San Telmo: conheça um dos bairros mais antigos de Buenos Aires!
San Telmo é um dos bairros mais antigos de Buenos Aires e também um dos mais românticos. Se você está procurando um lugar para ficar ou para passear em Buenos Aires com muita história e personalidade, então San Telmo é o seu lugar!
Nesse post vamos te contar as melhores dicas para aproveitar e o que precisa conhecer nesse bairro cheio de atrativos!
Aproveite para buscar passagens aéreas para Buenos Aires
Conheça o bairro histórico
Com suas ruas de paralelepípedos, edifícios coloniais coloridos e uma atmosfera vibrante, não é de admirar que San Telmo seja um destino popular para turistas e moradores locais. Se você gosta de passear à tarde ou sair à noite, há muitas coisas para fazer neste bairro histórico. Desde visitar galerias de arte, experimentar a culinária local em restaurantes tradicionais, visitar feirinhas de rua: há muito o que fazer nesse lugar!
Este antigo bairro tem alguns dos melhores exemplos da arquitetura colonial, fazendo com que os turistas se sintam como se tivessem voltado no tempo. As ruas de paralelepípedos são uma alegria especial para passear: pense em carruagens puxadas por cavalos, lojas de antiguidades, cafés vintage e artistas de rua. Se você está procurando algo diferente da agitação da Argentina cosmopolita, San Telmo te levará para um passeio que vai parecer estar em outro lugar.
Por ser um bairro tão movimentado e cultural, o bairro acaba sendo escolhido por muitos artistas que moram em Buenos Aires. Por lá não é raro encontrar artistas fazendo performances musicais nas ruas, artistas plásticos e de outras áreas tentando mostrar seus talentos para turistas de todo o mundo que passam por lá. E como é de se esperar, pela noite os shows de tango ganham ainda mais espaço e tornam o lugar ainda mais charmoso.
Talvez o que mais chame a atenção dos turistas por ali são as feiras de artesanato e mercados de antiguidade - afinal, todo mundo quer levar uma lembrancinha de Buenos Aires, né? O bairro histórico é especialmente conhecido pelas lojinhas, mercados e feiras de produtos vintages e artesanais. Você vai encontrar até mesmo móveis do século XVIII, utensílios de cozinha rústicos, livros raros, joias e outras curiosidades.
Passeios em San Telmo
Depois de entender um pouco o que esperar por ali, vamos para alguns passeios que você não pode deixar de fazer em San Telmo?
1- Tour por San Telmo
Esse free tour por San Telmo é uma excelente maneira de conhecer o bairro e saber mais sobre a sua história.
Nesse passeio você passará pela basílica de San Francisco, o Colégio Nacional de Buenos Aires e o convento de Santo Domingo. O passeio segue para o Paseo de la Historieta onde está a homenagem para Mafalda, Isidoro, Patoruzú, Clemente e Gaturro.
Você ainda conhecerá a Casa Mínima e passará por fábricas antigas, lojas, cafés e restaurantes e o passeio termina na Plaza Dorrego. Esse passeio tem duração de 3h e você paga o quanto achar que vale ao final do passeio.
2- Mercado de San Telmo
O Mercado de San Telmo, além de ser um dos lugares mais emblemáticos do bairro, é perfeito para quem quer comprar doces e outros produtos locais. A verdade é que a fachada imponente e seu interior já valem o passeio para conhecer a fundo a história local.
Esse Mercado foi declarado Monumento Histórico Nacional em 2000 e por isso é parte importante da cultura local, onde turistas e locais se reúnem para comer algo ou para levar para a casa algum produto local.
O mercado funciona todos os dias, exceto na segunda. Durante a semana o horário de funcionamento é das 10h30 às 19h30 e aos finais de semana e feriados funciona das 09h às 10h.
Endereço: Defensa, 1098. San Telmo.
3- Casa Mínima
Você acha que seria estranho uma casa de apenas 2,50 metros de largura e 13 metros de profundidade? Pois é, essa é a Casa Mínima localizada em San Telmo.
A casa tem uma fachada bem simples mas chama atenção pelo tamanho e é a menor casa de Buenos Aires. Essas casas eram para escravos libertos, seus amos doavam terrenos pequenos para que construíssem e a Casa Mínima é a única ainda preservada daquela época. A visita é mesmo apenas pelo exterior da casa.
Endereço: San Lorenzo, 380
Aproveite para buscar hotéis em Buenos Aires
4- Show de tango
Por ser um bairro tão cultural, não é surpresa que muitas casas de tango estejam por ali e por isso você não pode deixar de visitar uma. Muitas delas contam com a apresentação e o jantar, o que torna a experiência ainda mais incrível. Algumas opções pra você:
5- Tour de fileteado porteño
Entre as ruas e fachadas de San Telmo é possível encontrar uma preciosidade: o fileteado porteño. Esse é um tipo de arte encontrada na Argentina, especialmente em Buenos Aires e ainda mais em San Telmo. Essa arte é patrimônio imaterial da humanidade e no final do tour, depois de passar por vários pontos de interesse do bairro, você poderá fazer uma aula e criar seu próprio quadro com as técnicas do fileteado.
6- Plaza Lezama
Acredita-se que essa praça foi o ponto inicial de fundação de Buenos Aires. É uma área verde com esculturas e um espaço perfeito para aproveitar os dias e também é onde fica o Museu Histórico Nacional.
7- Visitar a estátua da Mafalda
Um dos pontos mais conhecidos e disputados no bairro é uma foto com a estátua da Mafalda. Ela está na esquina das ruas Chile e Defensa e no mesmo lugar está as estátuas de Susanita e Manolito.
Mafalda é uma das mais famosas personagens argentinas, criada pelo cartunista argentino Quino e que ficou conhecida em todo mundo por ser revolucionária.
8- Conhecer algumas igrejas
Existem algumas igreja lindas e históricas nesse bairro, se você gosta de arte sacra e passeios assim, precisa incluí-las no seu roteiro de viagem. A primeira é a Paróquia de San Pedro Telmo que fica na Humberto Primo, 340 e é Monumento Histórico Nacional.
A outra, bastante diferente é a Igreja Ortodoxa Russa com suas cúpulas no estilo moscovita. Ela está na rua Brasil, 315 e foi inaugurada em 1904.
Você também pode se interessar: