Gabrielle Barbosa

Você tem medo de viajar de avião?

Atualizado em Jueves 29, Julio 2021 Postado em Jueves 29, Julio 2021 em Dicas de Viagem

Você pode ter certeza, até mesmo quem está familiarizado com as alturas pode sentir medo de viajar de avião. Segundo estatísticas, apenas 2% dos passageiros de uma aeronave ficam o tempo todo tranquilo, da decolagem ao pouso – e esta tranquilidade pode passar rapidinho em caso de turbulência.

Algumas pessoas o manifestam fisicamente: ficam com as mãos suadas e trêmulas, os batimentos cardíacos aceleram, sentem náuseas e vômitos e a respiração fica curta. Em outros, o medo é paralisante e até impede que essa pessoa realize viagens de trabalho ou de lazer.

Mas você sabia que o avião é um dos meios de transporte mais seguros do mundo? Em termos de segurança e de número de acidentes, ele só perde para os elevadores. Além disso, viajar em uma aeronave é fazer uma jornada com rapidez, tranquilidade e conforto.
 

O que é o medo de viajar de avião?

O medo de viajar de avião é um mecanismo de defesa do cérebro para nos manter afastados de potenciais perigos. Para isso, a mente tende a intensificar as memórias negativas e, com base nelas, tentar antecipar possíveis riscos.

A razão do medo pode estar relacionada a vários fatores. Pode ter a ver com experiências ruins com altura, medo de acidentes e até mesmo medo da morte. Nesse caso, pode ser ainda mais forte para pessoas diagnosticadas com síndrome do pânico. Essas pessoas costumam imaginar grandes tragédias e o cenário de um voo aéreo se torna o ideal para deixar a pessoas completamente apavorada.

Esse medo de viajar de avião também pode estar relacionado a alguma lembrança que é acionada mesmo que inconsciente. Por exemplo, uma vez que a pessoa assistiu uma reportagem que falava sobre a queda de um avião.

Vale lembrar que o transporte aéreo é o mais seguro do mundo. Uma estática importante é analisar que, segundo a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, somente em junho desse ano foram transportados 686 mil passageiros em viagens internacionais e 7 milhões em viagens domésticas.

Todas elas em segurança! Ainda assim, se o medo de avião for paralisante e impedir de realizar sonhos, é importante buscar ajuda especializada para entender as causas e origens desse sentimento. De forma geral, o medo é uma característica natural do ser humano, mas merece atenção quando é um sentimento paralisante.

 

Medo de viajar de avião

 

Como não ter medo de viajar de avião?

Entenda o seu medo

Muitos de nossos medos e fobias são irracionais. Claro que isso não os invalida, mas podemos compreendê-los para combater seus “sintomas”. Por exemplo, parece loucura que algo mais pesado que o ar possa voar e cortar os céus, e é isso que deixa muitas pessoas ansiosas e nervosas.

Além do receio de voar, o medo de avião pode englobar outros tipos de ansiedade, como: medo de espaços apertados, do desconhecido, de movimentos bruscos, de perder o controle de uma situação, fobia de altura, entre outros. Entender o que exatamente você teme pode ajudar a elaborar estratégias e a planejar sua viagem de forma que seus medos não atrapalhem


Use a lógica que vai te ajudar bastante

Pessoas ansiosas costumam se preocupar com muitas coisas. A mente voa e viaja e, quando você percebe, já está preocupado com algo impossível. “Será que o piloto sabe o que está fazendo?”,“E se a porta do avião abrir sozinha?”, “Será que minha janela pode explodir?”.

Os pilotos passam por um treinamento extensivo e têm que cumprir inúmeras horas de voo para ter autorização para pilotar uma aeronave comercial. Eles também querem que a viagem seja tranquila e sem sustos. Por isso, fique tranquilo!

É muito difícil que a porta de um avião se abra no ar. Uma vez que você atinge certa altitude, a pressão externa em torno da aeronave é alta demais para permitir que isso aconteça. O mesmo vale para as janelas — elas não podem explodir!
 

Comece com viagens curtas para perder o medo de avião aos poucos

Uma das formas de perder o medo de qualquer coisa é enfrentar esse temor diretamente. Por isso, se quiser perder o medo de avião, precisa realizar um voo. Não precisa ser um muito longo, daqueles que atravessam oceanos e cordilheiras, logo em sua primeira tentativa. Comece com viagens curtas e perca o medo aos poucos.

Um voo entre São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, costuma ter cerca de uma hora de duração. Você vai chegar ao seu destino com a sensação de que tudo acabou bem rápido. 

Por fim, antes de realizar sua viagem de avião, uma boa prática é visitar o aeroporto para reparar na movimentação do local. Observe os terminais e a forma como os guichês das companhias aéreas funcionam. Tome um café e sente-se para assimilar o ambiente e ver como se comportam outros passageiros, pilotos e comissários de bordo.
 

Pensando em viajar? Encontre passagens aéreas no Turismocity para qualquer lugar 

 

 

Evite as janelas e fique perto da asa do avião

Para muitas pessoas, o que causa o medo de avião é a altura. Se essa for sua situação, o ideal é ficar longe das janelas e optar por assentos no corredor. Se você escolher um lugar no corredor, poderá se movimentar e esticar um pouco as pernas, quando o avião se estabilizar em sua altitude. Fazer pequenos alongamentos e caminhar um pouco ajuda a aliviar a pressão nos membros inferiores. Além disso, essa prática inibe a sensação de que está confinado em um espaço pequeno, o que costuma ser de grande auxílio para os claustrofóbicos.

