Medo de Avião: Dicas!
Seja para voos nacionais ou internacionais , andar de avião pode ser algo muito natural ou gerar pânico em muitas pessoas. O medo de avião pode paralisar a pessoa e até mesmo impedir que ela realize sonhos de conhecer seus destinos preferidos.
Algumas vezes as pessoas apresentam tanto medo que acabam optando por transportes alternativos e até mais cansativos apenas para fugir da necessidade de andar de transporte aéreo. Mesmo assim, pode acontecer de todo o planejamento de uma viagem para um lugar específico mudar, apenas para não ter que enfrentar esse medo de avião.
De onde surge o medo de avião
A razão do medo pode estar relacionada a vários fatores. Pode ter a ver com experiências ruins com altura, medo de acidentes e até mesmo medo da morte. Nesse caso, pode ser ainda mais forte para pessoas diagnosticadas com síndrome do pânico. Essas pessoas costumam imaginar grandes tragédias e o cenário de um voo aéreo se torna o ideal para deixar a pessoas completamente apavorada.
Esse medo de avião também pode estar relacionado a alguma lembrança que é acionada mesmo que inconsciente. Por exemplo, uma vez que a pessoa assistiu uma reportagem que falava sobre a queda de um avião.
Vale lembrar que o transporte aéreo é o mais seguro do mundo. Uma estática importante é analisar que, segundo a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, somente em junho desse ano foram transportados 686 mil passageiros em viagens internacionais e 7 milhões em viagens domésticas. Todas elas em segurança!
Ainda assim, se o medo de avião for paralisante e impedir de realizar sonhos, é importante buscar ajuda especializada para entender as causas e origens desse sentimento. De forma geral, o medo é uma característica natural do ser humano, mas merece atenção quando é um sentimento paralisante.
Como vencer o medo de avião
Agora que entendemos um pouco mais sobre o medo, podemos entrar no quesito de como lidar com ele. Preparamos algumas dicas e passos práticos que podem ajudar a controlar esse sentimento e abrir uma oportunidade de conhecer outros lugares e viver grandes aventuras!
Assento do corredor
Se o medo de avião se deve a alturas, a melhor coisa é optar por um assento nos corredores. Dessa maneira, a pessoa fica mais tempo olhando para outras coisas e não tem noção tão clara da altitude.
Assento perto das asas
Nos casos em que o problema está em passar mal por conta das turbulências, a melhor alternativa é procurar um assento perto das asas do avião. Essa parte é a que possui mais estabilização, fazendo assim que as turbulências tenham impactos mais leves.
Procure sobre o destino
Antes da viagem procure atrações sobre o destino, conheça a cultura e busque por vídeos de pessoas que já fizeram essa viagem. Fazer isso poderá ajudar a ter ainda mais interesse pela viagem, contribuindo para que o medo de avião se torne apenas um obstáculo para o objetivo final e assim, fique mais fácil de superar!
Roupas
Procure usar sempre roupas confortáveis. A roupa pode fazer muita diferença sim! Se a pessoa estiver com uma roupa pesada ou que a aperte vai ficar ainda mais ansiosa para sair do avião. A roupa confortável pode ser uma aliada para encontrar uma posição em que a pessoas se sinta segura.
Classe de voos
No caso de medo intenso uma boa alternativa é optar por uma classe de voo mais confortável. A primeira classe e executiva possuem diferentes espaços entre as pernas e confortáveis assentos para tornar a experiência de voo ainda melhor. Fizemos um post explicando as diferenças, para ler é só clicar aqui.
Alimentação
Uma dica importante é estar atento quanto a alimentação. Uma alimentação mais leve oferece maior bem estar. É importante também evitar alimentos que despertam ansiedade como cafés, energéticos e chocolates. No dia do embarque é melhor escolher saladas e chás para as refeições.
Documentos
Ter os documentos separados e de fácil acesso também é importante. Isso porque ficar preocupado com a documentação pode fazer com que os pensamentos negativos sejam mais fortes e o medo de avião se intensifique ainda mais. Tenha clareza de onde os documentos estão e cheque com antecedência.
Chegar cedo
Chegar cedo faz a diferença. A experiência pode ser tornar muito mais tranquila se a pessoa estiver relaxada. Por isso, chegar com antecedência para fazer o check in e ter um tempo de descanso no aeroporto podem contribuir.
Procure distrações
Durante o voo é importante procurar distrações. Geralmente as companhias áreas oferecem serviços de entretenimento de bordo com séries e filmes. Levar um livro também é uma boa ideia. Isso fará com que a viagem passe mais rápido.
Conversar com comissários
Os comissários de bordo estão preparados para diversas situações, entre elas, lidar com pessoas que tenham fobia, ou seja, medo de avião. Eles saberão com conduzir uma conversa para acalmar.
É importante mencionar que essas dicas podem ser de grande valia para quem tem medo de avião mas que em caso de medos muito fortes, é sempre recomendado procurar ajuda especializada.
Por: Gabrielle Barbosa