Gabrielle Barbosa Fiorderize

3 dias no Rio de Janeiro: roteiro para aproveitar a cidade!

Atualizado em Jueves 4, Abril 2024 Postado em Jueves 4, Abril 2024 em Recomendações de viagem

Vai ficar só 3 dias no Rio de Janeiro? Bom, fazer uma viagem rapidinha assim para a cidade maravilhosa pode ser um desafio já que é preciso montar um roteiro bem conciso e certeiro para aproveitar o máximo possível. Mas essa também é uma excelente opção para quem tem apenas o final de semana ou mesmo um feriado para pegar a ponte aérea.

Nessa nota te daremos uma sugestão de roteiro para aproveitar 3 dias no Rio de Janeiro e tem uma viagem incrível e completa.

Aproveite para encontrar passagens aéreas para o Rio de Janeiro , hotéis no Rio e também busque passeios e atividades 

Você pode gostar:

3 dias no Rio de Janeiro

Não é novidade para ninguém que há muitas atrações no Rio. A cidade é uma das mais turísticas do Brasil seja para turistas que desejam conhecer as praias, o Cristo Redentor, Corcovado ou mesmo para aproveitar os bares cariocas e um bom samba. Seja como for, é uma cidade democrática e que agrada todos os gostos de viajantes, dos que querem gastar mais ou dos que querem economizar muito.

Além disso, um dos motivos que fazem com que a cidade seja a escolha inclusive para viagens mais curtas é o fato de ser uma rota muito frequente. Saindo de São Paulo, por exemplo, é possível encontrar muitas opções diárias de passagens aéreas e com duração de voo de 1h o que faz ser ainda mais cômodo para aproveitar o roteiro de 3 dias no Rio de Janeiro.

Veja quanto custa viajar para o Rio de Janeiro

Dia 1 - Praia e região de Copacabana

Praia de Copacabana

É impossível dizer que você viaja para o Rio de Janeiro sem colocar no seu roteiro a Praia de Copacabana. Ela é uma das mais famosas do Brasil e até do mundo e é uma ótima opção para começar a viagem já se apaixonando pela cidade e entendendo porque ela é conhecida como "a cidade maravilhosa"!

Na Praia de Copacabana é onde estão as estátuas de Carlos Drummond, Dorival Caymmi e Clarice Lispector.

Forte de Copacabana

O Forte de Copacabana é um lugar incrível: tem museu, café e uma vista incrível. É um espaço cultural onde está o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana com exposições e atividades culturais diversas.

Praia do Leme

Do outro lado de Copacabana está o Leme. Essa praia é mais tranquila e tem uma vista incrível da Praia de Copacabana.

Praia do Arpoador

Continuando o circuito de praias imperdíveis para um roteiro de 3 dias no Rio de Janeiro, a Praia do Arpoador também não pode ficar de fora! É outro cartão postal da cidade e está pertinho da Praia de Copacabana. Essa praia é rodeada de pedras e por isso atrai muitos turistas e faz com que a paisagem seja impressionante.

3 dias no Rio de Janeiro - Praias 

 

Parque Lage e Cristo Redentor

Que tal encerrar seu dia no Parque Lage? O Parque está aos pés do Corcovado e conta com um café que é bastante requisitado. Saiba mais sobre o lugar nesse post: 8 parques no Rio de Janeiro para aproveitar a natureza. E aí você também pode aproveitar para conhecer o Cristo Redentor que é o passeio mais turístico na cidade e o mais conhecido também!

3 dias no Rio de Janeiro - Parque Lage 

 

Dica: colocamos as praias no primeiro dia porque quem chega no Rio tem expectativa para conhecer as praias, se você quiser dar um mergulho em tudo pode não dar tempo. Mas a dica é ver qual faz mais sentido pra você e ficar algumas horas nessa enquanto caminha e faz só um passeio nas outras. Também não se esqueça de contabilizar o trânsito e o tempo de fila em lugares como o Parque Lage, o Cristo e até cafés.