Outra estratégia que você pode fazer no momento da compra de sua passagem é optar por assentos que fiquem na região das asas. Por causa da aerodinâmica do avião, esse local costuma ser mais estável e menos suscetível aos movimentos do ar. Por isso, esses são bons lugares para sentir menos as turbulências. Se seu medo de avião é causado por temer não ter o controle de uma situação, uma opção é ir durante o dia. Conseguir ver os diferentes cenários, as pastagens, cidadezinhas e lagos, as nuvens e a sombra da aeronave no chão pode dar uma sensação conforto grande. Viajar de noite, por exemplo, costuma passar a sensação de que está enfrentando o desconhecido e isso causa ansiedade.

Os assentos da parte frontal do avião também têm suas vantagens, já que podem ser bem mais silenciosos que o resto da aeronave. Se são os diferentes barulhos que te causam medo, é melhor optar por sentar na parte da frente.

Se você não tem medo de turbulências ou do avião se movimentar muito, mas ainda tem ressalvas quanto a esse meio de transporte, escolha um assento no fundo da aeronave. Ao viajarmos nessa aérea, sentimos como se estivéssemos andando em um ônibus e a impressão é de que os movimentos são mais bruscos.

Além disso, de acordo com um estudo da revista americana Popular Mechanics, que analisou dados de diversos acidentes aéreos, a probabilidade de algo grave acontecer é menor para os passageiros que ficam no fundo do avião (69% de chances de sobrevivência), do que para aqueles que se sentam na frente (49% de chances de sobrevivência) ou no meio (56% de chances de sobrevivência).

 

Relaxe durante o trajeto e use fones de ouvido que cancelem o som

Depois de conversar com o piloto e a equipe de comissários de bordo, de conhecer o cockpit do avião e de sentar em seu lugar cuidadosamente escolhido, chegou a hora de relaxar. Agora, as portas entram em automático e a aeronave finalmente vai decolar. Leve livros de leitura e de colorir, revistas, palavras-cruzadas e jogos mentais diversos para se distrair no caminho. Escolha um filme da lista dos disponíveis no entretenimento a bordo ou veja seu seriado favorito.

Em certas aeronaves, o mapa do trajeto do avião fica disponível para que os passageiros possam acompanhá-lo. Isso ajuda a dar uma sensação de que você está “no controle” daquela situação.Nesse momento, o objetivo é se distrair e ocupar sua mente, para que ela não tenha nem tempo de perceber que você está dentro de um avião e enfrentando um de seus maiores medos.

Uma boa tática é levar chicletes para mascar durante o voo. Por causa da altitude, algumas pessoas podem sentir um pouco de desconforto nos ouvidos, e o chiclete ajuda a aliviar essa sensação. Aproveite os snacks do avião e relaxe seu corpo. No entanto, evite ingerir álcool! Ainda que beba só uma dose, por causa dos efeitos da altitude, você poderá se sentir embriagado.

Se você escuta um leve barulho de fundo, é sinal de que tudo está funcionado! Mas, para outros, o barulho do motor, o som da campainha de “apertem os cintos” e os avisos do piloto de “vamos enfrentar uma área de turbulência” geram muita ansiedade e estresse.

Nesses momentos, um fone de ouvido “noise cancelling”, ou seja, que isola os sons externos, pode ser um bom aliado. Ao utilizar um fone de ouvido assim enquanto escuta uma lista de suas músicas favoritas, fica bem mais fácil fechar os olhos e relaxar.
 

 

Entenda o que é a turbulência de um avião

Entender o que é a turbulência de um avião pode ajudar a perder o medo de viajar de avião. Basicamente, a “turbulência” é quando o avião passa por mudanças repentinas na pressão, temperatura e velocidade do ar. Por exemplo: ele sai de uma zona de baixa pressão atmosférica, para uma de alta pressão (e vice-versa). Quando ele realiza esse deslocamento, ele pode se movimentar como um carro passando por uma estrada esburacada. Entretanto, se você afivelou seu cinto, não há o que temer durante uma turbulência.

Escolha uma companhia aérea com excelente serviço 

Decidir por uma companhia com excelente serviço de bordo é mais um passo simples que você pode tomar para superar seu medo de avião. Pilotos e comissários de bordo têm horas de treinamentos e especializações e estão mais do que preparados para sanar dúvidas e prestar assistência, caso você precise de algo. 

Peça para visitar o cockpit do avião e ver um pouco dos diferentes sistemas que dirigem a aeronave. Observar os painéis de controle e conhecer o rosto do piloto pode ajudar a criar uma sensação de confiança e, consequentemente, fazer com que a sua viagem seja bem mais tranquila.

Aprenda mais sobre o funcionamento do avião

Se seu medo é em relação ao avião ter algum tipo de problema mecânico ou pane elétrica, estudar sobre aeronaves pode ajudá-lo a desmistificar o processo. Você sabia que, se uma das turbinas parar de funcionar, o avião é capaz de continuar funcionando normalmente apenas com uma? Os aviões costumam ter padrões de segurança muito maiores do que aqueles já exigidos por lei.

As aeronaves estão constantemente em manutenção e revisão para garantir o bom funcionamento dos motores e de outros mecanismos internos e externos. Antes de cada voo, os pilotos fazem uma revista da aeronave, a “instrução pré-voo”, para garantir que tudo está em ordem e funcionando corretamente. Esse é um procedimento-padrão e um avião não pode sair do chão sem que o piloto o tenha completado.

Fonte: Vem Voar - Azul

Veja também:

O que é o jet lag e como evitar 
O que fazer em caso de voo cancelado, atraso ou overbooking 
Qual é a diferença entre o código da reserva, número do bilhete e número do voo

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??