#boraviajar? Ative as notificações e receba nossas melhores ofertas. ATIVAR

Saiba quais os destinos para assistir a Aurora Boreal.

Gabrielle Barbosa
Postado em Jueves 23, Enero 2020 em Recomendações

Você já deve ter ouvido falar ou visto alguma foto impressionante da Aurora Boreal. A Aurora Boreal é um fenômeno natural que acontece apenas em algumas épocas do ano e em apenas algumas regiões do mundo. Esse fenômeno acontece quando partículas eletricamente carregadas e que constituem o vento solar são desviadas para as regiões polares e se chocam com as camadas mais altas da atmosfera, emitindo energia em forma de luz. Quando isso acontece o espetáculo produzido apresenta cores e formas no céu que encantam qualquer pessoa. 

Uma curiosidade é que Galileu Galilei foi quem batizou, em 1619, o espetáculo natural com o nome de Aurora Boreal. E o nome escolhido se deve ao fato de que Aurora é uma referência à deusa romana do Amanhecer e Bóreas, deus grego que representava os ventos. Outra curiosidade interessante é que as cores no céu variam de acordo com a altitude da colisão de um átomo na Terra, sendo que quando a Aurora Boreal é vermelha, o átomo atingiu a colisão de 241 km acima da Terra! 

Destinos para assistir a Aurora Boreal 

Por ser um espetáculo natural, o fenômeno atrai muitos viajantes que percorrem quilômetros de distância apenas para apreciar a Aurora Boreal. Tudo precisa ser muito bem pensado e planejado já que para que o espetáculo ocorra é preciso lugar e época certos. 

De forma geral, a melhor época é de outubro a março quando está mais frio e as noites se tornam mais longas. Geralmente a Aurora Boreal aparece no céu e tem uma duração de 5 a 10 minutos, sendo que pode reaparecer depois de um tempo. Por ser um fenômeno natural e, portanto, não acontecer de forma idêntica e pré-determinada, é interessante ter calma e separar alguns dias para acompanhar o espetáculo. 

Noruega 

Considerado um dos melhores lugares do mundo para observar a Aurora Boreal a Noruega está preparada para receber visitantes. Tromsø, as ilhas Lofoten e cidades como Kirkenes e Alta, na província de Finnmark, contam com voos diários a partir de Oslo, hotéis aquecidos e confortáveis e diversas empresas com serviços voltados apenas para direcionar o turista aos melhores lugares para comtemplar o fenômeno. 

O turismo na Noruega é tão voltado para a Aurora Boreal que a companhia naval Hurtigruten que realiza cruzeiros no inverno oferece uma garantia de que, se o passageiro não conseguir ver as auroras boreais por condições climáticas, não precisa pagar pelo cruzeiro.

Islândia 

A Islândia é um lugar que recebe cada vez mais visitantes interessados em suas paisagens naturais geladas, vulcões ativos e lagos termais. Ah, claro! E pela Aurora Boreal. Na Islândia não é preciso sair muito da capital para apreciar o espetáculo natural e alguns hotéis até oferecem um serviço de despertador para que se ocorrer o fenômeno os hóspedes acordem a tempo de comtemplar o show. 

Finlândia 

Considerado o país mais feliz do mundo, a Finlândia é um destino incrível pelas paisagens, estrutura de forma geral e diversas opções de lazer. Além de tudo isso, também é um lugar perfeito para apreciar a Aurora Boreal.  Em Saariselkä, um hotel oferece hospedagem em iglus de vidro térmico para ver as luzes sem precisar sair da cama! Uma curiosidade é que os japoneses escolhem muito esse destino para viagem de lua de mel por acreditarem em uma lenda que diz que filhos concebidos durante o entusiasmo da Aurora Boreal, nascem com sorte. 

Groelândia 

Na Groelândia as cidades Kangerlussuaq e Ilulissat, estão preparadas para receber turistas que buscam aproveitar o espetáculo de luzes. Nessas cidades a probabilidade de conseguir visualizar o fenômeno é alta já que a maioria dos dias são limpos.  Os quartos de hotéis também são feitos para que os hóspedes possam acompanhar as luzes sem sair do conforto do quarto.

Canadá 

Além das grandes cidades cosmopolitas do Canadá estão regiões não tão exploradas e que podem ser mais distantes dos pontos comuns aos turistas. As cidades Yellowknife, Churchill e a região de Yukon são lugares em que é possível aproveitar os espetáculos naturais.

Alasca

O estado norte americano é o destino perfeito para os turistas que desejam contemplar belas paisagens naturais. Observar o fenômeno da Aurora Boreal também é muito comum para quem viaja para região e o Parque Nacional de Denali é um ótimo lugar para isso!

Rússia 

Apesar do frio russo ser extremamente rigoroso, alguns lugares são imperdíveis para quem está no país e deseja ver a Aurora Boreal. Kola, acima do Círculo Polar Ártico é o destino mais procurados para esse tipo de aventura.

Sendo considerada uma das tarefas imperdíveis a se fazer na vida, contemplar a Aurora Boreal exige planejamento do lugar e época certa para não perder o fenômeno. É importante se atentar ainda aos hotéis e destinos que possuem estrutura – como é o caso dos iglus de vidros – para dar ainda mais conforto para essa aventura inesquecível. De qualquer forma, visualizar o show de luzes produzido pela Aurora Boreal é algo para guardar para sempre na memória e no coração! 




Todos os preços em um só lugar. Faça sua busca!

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ainda não defini as datas