Alertas de voos baratos #boraviajar? Ative as notificações e receba alertas de passagens aéreas baratas. ATIVAR

Tire suas dúvidas sobre o coronavírus.

Gabrielle Barbosa
Postado em Viernes 20, Marzo 2020 em Noticias

Tire suas dúvidas sobre o coronavírus

O que é uma pandemia? 

Desde que a Organização Mundial da Saúde, OMS, declarou o Corovid-19 uma pandemia mundial, muito tem sido falado a respeito. Pandemia significa que a doença está se disseminando e afetando diversos países e dessa maneira, os governos estão sendo incentivados a tomarem medidas preventivas para que a contaminação e disseminação não afetem tantas pessoas.

As decisões dos governos têm sido radicais? 

Pode parecer radical as medidas de quarentena ou até mesmo de fechamento de fronteiras. Mas essas medidas têm como objetivo impedir que o vírus se dissemina para mais pessoas. Isso porque a contaminação do Coronavírus é muito rápida, então, quanto menos contato uma pessoa contaminada tiver com outras pessoas, menos a doença se alastra. 

Além disso, é uma questão de saúde pública. Se muitas pessoas ficarem doentes ao mesmo tempo, os hospitais não terão estrutura suficiente para cuidar dos pacientes. Melhor prevenir!

Qual a melhor forma de prevenção? 

Nesse primeiro momento as melhores formas de prevenir a contaminação é tendo pouco contato com outras pessoas e mantendo a higiene pessoal em dia. A transmissão é parecida com a da gripe então algumas medidas essenciais são: lavar as mãos constantemente por pelo menos 20 segundo e se atentando a debaixo das unhas, manter as mãos higienizadas com álcool em gel e evitando contatos físicos como abraços e apertos de mãos.

Quais os sintomas do Coronavírus? 

Os sintomas principais são febres e dificuldade para respirar. Além disso, os sintomas são parecidos com os da gripe e podem apresentar tosse e dores no corpo.
 

Tire suas dúvidas sobre o coronavírus.
Tire suas dúvidas sobre o coronavírus

 

O que fazer se eu apresentar os sintomas? 

Só é recomendado procurar um hospital caso você realmente se enquadre em todos os sintomas do vírus. Nesse caso, além de procurar um médico para fazer o exame de confirmação é essencial entrar em quarentena, ou seja, não ter contato com outras pessoas. Assim, o vírus não infecta ainda mais gente. Vale lembrar que apesar de ser alastrar rápido, o coronavírus evolui como um resfriado e não é considerado grave.

O que fazer se tenho uma viagem marcada para esse ou o próximo mês?

A recomendação do governo é adiar ou cancelar viagens marcadas até o fim de abril. Aqui no nosso blog você pode conferir as políticas de cancelamento e remarcação das companhias aéreas.

Além disso, é possível que várias atrações do seu destino de viagem estejam fechadas para evitar aglomeração de pessoas.

E para viagens marcadas para os próximos meses? 

A expectativa é que a situação se normalize em alguns meses, dessa forma é possível que viagens marcadas para o segundo semestre do ano sejam feitas tranquilamente. Assim, é melhor esperar as próximas recomendações do que cancelar agora sua viagem.

Mais informações 

É importante lembrar que apesar de ainda ser uma pandemia mundial que merece atenção e cuidado, em muitos países, como a China, a situação já está controlada então é necessário se cuidar e ficar em casa mas não é preciso entrar em pânico.

É importante também seguir as recomendações das autoridades para contribuir que a pandemia acabe ainda mais rápido. Dessa forma, é essencial manter os cuidados de higiene indicados e ainda manter a calma para evitar problemas e fortalecer o sistema imunológico.

Leia também 

Coronavírus: cancelamentos, remarcações e reembolso de passagens aéreas 

Coronavírus: Fronteiras fechadas na União Europeia




Aéreos

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ainda não defini as datas
1 Passageiro, econômica