#boraviajar? Ative as notificações e receba nossas melhores ofertas. ATIVAR

Vinícolas do Brasil!

Postado em Sexta 23, Agosto 2019 em Recomendações

Viajar é uma paixão. Vinho também. Já imaginou unir esses dois amores para uma viagem incrível? Pois é. As viagens que unem apaixonados por vinho são conhecidas com enoturismo, ou seja, turismo especializado em vinhos.  

Pensando nesse público, as vinícolas do Brasil abrem suas portas para receber os viajantes que, além de provar vinhos e degustarem o que os lugares tem de melhor, também podem estar por dentro do processo de todo o vinho até chegar no produto final. As visitas guiadas são um convite a parte para um mergulho na história e cultura locais. 

Uma das regiões conhecidas por esse tipo de passeio é o Sul do Brasil. Na região mais fria do país e com forte influencia europeia, vinda da imigração, as vinícolas se tornam um dos chamariscos para viajantes do mundo todo. 

As visitas geralmente incluem passeios pelas plantações e pelos armazéns, degustação de vinho e explicações sobre origens do lugar. As visitas costumam ter uma duração de 1 a 3 horas e remetem a sofisticação e romantismo dos vinhos. 

Serra Gaúcha 

Um dos principais destinos para quem deseja fazer o enoturismo é a Serra Gaúcha, localizada no Rio Grande do Sul. A região é conhecida como Vale dos Vinhedos e engloba as cidades de Bento Gonçalves, Garibalde e Monte Belo do Sul. 

#DicaExtra – Garibalde está a 21 km de Farroupilha, 109 km de Gramado e a 117km de Canela. Se a sua viagem for de alguns dias, vale a pena conhecer um pouco mais da região sul do Brasil. 

A Serra Gaúcha produz os únicos vinhos com certificação de origem no Brasil. Isso determina rígidos padrões de qualidade e de fabricação. 

Conheça algumas vinícolas:

  • Casa Valduga – Bento Gonçalves

A Casa Valduga tem 140 anos de história e está localizada em Bento Gonçalves. Na visita a essa vinícola é possível provar pratos típicos harmonizados com os vinhos Valduga. Para ainda mais conforto, há uma pousada dentro do complexo da vinícola. 

  • Pizzato – Bento Gonçalves

A vinícola Pizzato foi fundada em 1998 e em 2009 foi a primeira vinícola a receber a certificação de origem. A vinícola é familiar, sendo que os integrantes da família são responsáveis pelos processos de produção do vinho.

  • Vinícola Salton – Bento Gonçalves 

A vinícola tem inicio formalmente em 1910 quando irmãos se unem para formalizar o que o negócio do pai imigrante, Antonio Domenico Salton. A vinícola é líder em comercialização de espumantes no Brasil. 

  • Vinícola Peterlongo - Garibalde

Essa vinícola foi a pioneira em produção de champagne no Brasil e também a primeira a contratar mulheres conforme as leis trabalhistas. O local começou e funcionar em 1915 e toda sua construção é inspirada em Champagne, na França.  

  • Chandon - Garibalde

Essa vinícola, apesar de não ser brasileira, atrai turistas do mundo todo. A famosa marca se instalou no Brasil em 1973 mas também possui sede na França, Argentina, Austrália e Estados Unidos.

Época para visitar a Serra Gaúcha

Para saber qual época deseja visitar as vinícolas no Brasil é necessário levar em conta qual paisagem deseja ver. Isso porque entre janeiro e março acontece o período de colheita  e é a época em que os cachos de uva estão mais cheios. Já de junho a agosto é inverno então o frio pode ser bem mais rigoroso. 

Passagem aérea 

A maneira mais prática de chegar na Serra Gaúcha é comprando passagem aérea com destino a Porto Alegre ou Caxias do Sul. O aeroporto de Porto Alegre é o que tem melhor infraestrutura porém o de Caxias do Sul é o mais próximo. Para comparar o preço das passagens basta clicar aqui.  

Uma dica importante durante esse tipo de passeio é deixar de lado o carro e recorrer a transportes por aplicativo ou transfers contratados. Bebida não combina com direção e dessa forma sua viagem se torna bem mais segura! 

E aí, já visitou algumas dessas vinícolas no Brasil?  


Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ainda não defini as datas
Comparar Turismocity com:
Viajanet
SubmarinoViagens