#boraviajar? Ative as notificações e receba nossas melhores ofertas. ATIVAR

Como Evitar Jet Lag!

Postado em Sexta 27, Setembro 2019 em Recomendações

Se você viaja com frequência para o exterior, mesmo que não saiba muito bem o que é e nem entenda direito, é possível que já se deparou com o jet lag. 

O que é Jet Lag?

Na verdade não há uma palavra que traduza com precisão a expressão jet lag. Mas ela está relacionada a um desequilíbrio do sono ou descompensação horária. Isso acontece com frequência quando viajamos para um lugar onde o fuso horário é diferente, podendo adiantar ou atrasar algumas horas do horário que estamos acostumados. 

O problema é que isso pode geral insônia e provocar dificuldade para dormir, cansaço excessivo e até dificuldade de concentração. De forma geral, é o nosso corpo dando um alerta que não está acostumado com o fuso horário novo! Apesar de não ser algo muito conhecido, o jet lag, essa disfunção biológica, chega a acometer uma média de 150 mil pessoas por ano no Brasil. Por ser tão comum, é importante saber seus sintomas e como colocar seu relógio biológico no lugar!

Sintomas do Jet Lag e duração 

Além dos sintomas citados de insônia, cansaço e dificuldade de concentração, citados acima, o jet lag também pode causar alguns sintomas no corpo como diarreia, indigestão, náusea, dor de cabeça ou até mesmo irritabilidade. Mas não precisa se preocupar, os sintomas duram poucos dias, até seu corpo entender e se acostumar com os novos horários de funcionamento para dormir e se alimentar!

Como evitar o Jet Lag?

Existem alguns truques simples que podem te ajudar a evitar o jet lag e aproveitar ainda mais a viagem livre de qualquer mal-estar, afinal, quem consegue aproveitar morrendo de sono? Confira algumas dicas do que fazer antes da viagem:

- Durma bem na noite anterior ao embarque 

Quando os voos são mais longos, durando mais de 4, 6 ou até mesmo mais de 10 horas, muitas pessoas acham que pode ser uma boa ideia deixar para dormir durante o voo e acabam não dormindo direito na noite anterior. Isso pode contribuir para o jet lag, já que por conta do fuso horário pode ser que você não veja escurecer e assim, seu corpo fique perdido em relação à hora de dormir. 

- Tente se adaptar ao novo horário

Essa dica pode parecer um pouco complicada de ser cumprida mas é bem simples. Nas semanas, ou na semana que antecede sua viagem, tente mudar a rotina de horários do seu dia a dia. Isso porque estamos acostumados a dormir sempre no mesmo horário, comer e cumprir outras tarefas sempre no mesmo horário. Por causa disso o corpo se acostuma e se prepara para realizar determinada coisa sempre no horário de rotina. Antes de viajar, tente acordar de madrugada, fazer alguma coisa como mexer no computador e depois dormir de novo. Tente mudar o horário das refeições e quebrar um pouco o padrão do seu dia. Dessa forma, o corpo já vai se acostumando com outros horários e vai aceitar melhor o novo fuso horário.

- Procure chegar de dia no seu destino

Muitas vezes não nos importamos muito com o horário de chegada no destino. E claro que não podemos perder uma boa promoção de passagem aérea e garantir a passagem aérea barata. Aqui na Turismo City te ajudamos a encontrar sempre o melhor preço e, por compararmos centenas de voos em apenas um lugar, conseguimos mostrar os melhores trajetos, preços e horários em uma única busca. Chegar de dia no seu local de destino vai ajudar a se acostumar melhor com o novo fuso horário.

- Mude o relógio

Outra dica simples mas que pode fazer diferença é mudar o horário do relógio assim que entrar no avião para o fuso horário que você encontrará. Dessa maneira, você terá tempo para se adaptar e já encaminha para o cérebro a mensagem do novo horário!

- Fique atento e se alimente bem!

É importante também se alimentar bem. Já comece a fazer as refeições segundo o novo horário, se for de manhã, ingira café da manhã mesmo que o certo, no seu fuso horário local, seja ingerir jantar. Essa é mais uma maneira de fazer com que seu corpo se acostume com a nova rotina e capte a mensagem do novo horário. 

- Não fique apenas sentado durante o voo 

Mesmo que andar pelo avião pareça um pouco complicado, é importante se movimentar depois de longos tempos sentado. Em voos de longa duração, procure levantar de tempos e tempos para ir ao banheiro ou dar uma pequena esticada nas pernas. Tudo isso vai ajudar seu corpo se sentir menos cansado e também colabora para a melhor circulação do sangue. Essa dica também serve para quando já estiver no seu destino, mesmo que se sinta cansado com a mudança de horários, faça com que seu corpo se mexa e faça exercícios físicos. As caminhadas, mesmo de curta duração, já auxiliam muito no melhor funcionamento do corpo. 

É importante lembrar que jet lag é uma sensação que tem uma duração curta, causada pela alteração do fuso horário e para que o corpo se adapte com as novas rotinas de horários. Cause o mal estar dure mais que uma semana, é importante procurar um médico para entender melhor como regular os horários e sensações do corpo!

E você, já viajou para um lugar com horário muito diferente? Já sentiu um mal-estar que pode ter sido um jet lag? Conta pra gente a sua experiência!


Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ainda não defini as datas
Comparar Turismocity com:
Viajanet
SubmarinoViagens