Documentos Para Europa!
Grande parte dos viajantes sonha em conhecer a Europa. Um ponto positivo do continente europeu é a proximidade dos países, possibilitando conhecer diversos lugares em apenas uma viagem. Essas viagens internas podem ser feitas de trem ou de avião e tem um custo super em conta!
Mas e você está com viagem marcada ou está planejando viajar para a Europa? Então confira alguns documentos básicos para o ingresso de emigrantes no continente. A União Europeia exige cinco documentos mas de forma geral, são fáceis de serem obtidos com planejamento e antecedência.
Passaporte válido
Para viajar para Europa é obrigatório ter um passaporte válido em mãos. Você pode conferir como tirar o passaporte clicando aqui.
É considerado que o documento é válido desde que ele esteja dentro do prazo de validade e ainda que tenha pelo menos 90 dias de validade após a data prevista de retorno segundo o Tratado de Schengen. Assim, verifique se a validade do seu passaporte cobre pelo menos três meses após sua volta ao Brasil.
De toda forma, é sempre recomendado, se você é um viajante assíduo, que um novo passaporte seja emitido antes de seis meses de validade. Fazendo isso você não terá problemas com seu documento!
Outro detalhe importante é que a Europa não exige visto para brasileiros ingressarem no continente. Dessa forma, com o passaporte será feita sua identificação.
Seguro saúde
Diferente de muitos países o Seguro Viagem é obrigatório na Europa. Dessa forma, a maioria das seguradores já cobrem as exigências da União Europeia, em que o seguro viagem deve ter uma cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.
Você pode contratar um Seguro Viagem com seguradoras, como é o caso da nossa parceira Assist Card ou também pode entrar em contato com a operadora do seu cartão de crédito. Dependendo da cobertura do seu cartão pode ser que ele cubra o valor do seguro. Sempre bom verificar, viu?
Comprovante de hospedagem
Outro documento exigido para a União Europeia é o comprovante de hospedagem ou a carta-convite.
O comprovante de hospedagem é um documento que comprove sua reserva em hotel ou na acomodação escolhida. Esse documento é solicitado porque como o tempo de permanência na Europa é de até 90 dias, eles precisam ter a certeza de que você não está indo para o continente para não voltar mais. A maioria das reservas de hotéis e acomodações permite o cancelamento então caso seu plano de viagem mude, é possível realizar o cancelamento.
Outra opção é a carta convite. Essa é uma opção para quem se hospedará na casa de um amigo ou parente. Lembre-se que nesse caso, o seu anfitrião precisa estar legal no país! Para isso, ou ele deve ser cidadão europeu ou ter um visto que possibilite a residência permanente.
A carta é bem simples, ela precisa ter os dados pessoais do seu anfitrião e os seus e os dados da residência. Ela também deve ser escrita no idioma local do país e deve ser registrada em órgão correspondente.
Comprovante de renda
Esse é um documento exigido pela União Europeia para comprovar que você tem condições de realizar a viagem e se manter durante os dias de estadia.
Para conseguir fazer essa comprovação e garantir ao agente de imigração que você não está indo para nunca mais voltar é necessário ter em mãos os extratos das contas corrente e de crédito, cartão pré-pago – caso você utilize em viagens internacionais e ainda dinheiro em espécie.
A quantidade mínima exigida para comprovação varia de acordo com o padrão de viagem. Mas é importante tem um valor mínimo diário de, ao menos, 50 euros por pessoas por dia de viagem.
Passagem de volta
Não apenas na Europa é comum que o agente de imigração solicite a passagem de retorno. Essa é mais uma maneira de garantir que sua volta está marcada e que você não vai decidir ficar ilegalmente no país. É claro que isso não garante nada mas é uma maneira de resguardo, se a pessoa realmente não tiver uma passagem de volta, fica muito mais em evidência o desejo de permanência ilegal.
Essa passagem de retorno pode ser apresentada com o voucher físico ou até mesmo pelo celular. O importante é que tenha validade e que o prazo de permanência de 90 dias seja respeitado.
Apesar da exigência de alguns documentos para ingressas na União Europeia, a maioria deles é bem fácil de conseguir. O caso do comprovante de renda e do comprovante de hospedagem são gratuitos. O passaporte, por exemplo, depois de emitido tem uma validade de 10 anos. O suficiente para viajar bastante, né ? Os documentos podem ser solicitados de acordo com o agente de emigração mas de forma geral, os documentos explicados nesses post são os obrigatórios e exigidos por todos os agentes.
E você, já viajou para Europa? Quais documentos foram solicitados para ingresso no seu país de destino?