Nacional de Arte Decorativo. Esse museu tem coleção de pinturas, porcelanas, tapetes, esculturas, móveis e objetos de cristal e ainda está em um prédio super bonito na Avenida Libertador. 

Entrada: gratuita.

Horário de funcionamento: terça a domingo das 12:30 às 19h.

Endereço:  Av. del Libertador 1902

Além de todos os pontos turísticos, o bairro tem bons restaurantes e muitas opções de cafés fofos que vale a pena parar para conhecer com calma. Para visitar tudo isso e aproveitar cada lugar é um separar um tempinho para esse que é um dos melhores lugares para passar seus dias e se hospedar em Buenos Aires. 

Onde se hospedar na Recoleta

O bairro Recoleta é uma das principais indicações para se hospedar em Buenos Aires. Isso porque é um bairro tranquilo, mais seguro, com fácil acesso a tudo, muita oferta gastronômica e com muitos pontos turísticos de interesse. Confira algumas sugestões de hotéis:

1- Mio Buenos Aires 

A apenas 350 metros do cemitério da Recoleta e em uma das melhores avenidas do bairro, está o Mio Buenos Aires. O hotel é bastante completo e oferece café da manhã para a sua estadia. 

O hotel conta com spa com sauna, piscina coberta, sala de massagens e academia. 

Recoleta - Mio Buenos Aires 

2- Up Recoleta Hotel 

O Up é um hotel simples e completo para a sua estadia em Buenos Aires e para aproveitar o bairro. Está a apenas 450 metros da estação de metrô Las Heras, o que torna sua viagem super prática. 

Oferece recepção 24h e apenas de não ter café da manhã, possui café à vontade na recepção. Os quartos contam com ar condicionado/aquecimento, frigobar e Tv com netflix disponível. 

Up Recoleta Hotel 

3- Alvear Palace Hotel 

Se você busca quartos amplos e espaçosos para a sua estadia na Recoleta, o Alvear Palace Hotel vai ganhar o seu coração!

Os quartos são amplos e com inspiração francesa e se você busca uma experiência ainda mais exclusiva, os quartos do 10º e 11º andares, a Suíte Alvear e categorias superiores, contam com uma equipe de mordomos à sua disposição.

É oferecido café da manhã e também é possível aproveitar pratos típicos e internacionais no restaurante do hotel o Alvear Grill. 

Você também vai ter piscina coberta aquecida com bar, academia e spa com tratamentos corporais e faciais. 

Alvear Palace Hotel 

4- Palácio Duhau 

Para quem quer ter uma estadia de família real, esse hotel não vai deixar a desejar já que você se hospedará em um verdadeiro palácio!

O Palacio Duhau - Park Hyatt Buenos Aires dispõe de spa e academia, 2 restaurantes e um bar. 

Os quartos são decorados com móveis em estilo Belle Epoque e equipados com TVs de plasma, ar-condicionado e aquecimento. Todos oferecem vista panorâmica, e alguns também incluem lareiras e banheiras de hidromassagem.

O café da manhã estilo colonial é incluído e você ainda pode desfrutar das especialidades argentinas servidas no Duhau Restaurante, o principal restaurante propriedade com uma grande adega. Jantares ao ar livre podem ser apreciados no Restaurante e Terraço Gioia, que dispõe de um terraço privativo com vista para o palácio e seus jardins.

Bebidas e lanches são servidos no Bar Oak, que apresenta uma lareira a lenha e vista para o jardim. Você também pode aproveitar o café-da-manhã no lounge Salones de Piano Nobile, que abre durante todo o dia e oferece serviço à la carte.

Palácio Duhau

5- Cyan Recoleta

Se você busca uma opção mais simples e acessível, essa é a opção certa. 

Esse hotel conta com todos os serviços necessários: recepção 24h, café da manhã, serviço de quarto, lavanderia, aquecimento e ar condicionado. 

Os quartos são cleans e contam com tv e mini cozinha completa. 

Cyan Recoleta Hotel 

6- Le Batiment Apartments 

Outra opção de hospedagem na região da Recoleta são os apartamentos. O Le Batiment oferece apartamentos confortáveis com Wi-Fi gratuito.

A entrada é feita através de cartão magnético, tem a opção de serviço de limpeza diário e é perfeito para viagens com mais pessoas. Os apartamentos incluem cozinha totalmente equipada com micro-ondas e geladeira, área para refeições e sala de estar com TV a cabo.

Veja outros hotéis em Buenos Aires para a sua viagem dos sonhos

Onde comer na Recoleta 

A Recoleta é um bairro rico em ofertas gastronômicas, seja para um café da manhã, almoço, jantar, comidas rápidas, doces ou bares. Separamos algumas opções para colocar no seu roteiro: 

1- La Biela 

O La Biela é um dos cafés notáveis da cidade que conta também com pratos típicos argentinos, sanduíches, sobremesas e até a hora do chá. 

Endereço: Av. Quintana 600 - Recoleta 

Aqui você encontra mais opções de restaurantes:

2- La Parolaccia 

O La Parolaccia é um ótimo restaurante para comer boas massas e pratos mediterrâneos em Buenos Aires. São vários restaurantes em Buenos Aires dessa rede que oferecem ambiente aconchegante, luz baixa, ótima cartela de vinhos e também de sobremesas. 

Dica: experimente o petit gateau de doce de leite.  

Endereço: Riobamba, 1046 - Recoleta 

3- Freddo

É inaceitável ir a Buenos Aires e não experimentar o famoso sorvete Freddo. Existem também muuuuuitas filiais da Freddo em Buenos Aires e inclusive mais de uma na Recoleta. Recomendamos conhecer a que fica próxima ao Cemitério Recoleta e que tem várias mesinhas do lado externo e interno. 

Endereço: Junin, 1721 - Recoleta 

4- La Panera Rosa 

Com várias filiais em Buenos Aires, o La Panera Rosa é uma opção de café para quem ama rosa. Por lá, tudo é muito instagramável e a filial do bairro Recoleta está bem em frente ao Centro Cultural Recoleta e ao Cemitério da Recoleta. 

5- El Club de la Milanesa

Na parte de trás do Cemitério Recoleta e próximo ao Recoleta Mall está o El Club de la Milanesa. As milanesas são um dos pratos mais consumidos em Buenos Aires e você deve colocar um restaurante desse no seu roteiro para viver a experiência Argentina. 

Endereço: Azcuênaga, 1898 - Recoleta

Existem outros endereços que você pode ver no site

Além dessas opções de restaurantes e cafés você vai encontrar boas opções de fast foods, cafés, pizzarias e restaurantes no Shopping Recoleta Mall

Veja aqui também mais opções de cafeterias para conhecer em Buenos Aires:

Para quem já conhece esse bairro apaixonante: qual passeio não pode faltar na Recoleta e qual restaurante deve estar no roteiro?

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??