3 dias no Rio de Janeiro - Cristo Redentor 

 

Dia 2 - Atividades culturais e passeios

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é um dos lugares mais interessantes no Rio. A começar pela arquitetura do lugar que já garante boas fotos, o museu interativo também pode ser bastante divertido. O Museu fica na Praça Mauá no Centro e é uma boa pedida para começar a conhecer essa região.

Próximo também está o Museu de Arte do Rio, então se você estiver no mood cultural, é mais um lugar para colocar na sua lista de passeios.

3 dias no Rio de Janeiro - Museu do Amanhã

 

Conheça mais museus na cidade: Museus no Rio de Janeiro : passeios culturais e divertidos

Você também pode gostar de saber sobre dicas para o Ano Novo em Copacabana

Confeitaria Colombo

Perto do Museu está um dos lugares mais tradicionais do Rio: a Confeitaria Colombo. A Confeitaria foi fundada em 1894 e faz parte do patrimônio cultural e artístico da cidade. O espaço é bem carioca e vai te possibilitar experimentar algumas delícias.

AquaRio

O AquaRio é o aquário do Rio de Janeiro. Ele é o maior aquário marinho da América do Sul e vai garantir muito conhecimento além de boas fotos já que em alguns momentos você vai passar com túneis de vidro onde os peixes - e até tubarões - passam pela sua cabeça!

Noite na Lapa

Passar uma noite passeando pela Lapa é algo que não pode faltar! Esse é um dos bairros mais boêmios da cidade e é perfeito para quem deseja encontrar bares com música ao vivo, pessoas conversando nas ruas e samba! A vibe é muito carioca e fecha o dia com chave de ouro.

3 dias no Rio de Janeiro - Lapa

 

Dia 3 - Centro e outros pontos turísticos

Passeio pelo centro

Além desses pontos há muito o que fazer no Centro do Rio: conhecer a Biblioteca Nacional, uma das mais lindas do Brasil, o Theatro Municipal, o Museu de Belas Artes, a Rua do Ouvidor, o mosteiro de São Bento, a Escadaria Selarón e muito mais. Tudo vai depender do tempo que você tem para passear pela região porque lugares não vão faltar para conhecer!

3 dias no Rio de Janeiro - Theatro Municipal

 

Quantos dias ficar no Rio de Janeiro?

Apesar de ficar 3 dias no Rio de Janeiro ser uma opção de muitas pessoas, com certeza vai deixar alguns passeios de fora. Mais uma vez é importante sinalizar que a cidade do Rio de Janeiro tem trânsito, alguns lugares podem ser mais longes e você vai encontrar filas nos principais pontos turísticos, restaurantes e cafés, o que faz com que você perca tempo.

Por isso, o mais indicado é ficar pelo menos 5 dias no Rio de Janeiro. Assim você pode dividir o seu roteiro de uma melhor forma deixando um dia para conhecer as melhores praias do Rio de Janeiro, outro dia para conhecer os museus e atividades culturais, outro dia para ir nos pontos turísticos mais conhecidos, outro para passear sem muito roteiro - que também é muito gostoso - e assim por diante.

 

Então, apesar de 3 dias ser um tempo que você consegue ver algumas coisas e aproveitar a cidade, o mais indicado para ficar no Rio de Janeiro é 5 dias.

Outros passeios que você pode adicionar se você tiver mais tempo:

  • Bondinho do Pão de Açúcar
  • Conhecer o Estádio do Maracanã
  • Conhecer a Praça da Apoteose e o Sambódromo da Matriz do Sapucaí
  • Praia de Botafogo
  • Jardim Botânico
3 dias no Rio de Janeiro - Pão de Açúcar

Veja esse post: O que fazer no Rio de Janeiro? 20 passeios que não podem faltar!

Para aproveitar ao máximo sua viagem de 3 dias no Rio de Janeiro não se esqueça de buscar por passeios e atividades, aluguel de carro e também opções de ônibus para uma viagem ainda mais completa! 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??