Recoleta é considerado um dos bairros mais chiques, seguros e tranquilos de Buenos Aires. Se você está pensando em viajar para a capital Argentina, esse deve ser um lugar para entrar na sua lista de lugares para visitar.
O bairro conta com muitas opções de lazer e pontos turísticos e é um excelente lugar para se hospedar em Buenos Aires.
O bairro tem esse nome porque seus primeiros moradores foram frades da “ Ordem dos Recoletos” e assim o nome ficou Recoleta com o passar do tempo. Mas apesar dessa origem simples, o que tornou o bairro famoso e luxuoso foi a migração de famílias ricas com a epidemia de febre amarela e cólera. Acontece que por ser um bairro mais alto, acreditava-se ser mais difícil que a doença se espalhasse. A partir de então o que se encontra nesse bairro são prédios e mansões com arquitetura no estilo art noveau que dão um toque super sofisticado para o lugar.
Encontre sua passagem aéreas para Buenos Aires
Pela arquitetura e pela oferta cultural, o bairro se tornou um dos destaques de Buenos Aires e é ideal para passeios tanto diurnos quanto noturnos. É considerada uma região segura da cidade e com muitas boas opções de passeios para aproveitar!
Se você vai se hospedar ou pretende conhecer a região da Recoleta, é bom separar um tempinho para fazer tudo com calma. Por ali existem muitas opções: parques, museus, restaurantes e uma infinidade de coisas para preencher seus dias na capital argentina.
O bom é que o bairro Recoleta é perto de Palermo então dá para aproveitar o passeio. Mas o mais recomendado é separar dois dias ou pelo menos um dia todo - e uma noite também - para aproveitar esse bairro cheio de opções e lindo.
Palermo: o bairro mais cool de Buenos Aires!
Confira alguns dos principais pontos turísticos que você encontrará na Recoleta:
Uma boa dica é começar conhecendo o bairro com um Free Tour pela Recoleta.
Esse Free tour vai te levar para conhecer alguns dos principais pontos do bairro contando a história dele e passando por lugares importantes. Esse Free Tour tem duração de cerca de 3h e o melhor de tudo é que você pode pagar ao final do passeio de acordo com o que você achar que vale.
Não dá para ir a Buenos Aires e não conhecer a Livraria El Ateneo. Já foi considerada a segunda livraria mais bonita do mundo e seu interior é um espetáculo que merece ser apreciado. A Livraria já foi um teatro então a arquitetura é bastante detalhista e artística. Por lá é possível pegar um livro e sentar em um dos espaços para ler ou ainda tomar um café dentro da livraria.
Endereço: Av. Santa Fe 1860.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 09h às 22h, sábado das 09h às 00h e domingo das 12h às 22h.
Você pode conhecer outras livrarias em Buenos Aires nesse passeio:
Pode parecer bizarro, mas o Cemitério da Recoleta é um dos pontos turísticos mais visitados da capital federal. É também considerado um dos cemitérios mais bonitos e chama atenção pelo luxo das lápides. Lá está famosas personalidades argentinas como Eva Perón. Ao lado do Cemitério está a igreja Nuestra Señora Del Pilar, inaugurada em 1732, que também vale a visita!
Para conhecer melhor as histórias você pode fazer o Free Tour pelo Cemitério da Recoleta que tem duração de 2h e um guia que fala português.
Endereço: Junín, 1760
Horário de funcionamento: todos os dias das 08h às 18h
Entrada no Cemitério: ARS2030 (R$53,20) para estrangeiros.
*Preço consultado em 13 de março de 2023
Na mesma calçada do Cemitério da Recoleta e da Igreja Nuesta Señora Del Pilar está o Centro Cultural Recoleta, um dos lugares mais legais e divertidos da cidade. O lugar tem apresentações de dança, música, teatro, mostras de artes visuais, ciclos de cinema e até mesmo oficinas artísticas. É o tipo de lugar que dá para ficar o dia inteirinho respirando arte e cultura!
