Gabrielle Barbosa

16 Patrimônios da Humanidade no Brasil para conhecer

Atualizado em Miércoles 11, Agosto 2021 Postado em Miércoles 11, Agosto 2021 em Recomendações de viagem

O Brasil tem lugares maravilhosos e listamos 16 Patrimônios da Humanidade no Brasil para conhecer. Se você não sabe, o nosso país possui alguns lugares que são considerados Patrimônios da Humanidade pela UNESCO. Ao todo, são 1121 bens tombados como patrimônio da humanidade no mundo todo. No Brasil, encontramos patrimônios culturais e patrimônios naturais espalhados em diferentes estados.
 

Patrimônios da Humanidade no Brasil para conhecer

 

Quais são os 16 patrimônios da humanidade no Brasil?

Para ser considerado patrimônio imaterial da UNESCO, os lugares devem ser considerados muito importantes para humanidade e precisam ser lugares únicos em relação a fenômenos naturais, tradições culturais ou em feitos arquitetônicos. tratam sobre o lugar em questão ser um exemplar ou testemunho único de feitos arquitetônicos, tradições culturais ou fenômenos naturais. Aqui listamos alguns deles:

Amazônia

A Amazônia não poderia ficar de fora e também é um dos Patrimônios Naturais da Humanidade pela UNESCO. O encontro do Rio Negro e do Rio Solimões e os arredores são áreas protegidas. Essa região não é tão visitada, mas tem paisagens belíssimas.
 

Amazônia


Parque Nacional do Iguaçu - Paraná

Considerado um Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas, é um dos patrimônios da humanidade no Brasil. O lugar é imponente com cerca de 275 quedas de água que atraem turistas do mundo todo. 
 

Parque Nacional do Iguaçu - Paraná


Ouro Preto - Minas Gerais 

Ouro Preto é considerada um dos 22 patrimônios da humanidade no Brasil na categoria de patrimônio cultural da humanidade devido a sua importância na história do Brasil. Ouro Preto, antiga Vila Rica, foi cenário de importantes eventos da história como a Inconfidência Mineira e uma conspiração de independência da Coroa Portuguesa. Na cidade, encontramos igrejas históricas, ruas de pedras, museus e uma antiga mina de ouro. Confira o que fazer em Ouro Preto. Encontre passagens aéreas para Belo Horizonte
 

Ouro Preto - Minas Gerais 

 

 Brasília - Distrito Federal

A capital atual é considerada um dos patrimônios da humanidade no Brasil por causa da arquitetura modernista projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Não há dúvidas que a cidade é um importante marco do Brasil. Encontre passagens aéreas para Brasília
 

Brasília - Distrito Federal


Ruínas de São Miguel das Missões - Rio Grande do Sul

As Ruínas de São Miguel das Missões é um dos 22 patrimônios da humanidade no Brasil por ser uma construção notável em que havia a Igreja de São Miguel do Arcanjo onde eram realizadas Missões Jesuíticas no século 18. Hoje, o patrimônio da UNESCO são as ruínas que sobraram da igreja.
 

Ruínas de São Miguel das Missões

 

Centro Histórico de Salvador - Bahia

É justo que a primeira capital do Brasil seja considerada um dos patrimônios da humanidade no Brasil. O Centro Histórico é importante por unir culturas européias, africanas e indígenas brasileiras. Além disso, é também um marco da arquitetura renascentista. Encontre passagens aéreas para Salvador. 
 

Centro Histórico de Salvador

 

Rio de Janeiro - RJ

O Rio de Janeiro é com certeza um dos lugares principais que lembramos quando falamos das belezas brasileiras. 

A UNESCO considera as paisagens cariocas patrimônio da humanidade no Brasil por ser cenário de muitas músicas, poesia e todo tipo de arte. Além disso, pontos turísticos como O Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico e o Corcovado são considerados patrimônios intocados, ou seja, que não podem ser mudados. Encontre hotéis e passagens aéreas para o Rio de Janeiro
 

Rio de Janeiro

 

Centro Histórico de São Luís - Maranhão

A capital de São Luís do Maranhão foi colonizada por franceses, ocupada por holandeses e então habitada por portugueses. Toda essa mistura cultural faz com que a arquitetura seja única e autêntica e um grande marco na história do Brasil. 

Centro Histórico de São Luís - Maranhão

 

Parque Nacional Serra da Capivara - Piauí

O Parque Nacional Serra da Capivara no Piauí é um dos patrimônios da humanidade no Brasil por ser um sítio arqueológico com pinturas rupestres com mais de 25 mil anos. Além disso, o parque possui fauna e flora típicas e que embelezam a região.
 

Parque Nacional Serra da Capivara - Piauí


Santuário de Bom Jesus de Matosinhos - Minas Gerais

O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é considerado um dos patrimônios da humanidade no Brasil principalmente por sua arquitetura e cultura. São sete capelas em que Os Dozes Profetas, obra de Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho, protegem a entrada. O Santuário fica na cidade de Congonhas, em Minas Gerais.
 

Santuário de Bom Jesus de Matosinhos - Minas Gerais


Centro Histórico de Diamantina - Minas Gerais

Mais um lugar em Minas Gerais considerado um dos patrimônios da humanidade no Brasil devido a sua importância histórica. Tem uma arquitetura diferente e muito bem conservada do século 18. 
 

Centro Histórico de Diamantina - Minas Gerais

 

Centro Histórico da Cidade de Goiás - Goiás 

A cidade de ruas sinuosas e de vida pacata é considerada um dos patrimônios da humanidade pela maneira que foi construída em meio a montanhas mas com os recursos locais disponíveis. 
 

Praça São Francisco - Sergipe

A Praça São Francisco, em São Cristóvão em Sergipe, é considerada um dos patrimônios da humanidade no Brasil por unir culturas portuguesas e espanholas. Além disso, o que a torna tão única é o fato de ter sido construída durante a União Ibérica e recebe desde muito tempo manifestações sociais e culturais. 

Centro Histórico de Olinda - Pernambuco

O Centro Histórico de Olinda foi erguido pelos portugueses e também é um lugar que conta muito da história brasileira por ter sido um importante ponto da economia açucareira. Na cidade você vai encontrar casas de arquitetura antiga, igrejas e paisagens maravilhosas. 
 

Centro Histórico de Olinda - Pernambuco

 

Conjunto arquitetônico da Pampulha - Minas Gerais

Localizado em Belo Horizonte, o conjunto arquitetônico da Pampulha é considerado um dos patrimônios da humanidade no Brasil desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com projeto urbanístico de Lúcio Costa e conta com painéis do artista brasileiro Cândido Portinari. Encontre passagens baratas para Belo Horizonte. 

Sítio Arqueológico do Cais do Valongo - Rio de Janeiro

Localizado no Rio de Janeiro, o lugar só foi considerado um dos patrimônios da humanidade no Brasil em 2017 e redescoberto em escavações somente em 2011. Esse porto do Rio de Janeiro foi a entrada de escravos vindos para a colonização do Brasil. 

Qual desses patrimônios da humanidade no Brasil pela UNESCO você já conhece e qual deles ainda deseja conhecer? 

Você pode gostar:

Minas Gerais: 12 cidades para conhecer em 2021
10 praias mais bonitas do litoral de SP
14 destinos no nordeste brasileiro que você precisa conhecer 
19 cidades perto de SP para conhecer no final de semana 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??