Horários de funcionamento: terça a sexta das 12h20 às 21 e sábado e domingo das 10h às 21h.
Dica: ali atrás do Centro Cultural há um Hard Rock Café e fica a dica para quem é fã desse restaurante!
Encontre hotéis em Buenos Aires.
A Feirinha da Recoleta fica na Plaza Francia, em frente ao Cemitério, a Igreja e o Centro Cultural. O destaque é para o monumento doado pela França em 1910. Nos finais de semana, acontecem feirinhas de artesanato por lá e as pessoas ficam na grama tomando mate.
O Museu Belas Artes reúne o maior acervo de arte do país e é o ponto obrigatório dos apaixonados por arte. São diferentes estilos e artistas divididos em escolas e períodos e mais de duas mil obras.
Ingresso: 200 pesos argentinos
Endereço: Av. Libertador 1473, Bairro da Recoleta.
Horários de funcionamento: de terça a sexta-feira 12:30-20:30 hs. Sábados e domingos de 9:30-20:30.
Pertinho do Museu Belas Artes fica a Floralis Generica, um dos pontos turísticos mais famosos de Buenos Aires. A Flor Metálica, como é conhecida pelos brasileiros, é um monumento moderno e que homenageia a natureza.
Ela inclusive fica perto do Malba, em Palermo.
Endereço: Plaza de las Naciones - Av. Pres. Figueroa Alcorta
Do lado da Floralis está a Faculdade de Direito que para quem ama prédios imponentes vai gostar das escadarias da faculdade. É um prédio antigo com arquitetura imponente e que por estar tão pertinho e ser ícone na cidade, merece uma visita também.
Endereço: Av. Pres. Figueroa Alcorta 2263
Para os amantes de decoração que passeiam pela Recoleta, vale a visita no Museu Nacional de Arte Decorativo. Esse museu tem coleção de pinturas, porcelanas, tapetes, esculturas, móveis e objetos de cristal e ainda está em um prédio super bonito na Avenida Libertador.
Entrada: gratuita.
Horário de funcionamento: terça a domingo das 12:30 às 19h.
Endereço: Av. del Libertador 1902
Além de todos os pontos turísticos, o bairro tem bons restaurantes e muitas opções de cafés fofos que vale a pena parar para conhecer com calma. Para visitar tudo isso e aproveitar cada lugar é um separar um tempinho para esse que é um dos melhores lugares para passar seus dias e se hospedar em Buenos Aires.
O bairro Recoleta é uma das principais indicações para se hospedar em Buenos Aires. Isso porque é um bairro tranquilo, mais seguro, com fácil acesso a tudo, muita oferta gastronômica e com muitos pontos turísticos de interesse. Confira algumas sugestões de hotéis:
A apenas 350 metros do cemitério da Recoleta e em uma das melhores avenidas do bairro, está o Mio Buenos Aires. O hotel é bastante completo e oferece café da manhã para a sua estadia.
O hotel conta com spa com sauna, piscina coberta, sala de massagens e academia.
O Up é um hotel simples e completo para a sua estadia em Buenos Aires e para aproveitar o bairro. Está a apenas 450 metros da estação de metrô Las Heras, o que torna sua viagem super prática.
Oferece recepção 24h e apenas de não ter café da manhã, possui café à vontade na recepção. Os quartos contam com ar condicionado/aquecimento, frigobar e Tv com netflix disponível.
Se você busca quartos amplos e espaçosos para a sua estadia na Recoleta, o Alvear Palace Hotel vai ganhar o seu coração!
Os quartos são amplos e com inspiração francesa e se você busca uma experiência ainda mais exclusiva, os quartos do 10º e 11º andares, a Suíte Alvear e categorias superiores, contam com uma equipe de mordomos à sua disposição.
É oferecido café da manhã e também é possível aproveitar pratos típicos e internacionais no restaurante do hotel o Alvear Grill.
Você também vai ter piscina coberta aquecida com bar, academia e spa com tratamentos corporais e faciais.
Para quem quer ter uma estadia de família real, esse hotel não vai deixar a desejar já que você se hospedará em um verdadeiro palácio!
O Palacio Duhau - Park Hyatt Buenos Aires dispõe de spa e academia, 2 restaurantes e um bar.
Os quartos são decorados com móveis em estilo Belle Epoque e equipados com TVs de plasma, ar-condicionado e aquecimento. Todos oferecem vista panorâmica, e alguns também incluem lareiras e banheiras de hidromassagem.
O café da manhã estilo colonial é incluído e você ainda pode desfrutar das especialidades argentinas servidas no Duhau Restaurante, o principal restaurante propriedade com uma grande adega. Jantares ao ar livre podem ser apreciados no Restaurante e Terraço Gioia, que dispõe de um terraço privativo com vista para o palácio e seus jardins.
Bebidas e lanches são servidos no Bar Oak, que apresenta uma lareira a lenha e vista para o jardim. Você também pode aproveitar o café-da-manhã no lounge Salones de Piano Nobile, que abre durante todo o dia e oferece serviço à la carte.
Se você busca uma opção mais simples e acessível, essa é a opção certa.
Esse hotel conta com todos os serviços necessários: recepção 24h, café da manhã, serviço de quarto, lavanderia, aquecimento e ar condicionado.
Os quartos são cleans e contam com tv e mini cozinha completa.
Outra opção de hospedagem na região da Recoleta são os apartamentos. O Le Batiment oferece apartamentos confortáveis com Wi-Fi gratuito.
A entrada é feita através de cartão magnético, tem a opção de serviço de limpeza diário e é perfeito para viagens com mais pessoas. Os apartamentos incluem cozinha totalmente equipada com micro-ondas e geladeira, área para refeições e sala de estar com TV a cabo.
Veja outros hotéis em Buenos Aires para a sua viagem dos sonhos.
A Recoleta é um bairro rico em ofertas gastronômicas, seja para um café da manhã, almoço, jantar, comidas rápidas, doces ou bares. Separamos algumas opções para colocar no seu roteiro:
O La Biela é um dos cafés notáveis da cidade que conta também com pratos típicos argentinos, sanduíches, sobremesas e até a hora do chá.
Endereço: Av. Quintana 600 - Recoleta
Aqui você encontra mais opções de restaurantes:
O La Parolaccia é um ótimo restaurante para comer boas massas e pratos mediterrâneos em Buenos Aires. São vários restaurantes em Buenos Aires dessa rede que oferecem ambiente aconchegante, luz baixa, ótima cartela de vinhos e também de sobremesas.
Dica: experimente o petit gateau de doce de leite.
Endereço: Riobamba, 1046 - Recoleta
É inaceitável ir a Buenos Aires e não experimentar o famoso sorvete Freddo. Existem também muuuuuitas filiais da Freddo em Buenos Aires e inclusive mais de uma na Recoleta. Recomendamos conhecer a que fica próxima ao Cemitério Recoleta e que tem várias mesinhas do lado externo e interno.
Endereço: Junin, 1721 - Recoleta
Com várias filiais em Buenos Aires, o La Panera Rosa é uma opção de café para quem ama rosa. Por lá, tudo é muito instagramável e a filial do bairro Recoleta está bem em frente ao Centro Cultural Recoleta e ao Cemitério da Recoleta.
Na parte de trás do Cemitério Recoleta e próximo ao Recoleta Mall está o El Club de la Milanesa. As milanesas são um dos pratos mais consumidos em Buenos Aires e você deve colocar um restaurante desse no seu roteiro para viver a experiência Argentina.
Endereço: Azcuênaga, 1898 - Recoleta
Existem outros endereços que você pode ver no site.
Além dessas opções de restaurantes e cafés você vai encontrar boas opções de fast foods, cafés, pizzarias e restaurantes no Shopping Recoleta Mall.
Veja aqui também mais opções de cafeterias para conhecer em Buenos Aires:
Para quem já conhece esse bairro apaixonante: qual passeio não pode faltar na Recoleta e qual restaurante deve estar no roteiro?